terça-feira, 30 de junho de 2009

Nestor Schwertner promove sessão solene em homenagem aos 40 anos do Colégio Concórdia


No dia 13 de julho, às 19h, o vereador Nestor Schwertner (PT), realiza sessão solene em homenagem aos 40 anos do Colégio Luterano Concórdia de São Leopoldo, no plenário da Câmara Municipal. A instituição surgiu em 1959, quando a Igreja Evangélica Luterana do Brasil resolveu construir uma unidade para o Pré-Seminário, que oferecia cursos de Ginásio e Colegial preparatórios para a faculdade de Teologia (formação de pastores para a igreja).
Em 1966, foi lançada a pedra fundamental, início da construção e, em 1969, foi sua inauguração. No ano de 1980, com a implantação do Magistério e uma Escola de Aplicação, o Concórdia tornou-se uma escola aberta a todos.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Nestor Schwertner participa de Encontro Municipal do PT


O vereador Nestor Schwertnwer participou do Encontro Municipal do PT de São Leopoldo, realizado no último sábado (20/6), no colégio São Luís. De acordo com ele, a atividade qualificou o debate dentro do partido, pois apresentou a defesa de três pré-candidatos petistas ao governo do Estado: Tarso Genro, Ary Vanazzi e Adão Villaverde. No encontro, foram eleitos 64 delegados, sendo 32 apioadores de Vanazzi , 27 de Tarso Genro e 5 de Adão Villaverde. Os delegados participam do Encontro Estadual do PT, que ocorre no segundo final de semana de julho, em Porto Alegre, quando será definido o candidato petista ao governo do Estado. Os vereadores Nestor Schwertner, Alexandre Schuh e o deputado estadual Ronaldo Zulke, da Democracia Socialista (DS), apóiam a candidatura de Tarso Genro.

sexta-feira, 19 de junho de 2009


No dia 18 de junho, moradores do Morro do Paula acompanharam a sessão da Câmara de Vereadores que aprovou melhorias para o abastecimento de água no local. O Morro do Paula é abastecido por poço artesiano, com 394 metros de profundidade. No projeto, o Executivo repassa duas caixas de água de 20 mil litros, duas tampas e 840 metros quadrados de cano galvanizado. O vereador Nestor Schwertner (PT) acompanha a luta histórica dos moradores do Morro do Paula por infraestrutura e qualidade de vida e foi um dos mediadores na questão do abastecimento de água. “O Morro do Paula é uma das áreas ambientais mais bonitas de São Leopoldo. As conquistas são resultado da atuação da comunidade organizada”, destacou. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores. Alexandre Schuh (PT) aproveitou o momento para salientar o carinho e a dedicação que Nestor Schwertner presta aos moradores do Morro do Paula.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Comitê Legislativo do Pró-Sinos conhece situação ambiental do município de Taquara


O Comitê Legislativo de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos esteve reunido na Câmara Municipal de Taquara, na manhã de hoje (10/6). A comitiva de vereadores foi recebida pelo presidente da Casa, Fabiano Tacachi Matte, que relatou a situação ambiental do município. Por iniciativa do presidente do Comitê, o vereador Nestor Schwertner (PT), os parlamentares visitaram o balneário João Martins Nunes, chamado popularmente de Prainha. O local rodeado por taquaras originou o nome da cidade, batizado pelos primeiros colonizadores. Na Prainha, ocorre a confluência entre os rios dos Sinos e Paranhana. A atividade teve a participação do diretor do Consórcio Pró-Sinos, Júlio Quadros.
A realidade ambiental do município foi esclarecida pelo geólogo da Prefeitura de Taquara, Hélio Pedra. Segundo ele, um dos maiores problemas enfrentados pelos rios é a poluição provocada pela falta de conscientização ecológica. “Para superarmos esse problema e garantirmos o desenvolvimento sustentável temos que considerar o meio ambiente e os aspectos sociais e econômicos”, observou. “Sabemos que a contaminação de óleo e o desperdício de água são freqüentes, mas temos que verificar como isso impacta na economia e na sustentabilidade das pessoas e empresas. Conscientização ambiental e fiscalização seria uma alternativa”, salientou. Questionado sobre a perfuração dos poços para abastecimento de água, Hélio alertou que as empresas responsáveis devem ter habilitação para esse procedimento.
Nestor Schwertner destacou que os vereadores precisam buscar soluções junto ao poder Executivo de suas cidades para solucionar os problemas ambientais e de saneamento básico. Ao final do encontro, Júlio Quadros informou o Comitê sobre o diagnóstico do plano de bacias para o Rio dos Sinos, que está sendo desenvolvido pelo Consórcio. “Teremos subsídios para constituir o primeiro plano de bacias do Estado”, garantiu.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Encontro da pré-candidatura de Tarso Genro reúne mais de 300 apoiadores

No dia 6 de junho, mais de 300 pessoas participaram do encontro de pré-candidatura de Tarso Genro para governo do Estado. A atividade lotou plenário da Câmara de Vereadores de São Leopoldo. Integrantes da Democracia Socialista, Rede, Esquerda Democrática e independentes do Vale dos Sinos marcaram presença no ato. Na ocasião, lideranças políticas do PT manifestaram apoio ao companheiro Tarso Genro. Entre os nomes estavam: os vereadores Nestor Schwertner e Alexandre Schuh; Ronaldo Zulke; Paulo Pimenta; Ronaldo Teixeira; Henrique Fontana; Raul Pont; Estilac Xavier; entre outros. O vereador Nestor Schwertner aproveitou a oportunidade para dialogar com os militantes sobre suas perspectivas para 2010.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Tarso Genro (PT) estará em São Leopoldo neste sábado (6/6)


O pré-candidato ao governo do Estado, atual ministro da Justiça, Tarso Genro (PT), estará São Leopoldo neste sábado, às 15h, na Câmara de Vereadores de São Leopoldo. Ele participa de um encontro com apoiadores para debater as perspectivas para 2010. O vereador Nestor Schwertner (PT) e sua base participam da atividade. Ele integra a Democracia Socialista que apóia Tarso Genro na cidade. Nestor convida a todos para marcarem presença no ato.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Nestor Schwertner promove audiência pública para apresentação do projeto do viaduto da Unisinos


No dia 29 de maio, moradores do bairro São João Batista e vereadores participaram de uma audiência pública para conhecer o projeto do viaduto da Unisinos. A atividade foi proposta por Nestor Schwertner (PT), apoiador da população que há mais de 30 anos reivindica acesso seguro aos pedestres. A comunidade lotou a Sociedade Recreativa Bangu para esclarecer dúvidas sobre o projeto. Estiveram presentes: o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit/RS), Vladimir Casa; o chefe de Divisão Dnit de São Leopoldo, Carlos Pitta Pinheiro; a empresa responsável pela obra, Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente/SA; a Prefeitura de São Leopoldo; e o presidente do Comitê de Acompanhamento de Obras Viárias de Infraestrutura da BR 116 e região metropolitana, deputado Ronaldo Zulke (PT); Associação dos Moradores e representantes de estabelecimentos próximos ao local onde sairá o viaduto. O superintendente do Dnit, Vladmir Casa, informou que as obras orçadas em R$ 32, 2 milhões estão em processo de licitação. Ele explicou que se não houver complicações, a empresa vencedora da licitação será anunciada no final de junho. Casa afirmou que a obra irá mudar a vida das pessoas de forma positiva. “Vai eliminar as duas sinaleiras. É um ponto de risco para o trânsito e para as pessoas”, ressaltou. O deputado estadual Ronaldo Zulke esclareceu como funciona o Comitê de Acompanhamento das Obras o qual faz parte. “Criamos esse Comitê, organizando uma comissão política e social para acompanhar o andamento das obras de infraestrutura viária da região metropolitana e seus impactos para a comunidade. As obras causam transtornos, mas são necessárias para desafogar o trânsito e garantir mais segurança para a população”, declarou. Para o presidente da Associação de Moradores do bairro São João Batista, Rogério Mittmann, o viaduto é uma reivindicação antiga da comunidade e vai favorecer a todos, pois a travessia da estrada é muito difícil. O vereador Nestor Schwertner avaliou positivamente a audiência pública. “Vamos continuar auxiliando a comunidade nessa luta, pois perdemos várias pessoas na BR 116 devido a falta de acesso aos pedestres. Como morador do bairro São João Batista vou acompanhar as obras que vão garantir mais segurança para as pessoas e desenvolvimento local”, completou.