quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Solene presta homenagem aos 30 anos do grupo Candeeiro


Uma sessão solene promovida pela Câmara Municipal de São Leopoldo prestou homenagem aos 30 anos do grupo de tradições gaúchas Candeeiro, na noite de 1º de setembro. Proposta pelo líder da bancada do PT, vereador Nestor Schwertner, a solenidade foi realizada na Escola Municipal Olímpio Vianna Albrecht, localizada no bairro Feitoria. A mesa coordenada pelo presidente do Legislativo, Henrique da Costa Prieto, foi composta por: Cireneu Piozzan responsável pelo grupo Candeeiro; Gilmar Pinto, presidente do Conselho Leopoldense de Tradição Gaúcha (CLTG); Magda Soares, vice-diretora da Escola anfitriã e, o padre Afonso José Birck.
Nestor Schwertner saudou o grupo Candeeiro pelos 30 anos de atuação em São Leopoldo. “Foi uma grande iniciativa do Cireneu em incentivar a cultura gauchesca em nossa cidade através deste trabalho. O grupo tem origem tradicionalista e valoriza a história e as manifestações artísticas, oferecendo aos jovens novos horizontes. É uma forma de ocupação e entretenimento para que eles fiquem longe das drogas”, declarou.
Responsável pelo grupo, Cireneu contou a história que formou o Candeeiro. “O grupo surgiu na década de 80 na Unisinos por iniciativa de oito universitários. Houve uma rotatividade de integrantes porque muitos se formavam na faculdade e saíam do grupo, deixando lugar para os próximos. Decidimos prosseguir com o Candeeiro porque era uma chama tradicionalista que não podia se apagar. Hoje estamos aqui comemorando nossa trajetória”, revelou.
O padre Afonso fez comentários bem-humorados sobre o grupo. “O candeeiro rejuvenesce o espírito, tirando os jovens das ruas”, destacou. Já o presidente do CLTG, Gilmar Pinto falou sobre o compromisso em lutar pela sede própria para o grupo Candeeiro. No final da sessão solene, o proponente Nestor Schwertner e o presidente Henrique Prieto entregaram uma placa de homenagem ao grupo Candeeiro. A atividade também contou com a apresentação do grupo de dança gauchesca juvenil e a declamação da prenda Geovana Piozzan, ambos integrantes do grupo.