quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Nestor é reeleito presidente do Comitê Legislativo Pró-Sinos

O vereador Nestor Schwertner, do PT de São Leopoldo, foi reeleito por unanimidade para a presidência do Comitê Intermunicipal Legislativo de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos. A eleição da nova diretoria executiva ocorreu durante o 4º Seminário deste Comitê, que foi realizado dia 30 de novembro, na Câmara Municipal de Vereadores de Esteio. Intitulado “Não à privatização da água”, o evento debateu alternativas para a recuperação do Rio dos Sinos, que sofre atualmente com a morte de peixes e por estiagens prejudiciais à população e ao ecossistema. Organizado pela diretoria do Comitê Legislativo, o Seminário teve o objetivo de debater as questões pertinentes a qualidade de vida das comunidades abastecidas pela bacia hidrográfica do Sinos, bem como avaliar os desafios e perspectivas de saneamento em nível nacional e ainda eleger a nova diretoria.
O 4º Seminário foi prestigiado por um público estimado em 150 pessoas, de diversas localidades. A abertura foi feita pelo vereador Jaime da Rosa (PSB), integrante do Comitê e pelo presidente da Câmara de Vereadores de Esteio, Luiz Duarte (PTB). Presentes à mesa inicial também estiveram o prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi (PT) e o vice-prefeito Fladimir Costella (PMDB). Dois artistas tocaram suas canções, inspiradas no Sinos: Jerson Mattos (Nativista) e Jacson Mariani.
Gilmar Rinaldi, prefeito de Esteio, argumentou sobre a importância de se conscientizar a população da necessidade das residências se conectarem na rede de esgotos que está sendo construída pela Corsan, mediante o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Dilma.
O presidente do Comitê, Nestor Schwertner (PT), explicou que o maior desafio é a mobilização para conscientizar a população gaúcha de que a água não deve ser privatizada, pois ela é um bem público. Ele contou a respeito do trabalho alcançado pela diretoria do Comitê, a qual visitou os 32 municípios integrantes da bacia do Rio dos Sinos, para convidá-los ao debate. Nestor relembrou que o Consórcio Pró-Sinos foi criado em 2007, um ano após a tragédia ambiental que ocasionou a mortandade de 1 milhão de peixes. A iniciativa foi dos prefeitos dos municípios que compõem a bacia do Rio dos Sinos, com o intuito de recuperá-lo da situação catastrófica. “O Comitê está atento às questões ambientais e tem cumprido papel fiscalizador e propositivo junto ao Consórcio Pró-Sinos. A sua proposta, desde que foi criado, é a de melhorar o nosso rio, no mínimo em 60%, até 2016, tratando o esgoto sanitário e revitalizando os arroios com o reassentamento digno de suas famílias. E, além disso, formando milhares de agentes em educação ambiental”, esclareceu. Nestor citou o caso de São Leopoldo, onde há diversos projetos para recuperação e despoluição do rio. Para exemplificar, citou o caso do arroio Kruse, onde o reassentamento de mais de 300 famílias e a revitalização estão muito próximo de serem concluídos.
Painéis
Cinco painelistas expuseram suas experiências sobre o tema em questão. O diretor geral do Semae e integrante da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), Luiz Antônio Castro dos Santos, apresentou os problemas com saneamento básico presentes no mundo e os desafios a serem enfrentados para reduzir este quadro alarmante no Brasil.
O deputado estadual Luiz Fernando Schmidt (PT) também defendeu a manutenção da água em domínio público. Ele é autor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 206/2011), a qual assegura que as águas de domínio do Estado constituem um bem público.
Representando a Corsan, a Superintendente da Região Vale do Sinos, Solange Penha de Vargas, mostrou um histórico sobre a situação do saneamento básico no Rio dos Sinos e também a respeito do trabalho realizado pela Corsan na região. Já o penúltimo painelista foi o Diretor Executivo do Consórcio Pró-Sinos, Júlio Dorneles, que falou sobre a conjuntura regional do saneamento básico e seus desdobramentos na bacia hidrográfica do Sinos. Para a conclusão dos painéis, foi convidado o consultor do Instituto Palavrações, Daniel Baioto. Ele apresentou o projeto desenvolvido em Novo Hamburgo, o qual orienta e qualifica o trabalho dos catadores de resíduos sólidos da cidade (Catavida), a organizarem-se em cooperativa.
Nova diretoria do Comitê Legislativo
Finalizando, foi eleita a nova direção do Comitê Intermunicipal Legislativo de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos. O grupo vai trabalhar uma resolução para ser apresentada a todas as câmaras de vereadores, com o objetivo de tornar a água de domínio público. Esta resolução já foi aprovada em Novo Hamburgo e Sapiranga. Segundo o vereador Betinho, do PT de Novo Hamburgo, 80% do esgoto será tratado na cidade, com investimentos de R$ 22 milhões em canos e água potável.
A próxima reunião do Comitê foi agendada para o dia 12 de dezembro, na Câmara de Vereadores de São Leopoldo.
Abaixo veja lista da nova diretoria executiva:
Presidente: Nestor Schwertner
Vice Presidente: Aloisio Bamberg
Secretário Geral: Leonardo Dahmer Suplente: Luiz Carlos Scherlert
1º Tesoureiro: Jaime da Rosa - Suplente: Carlos Diogo
2ª Tesoureiro: Marli Pires dos Santos - Suplente: Rubem Léo
Secretário de Comunicação: Valentin Melo de Thomaz - Suplente: Egon Kerchheim
Secretário de Organização: Victor Fernando de Souza - Suplente: Cláudio Hansen
Conselho Fiscal
Titular: Jamir Adilio Pelicioni Suplente: Jane Batistello
Titular: Ivo de Souza Suplente: Henrique Prieto
Titular: Ivo Fioroti Suplente: Airton Souza
Titular: Ari Moura Suplente: Geraldo Passos
Titular: Daniel Hoffmann Suplente: Édio Bilhalva
Conselho Deliberativo:
Titular: Gilberto Koch (Betinho) Suplente: Edson Portilho
Titular: Ricardo Maciel Suplente: Dário Francisco da Silveira
Titular: Manoel Adam Suplente: Fabiano Tacachi Matte

Juliana Leal
Jornalista da bancada do PT

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Nestor reúne-se com moradores do Morro do Paula

A pauta da reunião com os moradores do Morro do Paula, realizada no sábado, dia 26 de novembro, foi o lixo, tanto nas encostas de morro, quanto próximo aos containers. O vereador Nestor Schwertner falou que o trabalho é muito grande e só tem sentido se quem morar ajudar a cuidar do local. O membro da Secretaria de Limpeza Pública (Selimp), Joel Garcia Dias, falou que cada container para o depósito de lixo custa em torno de 1 mil reais. Ele também comentou que a prefeitura fará uma campanha de educação ambiental para orientar os moradores em relação à separação adequada do lixo doméstico. A ideia da Selimp é implantar a coleta seletiva também no Morro do Paula.
O próximo assunto a ser tratado pela comunidade será a demarcação do Morro. Já foi contratada uma empresa para fazer esse trabalho. Será utilizado o método do IBGE para demarcação. A intenção é que Gravataí também participe das reuniões para demarcar o que pertence a cada município.
Juliana Leal - Assessora de Comunicação da bancada do PT