quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Nestor Schwertner realiza plenária na região Sul


Os vereadores petistas Nestor Schwertner e Alexandre Schuh e o deputado estadual, Ronaldo Zulke (PT) promoveram uma plenária dos mandatos, na região Sul de São Leopoldo, no dia 24 de agosto. A reunião ocorreu na sede do projeto Cidadão XXI, no bairro Duque de Caxias Velha. O debate teve a participação da comunidade local. Os parlamentares falaram sobre as demandas do bairro e as perspectivas para 2010 com a candidatura de Dilma Rousseff para presidência da República e, de Tarso Genro, ao governo do Estado. A próxima plenária será nesta segunda-feira (31/8), na região Nordeste.

Comunidade da Vila Batista prepara-se para o início das obras do viaduto da Unisinos

O vereador Nestor Schwertner (PT) promoveu uma assembléia com os moradores da Vila Batista, no dia 25 de agosto. A reunião teve como pauta a instalação da construtora Cidade, em parte da estrutura da praça Danilo Silva, localizada na Rua Carioca. A empresa é a responsável pelas obras do viaduto da Unisinos. Nestor Schwertner defendeu a ocupação de parte do local. “A empresa trará resultados positivos para o bairro e para a cidade. Queremos que a construtora se utilize dos serviços do bairro, como a mão-de-obra, por exemplo”, salientou. O vereador também alegou que será uma oportunidade para a população acompanhar as obras de perto. A vinda da empresa para o bairro foi aprovada por maioria de votos dos 100 moradores que estavam presentes na assembléia. O prazo para conclusão das obras do Viaduto da Unisinos é de 18 meses. Após a conclusão, a empresa entregará a praça revitalizada.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Estância Velha recebe Comitê Intermunicipal Legislativo do Pró-Sinos



O Comitê Intermunicipal Legislativo de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos esteve reunido na Câmara Municipal de Estância Velha, na manhã de hoje, 19 de agosto. A Comitiva de vereadores foi recebida pelo presidente da Casa, Cláudio Hansen, que convidou a historiadora Suzana Farias para fazer um relato sobre as características da cidade. Atualmente com mais de 40 mil habitantes, o município comemora 50 anos de emancipação em dezembro de 2009. Geograficamente integra a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos, tendo dois cursos de água: os Arroios Portão e Estância Velha. Por ser a mais velha estância de rebanho de gado da época imperial, a localidade foi batizada com o referido nome. Antes da emancipação, a cidade fez parte da Feitoria do Linho Cânhamo, em São Leopoldo.
Regimento interno em pauta
O presidente do Comitê, Nestor Schwertner (PT), comentou sobre a geografia do município, originário de São Leopoldo. Ele destacou a importância de ações conjuntas para a recuperação da bacia do Rio dos Sinos. Em seguida, os vereadores fizeram ajustes ao regimento interno do Comitê Legislativo de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos. Schwertner explicou que o regimento é construído democraticamente entre os parlamentares, a fim de estabelecer critérios de participação dos 32 municípios. A diretoria permanente do grupo cumpre o mandato de dois anos.
O objetivo é acompanhar o trabalho do Consórcio Pró-Sinos e propor ações para recuperação ambiental da bacia hidrográfica do Sinos, assim como, assuntos pertinentes ao meio ambiente dos municípios. A próxima reunião do grupo será no dia 16 de setembro em Portão.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Comitê Legislativo do Pró-Sinos reúne-se em Estância Velha

O Comitê Intermunicipal Legislativo de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos reúne-se nesta quarta-feira (19/8), às 9h, na Câmara Municipal de Estância Velha (Avenida Brasil, 1144). Formado por vereadores dos 32 municípios que compõem a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos, o Comitê é presidido pelo parlamentar leopoldense Nestor Schwertner (PT). No encontro, os integrantes irão conhecer a situação ambiental e de saneamento de Estância Velha, além de finalizar o estatuto e regimento interno do Comitê. A atividade também terá uma exposição da historiadora de Estância Velha, Suzana Farias que falará sobre a cidade.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Região Norte 2 prestiga plenária dos mandatos de Nestor Schwerter e Ronaldo Zulke


A terceira rodada de plenárias dos mandatos de Nestor Schwertener e Ronaldo Zulke, realizada no dia 3 de agosto, teve grande participação da comunidade da Região Norte 2 de São Leopoldo. O encontro ocorreu na Lancheria Jabuticaba, no bairro Campina.

Em sua manifestação, o vereador Nestor Schwertner comentou sobre o anúncio da construção do viaduto da Unisinos, feito no dia 3 de agosto. A obra atende uma reivindicação antiga dos moradores do bairro São João Batista, que sempre protestaram contra a falta de segurança no trânsito. Com 118 metros de extensão, o novo acesso será erguido na interseção da BR 116 com a avenida Unisinos, onde atualmente ficam instaladas duas sinaleiras. O viaduto irá desafogar o tráfego na área e trazer mais segurança para os pedestres. Quanto a passarela, há muitos anos reivindicada, a solução será colocar um elevador e uma escada, ao invés da tradicional rampa.

Como coordenador do Comitê de Acompanhamento das Obras de Infraestrutura Viária da Região Metropolitana de Porto Alegre, o deputado Ronaldo Zulke, reafirmou que o grupo irá acompanhar o calendário de obras do viaduto da Unisinos. O deputado citou ainda, as demais obras que irão melhorar a estrutura viária do trecho Novo Hamburgo-Porto Alegre. Zulke falou sobre os reflexos da crise financeira internacional e as perspectivas para as eleições de 2010.

O vereador Alexandre Schuh foi o mediador da conversa com os moradores. Ele defendeu a candidatura da ministra Dilma Roussef como sucessora do presidente Lula.

A próxima plenária ocorre na região Sul, no dia 10 de agosto.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Nestor Schwertner comemora mais uma obra do OP entregue à comunidade


O vereador e ex-secretário do Orçamento Participativo, Nestor Schwertner (PT), comemorou a entrega do novo trecho da rua Tharcillo Nunes, inaugurado no dia 1º de agosto. A obra foi determinada pela comunidade local na assembleia do Orçamento Participativo (OP) e teve investimento de R$ 750 mil. O trecho foi ampliado em 600 metros de extensão, da rua Brusque até a avenida São Borja, ligando as regiões Leste e Sul.
Ao lado do atual secretário do OP, José Carlos Pereira, Nestor Schwertner, cumprimentou os moradores, que tiveram uma reivindicação de 25 anos, finalmente atendida. Na ocasião, o prefeito Ary Vanazzi reafirmou o compromisso do governo municipal em proporcionar mais qualidade de vida à população. A beneficiada Angelita Stoffel, conselheira do OP na região Sudeste, agradeceu o esforço de Nestor Schwertner em implantar esse processo democrático em São Leopoldo, que trouxe grandes conquistas para a comunidade.