quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Estância Velha recebe Comitê Intermunicipal Legislativo do Pró-Sinos



O Comitê Intermunicipal Legislativo de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos esteve reunido na Câmara Municipal de Estância Velha, na manhã de hoje, 19 de agosto. A Comitiva de vereadores foi recebida pelo presidente da Casa, Cláudio Hansen, que convidou a historiadora Suzana Farias para fazer um relato sobre as características da cidade. Atualmente com mais de 40 mil habitantes, o município comemora 50 anos de emancipação em dezembro de 2009. Geograficamente integra a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos, tendo dois cursos de água: os Arroios Portão e Estância Velha. Por ser a mais velha estância de rebanho de gado da época imperial, a localidade foi batizada com o referido nome. Antes da emancipação, a cidade fez parte da Feitoria do Linho Cânhamo, em São Leopoldo.
Regimento interno em pauta
O presidente do Comitê, Nestor Schwertner (PT), comentou sobre a geografia do município, originário de São Leopoldo. Ele destacou a importância de ações conjuntas para a recuperação da bacia do Rio dos Sinos. Em seguida, os vereadores fizeram ajustes ao regimento interno do Comitê Legislativo de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos. Schwertner explicou que o regimento é construído democraticamente entre os parlamentares, a fim de estabelecer critérios de participação dos 32 municípios. A diretoria permanente do grupo cumpre o mandato de dois anos.
O objetivo é acompanhar o trabalho do Consórcio Pró-Sinos e propor ações para recuperação ambiental da bacia hidrográfica do Sinos, assim como, assuntos pertinentes ao meio ambiente dos municípios. A próxima reunião do grupo será no dia 16 de setembro em Portão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário