sexta-feira, 20 de novembro de 2009


Os vereadores Nestor Schwertner e Alexandre Schuh (PT) acompanharam o deputado uruguaio, Rubem Martinez Huelmo, durante visita ao gabinete do prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, na manhã desta sexta (20/11). Martinez representa a Frente Ampla pelo Movimento de Participação Popular (MPP). Ele apóia o candidato à presidente do Uruguai, José Mujica, que disputa com o oponente, Luiz Alberto Lacalle, no segundo turno.

Vanazzi recepcionou os parlamentares com o tradicional chimarrão gaúcho e destacou a importância de eleger Mujica como presidente do país vizinho. “A América Latina precisa prosseguir nesse caminho democrático e de esquerda”, manifestou.

Para Nestor Schwertner, o Uruguai é um modelo de democracia e participação popular. “Acompanhei o processo eleitoral anterior, que elegeu Tabaré Vázquez. Percebi que o país uruguaio possui uma sociedade civil bastante organizada e com grande autonomia, tornando-se um exemplo de democracia”, avaliou.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Comitê Legislativo do Pró-Sinos debate Pré-Sal em Campo Bom


O Comitê Intermunicipal Legislativo de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos esteve reunido, na Câmara de Vereadores de Campo Bom, no dia 11 de novembro. Tendo como presidente o vereador de São Leopoldo, Nestor Schwertner (PT), o comitê conta com vereadores dos 32 municípios que compõem a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. Além dos parlamentares, a reunião teve a presença de estudantes de escolas da cidade.

Durante a atividade, o engenheiro da Petrobrás, Raul Tadeu Bergmann, apresentou um estudo sobre o pré-sal. Segundo o pesquisador, o Brasil possui uma reserva de 14 bilhões de barris de petróleo e, depois da descoberta do pré-sal, a estimativa é de 90 bilhões. “Agora, o país pode se tornar a 4ª reserva mundial de petróleo”, afirmou. Ele também comentou que o Brasil é a 2ª maior reserva de água potável do mundo, ficando atrás do Canadá.

Para o presidente do Comitê Legislativo do Pró-Sinos, Nestor Schwertner, os royalties devem ser distribuídos pelo país inteiro, sem exceções. “Assim como a água, precisamos preservar as riquezas brasileiras”, salientou. Ele defendeu a água potável como bem público. “É urgente uma política para regular o uso da água, pois atualmente, todos retiram água do rio sem cobrança”, destacou.

Nestor Schwertner relatou a sua participação na reunião da Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia Legislativa, no dia 10 de novembro. A pauta foi a construção de barragens, tema que foi debatido na última reunião do Comitê Legislativo do Pró-Sinos, em Rolante. Segundo o vereador, a atividade foi positiva e garantiu a suspensão do estudo sobre as barragens, tendo em vista as manifestações contrárias da comunidade de Areia. A próxima reunião do Comitê será em Canoas, no dia 16 de novembro.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Nestor Schwertner (PT) apresenta OP de São Leopoldo em sala de aula


Mesmo na condição de aluno do curso de Gestão Pública da ULBRA, o vereador Nestor Schwertner (PT) não abandona uma de suas principais bandeiras: O Orçamento Participativo. No dia 4 de novembro, ele apresentou para os colegas a experiência do OP de São Leopoldo, criado na cidade em 2005, quando Schwertner foi secretário municipal da pasta.

Idealizador do OP no governo Vanazzi, o vereador leopoldense tem orgulho de divulgar a metodologia que dividiu município em oito regiões. “Foi uma oportunidade para a população eleger de forma democrática e transparente as obras prioritárias para seus bairros”, salientou. O próximo desafio do OP é preparar o Congresso das Cidades, que ocorre em 2010, tendo como objetivo pensar a cidade para os próximos dez anos.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Vereador Nestor Schwertner participa da plenária Nordeste do 1º Congresso da Cidade


No dia 28 de outubro, o Vereador Nestor Schwertner participou da primeira plenária popular do Congresso da Cidade de São Leopoldo. A atividade ocorreu no Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários , no bairro Santos Dumont. Essa foi a primeira das oito plenárias que ocorrem nas regiões do Orçamento Participativo (OP).
Como ex-secretário municipal do OP, Nestor Schwertner (PT), falou com propriedade que São Leopoldo é referência em participação popular. “Estamos ajudando no desenvolvimento da cidade, nosso papel é apresentar soluções para que São Leopoldo seja uma cidade melhor de se morar”, afirmou. Nestor reforçou a necessidade da participação efetiva da comunidade na elaboração de políticas públicas e no planejamento da cidade.