O Comitê Intermunicipal Legislativo de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos esteve reunido, na Câmara de Vereadores de Campo Bom, no dia 11 de novembro. Tendo como presidente o vereador de São Leopoldo, Nestor Schwertner (PT), o comitê conta com vereadores dos 32 municípios que compõem a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. Além dos parlamentares, a reunião teve a presença de estudantes de escolas da cidade.
Durante a atividade, o engenheiro da Petrobrás, Raul Tadeu Bergmann, apresentou um estudo sobre o pré-sal. Segundo o pesquisador, o Brasil possui uma reserva de 14 bilhões de barris de petróleo e, depois da descoberta do pré-sal, a estimativa é de 90 bilhões. “Agora, o país pode se tornar a 4ª reserva mundial de petróleo”, afirmou. Ele também comentou que o Brasil é a 2ª maior reserva de água potável do mundo, ficando atrás do Canadá.
Para o presidente do Comitê Legislativo do Pró-Sinos, Nestor Schwertner, os royalties devem ser distribuídos pelo país inteiro, sem exceções. “Assim como a água, precisamos preservar as riquezas brasileiras”, salientou. Ele defendeu a água potável como bem público. “É urgente uma política para regular o uso da água, pois atualmente, todos retiram água do rio sem cobrança”, destacou.
Nestor Schwertner relatou a sua participação na reunião da Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia Legislativa, no dia 10 de novembro. A pauta foi a construção de barragens, tema que foi debatido na última reunião do Comitê Legislativo do Pró-Sinos, em Rolante. Segundo o vereador, a atividade foi positiva e garantiu a suspensão do estudo sobre as barragens, tendo em vista as manifestações contrárias da comunidade de Areia. A próxima reunião do Comitê será em Canoas, no dia 16 de novembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário