quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Nestor Schwertner (PT) destaca a democracia participativa no FSM em Canoas


A experiência do Orçamento Participativo de São Leopoldo foi apresentada durante atividade da Rede Brasileira de OP no Fórum Social Mundial de Canoas na manhã desta quinta (28/01). O OP leopoldense foi criado em 2005, quando o vereador Nestor Schwertner (PT/SL), foi secretário da pasta, no governo Ary Vanazzi. Ele acompanhou o evento que reuniu lideranças de todo o Brasil. No município, de 2005 a 2008, foram realizadas mais de 20 mil assembléias e eleitos 2.047 delegados. Conforme relato da Secretaria Municipal, o OP viabilizou 161 obras e 34 estão em execução. Em 2009, não foram feitas assembléias em virtude do Congresso das Cidades, que planeja a cidade para os próximos 10 anos.

Durante a atividade, os participantes da Rede apresentaram a experiência do OP em mais de dez cidades brasileiras entre elas: Região Metropolitana, Serra Gaúcha, Porto Alegre, Recife, Guarulhos, Vitória, João Pessoa, Belo Horizonte, entre outras. Cada localidade fez um breve relato sobre a metodologia adotada e as dificuldades enfrentadas para o desenvolvimento dessa ferramenta de participação popular.

Nestor Schwertner destacou a importância das cidades na troca de experiências sobre o OP, que segundo ele, é um forte instrumento de democracia participativa e inclusão social. “A comunidade foi beneficiada, elegendo de forma transparente as obras prioritárias para seus bairros. Agora, precisamos avançar na metodologia para que e o OP prossiga nas cidades, atendendo as reivindicações da população”, afirmou Nestor Schwertner.

Nestor Schwertner (PT/SL) coordena painel sobre ALBA e Mercosul” no FSM 2010


O vereador Nestor Schwertner (PT/SL) coordenou o painel: “As expectativas da ALBA e do Mercosul” na Reunião Pública Mundial da Cultura, inserida na programação do Fórum Social Mundial 2010, em São Leopoldo, dia 27 de janeiro. O tema foi abordado pelo coordenador da ALBA Cultural/Cuba, Ismael Gonzáles, e pelo ex-diretor da OIE no Brasil e representante da Rede no Mercosul, Daniel Gonzales. Foi o momento para debater a integração cultural dos países da América Latina, tendo como foco a Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA) e o Mercoul.

Ismael Gonzáles aposta na relação entre países da América Latina e o Caribe com autoridades culturais para garantir a integração cultural. Segundo ele, a base é a aliança com os movimentos sociais para sustentar os valores culturais de cada localidade. Defendeu ainda, a construção de meios de comunicação alternativos para divulgação de outras versões da notícia, que interessam a comunidade.

Daniel Gonzales defendeu a unidade latino-americana como forma de integração. Também valorizou a importância de inserir a língua espanhola nos currículos escolares brasileiros para facilitar a conexão cultural com os países latinos. Ele destacou ainda, a necessidade dar visibilidade ao bicentenário da Independência da América Latina. No final, Nestor Svhwertner cumprimentou os painelistas latinos, enfatizando a diversidade cultural dos países.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Presidente Lula faz pronunciamento no FSM 2010 no Gigantinho


Junto a lideranças políticas, sindicais e dos movimentos sociais, o vereador Nestor Schwertner (PT) acompanhou o debate com o presidente Luiz inácio Lula da Silva, no Gigantinho, em Porto Alegre, dia 26 de janeiro. Foi uma das atividades mais calorosas dos dez anos de Fórum Social Mundial/2010. Lula foi recepcionado por mais de 10 mil pessoas, que fizeram a saudação: Olê, olê, olá, Lula" e "Lula, guerreiro do povo brasileiro".

Durante o discurso, o presidente comentou temas relevantes como a relação entre governo e movimentos, a catástrofe no Haiti e o (Programa de Aceleração do Crescimento) PAC 2.
O líder brasileiro revelou que sua vontade em mudar a relação com os movimentos sociais o motivou a chegar ao governo federal. Segundo ele, esse feito é um dos principais legados de sua gestão. Lula lembrou das inúmeras conferências realizadas ao longo de seu mandato e aproveitou a ocasião para anunciar o segundo Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 2, que será lançado em março.
O presidente fez uma avaliação dos 10 anos de FSM. "O Fórum continua intacto, porém, mais maduro, mais calejado, mais ciente das dificuldades”, destacou. Criticou o Fórum Econômico de Davos, afirmando que os neoliberais não previam a crise econômica mundial.
Visita ao Haiti
O presidente relatou a participação do Brasil para a estabilização do Haiti e disse que visitará o país no dia 25 de fevereiro. “Espero que esse terremoto mexa com a vergonha dos seres humanos que governam esse planeta, para a gente possa fazer no Haiti agora, o que poderíamos ter feito há dez anos. O Brasil fará sua parte”, afirmou.
De Porto Alegre, o presidente seguiu para Fórum Econômico de Davos, na Suíça, onde recebe o prêmio de Estadista Global. Lula anunciou que irá ao Fórum Social Mundial em Salvador que inicia dia 29 de janeiro.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Nestor Schwertner marca presença ao lado do movimento sindical na abertura do FSM 2010


O vereador Nestor Schwertner (PT/SL) resgatou a sua origem, caminhando ao lado dos sindicalistas da Central Única dos Trabalhadores (CUT), durante a marcha de abertura do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, dia 25 de janeiro. Nestor iniciou sua trajetória política no movimento sindical, sendo presidente do Sindicato da Borracha de São Leopoldo por duas vezes e presidente da CUT/Vale do Sinos por dois mandatos. Durante a atividade do FSM, o vereador encontrou companheiros de partido como o ex-governador do Estado, Olívio Dutra (PT).

Hoje (26/01), pela manhã, ele visita a Feira de Economia Solidária, em Canoas, junto ao companheiro Olívio Dutra. No final da tarde, acompanha o debate com o presidente Lula, no Gigantinho. Amanhã (27/01), ele estará novamente em Canoas, participando da Rede Brasileira do Orçamento Participativo, que apresenta a experiência do OP em São Leopoldo. À tarde, coordenará o painel sobre a ALBA e o Mercosul, no Teatro Municipal de São Leopoldo.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Fórum Social Mundial 2010 mobiliza São Leopolo

O vereador Nestor Schwertner (PT) participa da marcha de abertura do Fórum Social Mundial no dia 25 de janeiro em Porto Alegre. Depois, o parlamentar concentra-se nas atividades da região metropolitana, principalmente em Canoas e São Leopoldo.
No dia 26 de janeiro, visita a Feira de Economia Solidária, me Canoas, junto ao companheiro Olívio Dutra (PT). Depois, às 18h, ele e seus apoiadores estarão acompanhando a "Conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva", no dia 26 de janeiro, no Gigantinho em Porto Alegre.
Em São Leopoldo, dia 27 de janeiro, Nestor Schwertner será coordenador do painel "Expectativas com a ALBA e o Mercosul", às 17h, no Teatro Municipal da Cultura. Mais detalhes sobre Nestor no FSM 2010 estarão disponíveis durante a semana.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Nestor Schwertner (PT) participa de Fórum de Gestores Legislativos em Bento Gonçalves nesta sexta-feira (22/01)

O vereador de São Leopoldo Nestor Schwertner (PT) estará participando do Fórum de Gestores Legislativos Locais, que ocorre nesta sexta-feira (22/01), em Bento Gonçalves. Trata-se de um espaço de articulação e organização dos formuladores de políticas públicas que pretendem avançar no debate da Integração Regional, a partir de um novo modelo de desenvolvimento sustentável.
Antes de subir a Serra Gaúcha, ele visita as obras de construção do viaduto da Unisinos, às 8h, juntamente com o diretor de Infraestrutura Terrestre do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportres (DNIT), Hideraldo Caron. Depois participa do ato de assinatura para o reassentamento das famílias da RS 448, em Canoas, com a presença do prefeito da cidade, Jairo Jorge.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Rumo ao cenário político de 2010


Os vereadores Nestor Schwertner e Alexandre Schuh e o deputado Ronaldo Zulke encerraram o ano de 2009 com uma atividade de confraternização, na sede do PT de São Leopoldo, dia 7 de dezembro. O espaço foi aberto para os militantes e simpatizantes dos mandatos deixarem suas manifestações sobre organização política do período e os rumos a serem seguidos em 2010, ano eleitoral. Além de eleger Dilma presidente e Tarso Genro como governador do Estado, a tarefa é garantir vagas para que as lideranças do PT ocupem vagas na Assembléia Legislativa e Câmara Federal. Na ocasião, os petistas assinaram a ficha de filiação de mais um militante.