quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Nestor Schwertner (PT) destaca a democracia participativa no FSM em Canoas


A experiência do Orçamento Participativo de São Leopoldo foi apresentada durante atividade da Rede Brasileira de OP no Fórum Social Mundial de Canoas na manhã desta quinta (28/01). O OP leopoldense foi criado em 2005, quando o vereador Nestor Schwertner (PT/SL), foi secretário da pasta, no governo Ary Vanazzi. Ele acompanhou o evento que reuniu lideranças de todo o Brasil. No município, de 2005 a 2008, foram realizadas mais de 20 mil assembléias e eleitos 2.047 delegados. Conforme relato da Secretaria Municipal, o OP viabilizou 161 obras e 34 estão em execução. Em 2009, não foram feitas assembléias em virtude do Congresso das Cidades, que planeja a cidade para os próximos 10 anos.

Durante a atividade, os participantes da Rede apresentaram a experiência do OP em mais de dez cidades brasileiras entre elas: Região Metropolitana, Serra Gaúcha, Porto Alegre, Recife, Guarulhos, Vitória, João Pessoa, Belo Horizonte, entre outras. Cada localidade fez um breve relato sobre a metodologia adotada e as dificuldades enfrentadas para o desenvolvimento dessa ferramenta de participação popular.

Nestor Schwertner destacou a importância das cidades na troca de experiências sobre o OP, que segundo ele, é um forte instrumento de democracia participativa e inclusão social. “A comunidade foi beneficiada, elegendo de forma transparente as obras prioritárias para seus bairros. Agora, precisamos avançar na metodologia para que e o OP prossiga nas cidades, atendendo as reivindicações da população”, afirmou Nestor Schwertner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário