sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Lula participa de inauguração da ETE Feitoria - Obra foi demandada pelo OP


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva junto ao prefeito municipal, Ary Vanazzi, inauguram a Estação de Tratamento de Esgoto da Feitoria (ETE), em São Leopoldo, no dia 5 de fevereiro. Será a maior obra de saneamento do Rio Grande do Sul em 2010, ocupando espaço físico de 10,2 hectares. Com o empreendimento, o município passará de 18% de esgoto tratado (melhor índice na região do Vale do Sinos) para 50%. A meta é beneficiar cerca de 40 mil moradores da região Leste da cidade. Esta é a primeira vez que o companheiro Lula vem ao bairro Feitoria, como presidente da República. Esteve no local em 1992. A obra foi demandada pelo Orçamento Participativo, quando o vereador Nestor Schwertner foi secretário municipal do governo Vanazzi.“O OP é bandeira do OP em São Leopoldo. Com a democracia participativa garantimos que o povo leopoldense decidisse as obras prioritárias para sua região e a ETE é um exemplo disso. Foi uma vitória para a qualidade de vida da comunidade”, manifestou Nestor Schwertner. “Hoje a metodologia do OP/SL referência para o país e mundo.”
Investimento da ETE Feitoria
A obra foi executada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), totalizando R$ 10 milhões. A verba provém do Programa Saneamento Para Todos, do Governo Federal, em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), no valor de R$ 5.280.400. O restante é contrapartida do Semae.
Histórico
O governo municipal iniciou as obras da ETE em novembro de 2007. Conforme o Semae, 16.876 residências serão beneficiadas com esgoto tratado, na primeira etapa. Além disso, o projeto da ETE-Feitoria está ligado ao projeto de revitalização do Arroio Kruse, que beneficiará 600 famílias.Comunidade elegeu no OPA Estação de Tratamento da Feitoria foi aprovada na Assembléia do OP da Região Leste dia 25 de junho de 2007. De forma democrática e transparente, mais de 137 participantes votaram essa demanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário