segunda-feira, 26 de abril de 2010

Nestor Schwertner (PT/SL) participa de plenária dos movimentos sociais com a participação de Dilma Roussef


Ao lado de lideranças políticas e sindicais, o vereador Nestor Schwertner (PT/SL) participou da Plenária dos Movimentos Sociais com a presença da ex-ministra e pré-candidata à presidência da República, Dilma Rousseff. A atividade ocorreu em Porto Alegre, dia 17 de abril, reunindo lideranças petistas como Tarso Genro, Olívio Dutra, Paulo Paim, Ronaldo Zulke, entre outros nomes.
Com o tema "O crescimento econômico e a geração de empregos", a plenária mobilizou representantes de centrais e entidades sindicais, partidos políticos da base aliada do governo Lula e movimentos estudantis. Na ocasião, Dilma destacou as ações do governo Lula, como a geração de milhões de empregos, a política de recuperação do salário mínimo e os programas de Aceleração do Crescimento (PAC); Luz para Todos; Bolsa-família; Minha Casa, Minha Vida; além da redução de impostos para produtos de linha branca. A ex-ministra reforçou sua atenção à geração de mais empregos. "Temos compromisso com o crescimento do emprego e a melhoria das condições de vida de milhões de brasileiros e brasileiras. Precisamos acabar com a pobreza nessa terra", ressaltando que isso não é demagogia, pois o governo Lula já realizou coisas que pareciam impossíveis: "Pagamos a dívida externa e emprestamos dinheiro para eles", lembrou.
Nestor Schwertner saudou a pré-candidatura de Dilma Roussef
Conforme o parlamentar, a figura de Dilma Roussef como pré-candidata do PT à presidência da República significa um avanço para as mulheres na área da política. "Pela primeira vez temos um candidata de nosso partido para o prinicipal cargo do Brasil. Confiamos em Dilma porque ela representa a continuidade do projeto político desenvolvido pelo presidente Lula", declarou.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Plenária dos mandatos de Nestor Schwertner e Ronaldo Zulke (PT) lota auditório em São Leopoldo

No dia 21 de abril, o vereador Nestor Schwertner (PT) e o deputado estadual Ronaldo Zulke (PT) realizaram mais uma plenária de seus mandatos, com expressiva participação de apoiadores, lideranças políticas e sindicais. Foi o momento para o debate sobre as perspectivas para o processo eleitoral de 2010, avaliando a mobilização do Partido dos Trabalhadores. A atividade também teve a presença de José Carlos Pereira (secretário do OP no governo municipal); do vice-presidente do PT/SL, Adriano Bessa; e do vereador Alexandre Schuh (PT).

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Nestor Schwertner (PT/SL) quer garantia de transporte coletivo para os moradores da Batista devido às obras do viaduto da Unisinos



Na sessão descentralizada promovida pela Câmara Municipal, dia 20 de abril, o vereador Nestor Schwertner (PT/SL) reafirmou a posição da Associação dos Moradores do bairro São João Batista sobre as alterações no trânsito devido às obras do viaduto da Unisinos. Em reunião organizada pelo parlamentar, na semana anterior, com representantes da Prefeitura de São Leopoldo, Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit/RS) e a Construtora Cidade, a comunidade já havia manifestado uma sugestão para o transporte coletivo. Essa foi a maior preocupação dos moradores que reivindicaram uma rota segura para o deslocamento dos jovens que dependem de ônibus.
Como morador do bairro São João Batista, Nestor Schwertner tem trabalhado intensivamente para garantir a construção do viaduto da Unisinos, que há 30 anos foi reivindicado pela comunidade. “Queremos agora construir uma alternativa junto aos moradores para que tenham um deslocamento seguro durante o período das obras”, declarou. A Associação de Moradores sugeriu ao Dnit um avanço de 20 metros da sinaleira, que hoje está localizada no acesso à Unisinos até a Rua 20 de Setembro, no bairro São João Batista. A proposta está sendo estudada pelo Dnit.
A obra faz uma interseção em dois níveis da BR 116 com a Avenida Unisinos. Segundo a empresa, os desvios no trânsito são necessários. Um trecho da BR 116 ficará interditado, por 60 dias, para construção da torre do viaduto. O trabalho deve ser realizado acima do tráfego da rodovia.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Nestor Schwertner marca presença no lançamento da etapa 2010 do OP em São Leopoldo



O vereador Nestor Schwertner integrou a mesa de autoridades no lançamento da etapa 2010 do Orçamento Participativo de São Leopoldo, no dia 16 de abril, no Teatro Municipal. Desde 2005, a Prefeitura de São Leopoldo investiu R$ 100 milhões em obras demandadas pela comunidade em assembleias do OP. Schwertner idealizou o OP na cidade, quando foi secretário municipal no governo do prefeito Ary Vanazzi, em 2005. Ele aproveitou o momento para relembrar a mobilização da comunidade nas oito regiões do OP, elegendo de forma democrática e transparente as obras prioritárias para seus bairros. "O OP é um exemplo de democracia participativa. Com essa política, a população leopoldense conseguiu transformar a cidade, garantindo desenvolvimento e qualidade de vida", declarou.

O conselheiro do OP Paulo Sérgio Borba destacou as atividades do OP. "Tive a oportunidade de acompanhar as obras realizadas na cidade. A organização de todos oportunizou que a comunidade pudesse decidir os investimentos da prefeitura. Os leopoldenses apostam muito nesse processo e acreditamos muito nesse governo", afirmou.
A delegada do OP Doracilda Rosa estava muito feliz por poder continuar as melhorias na cidade. "Peço aos moradores que participem desta iniciativa para que o desenvolvimento de São Leopoldo continue a passos largos", reforçou.

A atividade teve a presença do prefeito municipal Ary Vanazzi, do deputado estadual Ronaldo Zulke, do secretário do OP, José Carlos Pereira, demais secretários de governo e vereadores.

Calendário do OP/SL

As reuniões preparatórias acontecem de 19 de abril a 7 de maio nas oito regiões. Em maio estão previstas as assembléias temáticas municipais. Já em junho, ocorrem as assembleias regionais.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Campo do Alambique é inaugurado em clima de festa – a obra foi demanda do OP




No dia 10 de abril, a comunidade do bairro São Miguel recebeu a primeira etapa do estádio da Sociedade Recreativa Beneficente Alambique Leopoldense, conhecida popularmente como Arapuca da Baixada. A inauguração em ritmo de festa com direito a atividades esportivas e culturais durante o sábado. Teve a apresentação do Bloco Carnavalesco Alambique, campeão do 1º Concurso de Blocos de Rua de São Leopoldo e das crianças do Instituto Lenon Joel pela Paz.
O vereador Nestor Schwertner participou da atividade junto a demais parlamentares, secretários de governo e do prefeito municipal, Ary Vanazzi. A obra foi demanda do Orçamento Participativo e recebeu um investimento de R$ 800 mil. Schwertner comemorou mais a conclusão de mais uma obra do OP, que foi aprovada em assembléia pela comunidade da Zona Oeste. O vereador foi um dos idealizadores do OP na cidade, quando foi secretário municipal em 2005. Hoje o OP leopoldense é referência no Brasil e no mundo.

Vereador Nestor do PT fez gol decisivo




O sábado também foi dia de futebol no bairro São Miguel. A partida teve dois times de peso: um formado pelo governo municipal e vereadores, e outro, formado pelos fundadores do Alambique. O vereador Nestor Schwertner foi o responsável pelo gol decisivo: Foi 2x1 para o time do governo. Dá-lhe Nestor!

Nestor Schwertner participa de atividade do deputado estadual Elvino Bohn Gass





Nestor Schwertner marcou presença no jantar de confraternização do deputado estadual e líder da bancada do PT na Assembléia Legislativa, Elvino Bohn Gass. A atividade ocorreu na noite de 9 de abril, no CTG 35, em Porto Alegre, reunindo apoiadores, políticos e sindicalistas.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Comitê Pró-Sinos reúne-se na Câmara Municipal de Sapucaia nesta quarta-feira (14/4)

O Comitê Intermunicipal Legislativo de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos estará reunido nesta quarta-feira (14/4), às 9h, na Câmara Municipal de Sapucaia. Na ocasião, o secretário do Meio Ambiente de São Leopoldo e representante da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), Darci Zanini fará um relato sobre as diretrizes da Assemae. O Comitê é presidido pelo vereador Nestor Schwertner (PT) e tem a participação de vereadores de mais de 10 municípios que compõem a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Aprovada a Lei do Dia Municipal de Proteção aos Animais de autoria do vereador Nestor Schwertner


No dia 8 de abril, foi aprovada em segunda votação a Lei que institui o Dia Municipal de Proteção aos Animais de autoria do vereador Nestor Schwertner (PT). A data de 4 de outubro será incluída no calendário oficial de eventos do município.
Na Semana de Proteção aos Animais, as escolas da rede pública poderão promover eventos relacionados ao tema, como palestras, exibição de material audiovisual e atividades artísticas e lúdicas. O objetivo é despertar a conscientização dos alunos para a necessidade de proteger os animais. Para o vereador Nestor Schwertner, a data é importante porque incentiva a comunidade a respeitar os animais, defendendo seus direitos e cuidados.

Vereador Nestor Schwertner (PT) apóia Executivo na readequação de cargos em São Leopoldo


O vereador Nestor Schwertner (PT) defendeu a manutenção do projeto do governo municipal, após a justiça determinar a exoneração de 458 cargos em comissão e 146 funções gratificadas. Com a decisão judicial, muitos serviços públicos foram prejudicados e as diretorias de Igualdade Racial, Idoso, Portadores de Deficiência, Juventude e Secretaria das Mulheres foram extintas. O Ministério Público não contestou a quantidade de ccs na administração municipal, mas as atribuições dos cargos que não foram especificadas na lei anterior.
Em defesa das políticas públicas e da qualidade dos serviços prestados à população, o prefeito Ary Vanazzi, encaminhou à Câmara de Vereadores um novo projeto de readequação de cargos de chefia, direção e assessoria da Prefeitura de São Leopoldo. O projeto foi votado em regime de urgência, durante sessão extraordinária, no dia 7 de abril. A parte referente à área da saúde foi votada também em urgência, no dia 8 de abril. Os projetos foram aprovados por maioria de votos, com apenas dois votos contrários.
Com a aprovação da lei que ainda é transitória, os servidores retornaram as suas atividades. Nestor Schwertner destacou que o projeto do governo municipal garantiu o crescimento da cidade, devido às políticas públicas implementadas pelos funcionários do quadro e ccs. “A população leopoldense foi beneficiada com a melhoria dos serviços de saúde, a construção de moradias populares e a conquista de obras prioritárias, que foram demandadas democraticamente pelo Orçamento Participativo, criado por esse governo”, declarou.