terça-feira, 27 de julho de 2010

Sessão solene faz homenagem ao Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha



“Negra guerreira, mulher brasileira” foi o refrão do rap apresentado por duas jovens na abertura da sessão solene em homenagem ao Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, realizada na noite de 26 de julho, na Câmara Municipal. Proposta pelo vereador Nestor Schwernter (PT) em parceria com a Diretoria Municipal de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (Dimppir), a solenidade lotou o plenário da Casa. Coordenada por Nestor, a mesa foi composta pela titular da Dimppir, Márcia Teresinha da Cruz Fernandes; a secretária de Políticas para as Mulheres, Necca Steffen; a advogada e coordenadora adjunta da ONG Maria Mulher de Porto Alegre, Letícia Lemos da Silva; a representante da Secretaria de Saúde de POA, Elaine Oliveira; e o vereador Alexandre Schuh (PT).
A sessão foi dedicada em memória à Isaura Maia de Oliveira, militante na questão racial em São Leopoldo, que trabalhou a educação popular para jovens, adultos e mulheres. Foi filiada ao PT municipal e participou da apresentação do Projeto Mulheres da Paz, em Brasília, que faz parte do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci). O filho dela, Tiago Oliveira, ativista do Movimento Hip Hop, recebeu homenagem da Dimppir na abertura da solenidade.
Márcia Teresinha Fernandes (Dimppir) falou sobre a importância do papel desempenhado pela mulher negra no trabalho e nos lares. Ela argumentou que ainda existe discriminação com as mulheres negras no mercado de trabalho, saúde e na juventude. “Mas temos que continuar lutando para mostrar que somos batalhadoras pelos nossos direitos”, declarou.
A professora Paulete Souto, representante da Associação Afro-umbandista/SL, destacou o trabalho das mulheres de matriz africana. “Somos acolhedoras em nossos terreiros, no entanto, temos uma luta permanente contra a discriminação da nossa religião”, ressaltou.
Como advogada e coordenadora da ONG Maria Mulher, Letícia Lemos da Silva, reforçou que os negros chegaram até aqui com o esforço das mães pretas que cuidaram de todos. “O curandeirismo é crime, mas não deixamos de praticá-lo em nossos ritos. Uma casa de santo é um verdadeiro quilombo. Nossa religião abre as portas para pessoas de várias etnias. O terreiro é como se fosse uma verdadeira senzala. Nós negros somos acolhedores”, destacou.
Elaine Oliveira da Secretaria de Saúde de POA abordou a saúde da população negra. “Em pesquisas constatamos que as mulheres negras são discriminadas nas redes de saúde pública. Elas recebem menos atendimento pré-natal e outros tratamentos médicos fundamentais para a saúde. Hoje temos uma Política Nacional de Saúde da População Negra, que nos proporcionou alguns avanços”, salientou.
Como representante do governo municipal, a secretária de Políticas para as Mulheres, Necca Steffen, comentou sobre a Carta Consciência de Brasília, que trata de temas relevantes para a mulher. “A ocupação das mulheres nos espaços de poder e a igualdade de cargos e salários para as mulheres negras foram aspectos importantes neste manifesto que deve ser amplamente divulgado”, reforçou.
Na ocasião foram homenageadas dez mulheres negras de destaque na cidade na religião, educação, movimento social, economia solidária e carnaval. A atividade encerrou com a dança representando o orixá Iemanjá, regente de 2010.
Data é comemorada em 25 de julho
No I Encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas, em 1992, na cidade de San Domingo, República Dominicana, foi definido o dia 25 de julho, como o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, com o propósito de construir um alerta visível para dizer ao mundo que as negras da América Latina e do Caribe, existem e vivem em condições de opressão racial/étnica e de gênero, o que implica em demandas próprias, além de demarcar o rompimento dos mitos “da mulher universal”, da “sororidade (o que não é fraterno) entre as mulheres” e da “sororidade entre os negros.” O feminismo da América Latina e do Caribe, incluindo o brasileiro, ignora o inteiro teor da luta anti-racista e não se deu conta que, em países como o Brasil (maior população negra fora da África e segundo maior país negro do mundo – só perde para a Nigéria), no qual metade das mulheres são negras, a não incorporação da perspectiva anti-racista pelo feminismo entrava seus propósitos libertários.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Nestor e Dimppir promovem sessão solene em homenagem ao Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha

Na próxima segunda-feira (26/7), às 19h, o vereador Nestor Schwertner (PT/SL) em parceria com a Diretoria Municipal de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (Dimppir) promove sessão solene em homenagem ao Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. O evento ocorre no plenário da Câmara de Vereadores de São Leopoldo (rua Independência, 66, Centro/SL). A data é comemorada em 25 de julho, ocasião que ocorreu um encontro de mulheres (1992), na República Dominicana, que pediram melhores condições de vida e mais dignidade.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Nestor participa de caminha pela paz do Instituto Lenon




O vereador Nestor Schwertner participou de uma caminhada pela paz, promovida pelo Insituto Lenon Joel, no dia 16 de julho. Entre os jovens, Nestor manifestou-se contra a violência, pedindo paz, educação e segurança para a juventude.

Comitê legislativo do Pró-Sinos tem recesso até outubro

O Comitê Legislativo de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos esteve reunido na Câmara Municipal de Novo Hamburgo, no dia 14 de julho. Na ocasião, os vereadores que integram o grupo avaliaram a prestação de contas do Consórcio Pró-Sinos, apresentado pelo presidente Júlio Dorneles. Atualmente 22 municípios fazem parte do consórcio e participam do rateio para custear as despesas do local e a contrapartida para os programas de resíduos sólidos e educação ambiental.
O presidente da Câmara Municipal de Novo Hamburgo Jesus Martins e um representante da Comusa(Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo) fizeram uma exposição sobre a situação do saneamento na cidade hamburguense. Presidido por Nestor Schwertner (PT/SL), o Comitê Legislativo avaliou o seminário realizado em julho e decidiu retomar as reuniões após o processo eleitoral em outubro.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Comitê Legislativo do Pró-Sinos réune-se na próxima quarta-feira (14/7) em Novo Hamburgo

O Comitê Intermunicipal Legislativo de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos estará reunido na próxima quarta-feira (14/7), às 9h, na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo. A pauta será a avaliação e os encaminhamentos do 3º Seminário do grupo, que foi realizado no início do mês, em São Leopoldo. Tendo como presidente Nestor Schwertner (PT/SL), o Comitê contempla vereadores de grande parte dos 32 municípios que compõem a bacia hidorgráfica do Rio dos Sinos.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Nestor do PT recebe visita dos companheiros do SindiRodosul


No dia 6 de julho, Nestor Schwertner recebeu em seu gabinete a visita dos companheiros do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários Intermunicipais, Interestaduais, Turismo e Fretamento do RS (SindiRodosul). O grupo conversou sobre as perspectivas do movimento sindical para as eleições de 2010.
O sindicato não se limita a tratar os problemas coletivos da profissão, mas igualmente se preocupa com a condição social dos trabalhadores como cidadãos, estando aí a ação sindical direcionada para questões extra-profissionais.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Nestor e Zulke realizam plenária dos mandatos nesta segunda-feira (5/7)

Nesta segunda-feira (5/7), às 19h, ocorre a plenária dos mandatos dos vereadores Nestor Schwertner, Alexandre Schuh e do deputado estadual Ronaldo Zulke. A atividade acontece no auditório do Colégio São Luís (Avenida João Correa, s/nº, Centro/SL). Na pauta, a preparação para o início do processo eleitoral de 2010.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

3º Seminário do Comitê Legislativo do Pró-Sinos mobiliza municípios da região


A terceira edição do Seminário Intermunicipal Legislativo de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos teve como tema a regulação da cobrança pelo uso da água. O debate ocorreu na Câmara Municipal de São Leopoldo, dia 1º de julho, reunindo vários municípios da região. Estiveram presentes: o presidente do Comitê, Nestor Schwertner (PT/SL) e os demais vereadores do grupo; o presidente do Legislativo municipal, Henrique Prieto; o deputado estadual Ronaldo Zulke; o prefeito de São Leopoldo e presidente do Consórcio Pró-Sinos, Ary Vanazzi; o presidente da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), Arnaldo Luiz Dutra; o engenheiro Flávio Piccinini da Agência de Regulação do RS (AGERS) e o assessor jurídico do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental do Paraná (CISMAE), Dr. Marlon do Nascimento Barbosa.
O presidente do Comitê, Nestor Schwertner, relatou o trabalho desenvolvido pela comitiva de vereadores dos 32 municípios da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. “Realizamos reuniões mensais em diferentes cidades, garantindo um acúmulo sobre a situação ambiental de cada lugar”, ressaltou. “Com nossas ações e este seminário, podemos adquirir uma visão global acerca destas questões ambientais, observando a importância da defesa civil para solucionar e combater os danos causados pelas catástrofes ambientais”,declarou. Ele comentou ainda sobre a sanção da lei 11.445, pelo presidente Lula, que regula os serviços de saneamento.
Conforme o presidente do Consórcio Pró-Sinos, Ary Vanazzi, antes do governo Lula o Brasil não possuía políticas públicas para o saneamento básico. “Por intermédio da Assemae e companhias públicas, conseguimos avançar neste tema. Com a política de incentivo do governo federal todos os municípios podem apresentar projetos de saneamento”, explicou. Vanazzi falou sobre o índice de esgoto tratado de São Leopoldo, que chega a 50%, graças aos programas desenvolvidos pelo município com recursos federais. Também apontou o esforço em manter um consórcio público que conta com mais de 20 cidades credenciadas. “A nova organização jurídica e o programa nacional de saneamento nos proporcionou muitas conquistas”, sustentou. Conforme o presidente, o Consórcio Pró-Sinos trabalha com três projetos: educação ambiental, tratamento de resíduos sólidos e o plano de bacias (que conta com 1,5 milhão proveniente do Fundo Nacional).
O presidente da Assemae, Arnaldo Dutra, expôs que 2,4 bilhões de pessoas, ou seja, 1/3 da população mundial não tem saneamento básico, motivo da mortalidade de crianças de baixa renda ou sem. Dutra destacou que a regulamentação da lei 11.445 abre muitas possibilidades para diferentes tipos de entes reguladores para a cobrança pelo uso da água.
O Dr. Marlon do Nascimento Barbosa enfatizou que a população deve ser um agente na construção de consórcios públicos. “A regulação pelo uso da água está nascendo agora com um detalhe muito interessante. Trata-se de um conjunto de atividades que visam garantir a adequada prestação dos serviços públicos. Não é agência, melhor chamarmos de ente regulador”, sustentou. Ele frisou que o titular do saneamento é o município. “O controle social, o planejamento e a fiscalização são fundamentais neste processo”, afirmou.
A explanação do seminário encerrou com o presidente da AGERGS, engenheiro Flávio Piccinini, que defendeu a regulação da cobrança pelo uso da água como tarefa do Estado e dos municípios. Em seguida, elucidou os questionamentos do plenário. A próxima reunião do Comitê Legislativo do Pró-Sinos ocorre no dia 14 de julho, em Novo Hamburgo.