quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Nestor Schwertner (PT/SL) distribui manifesto dirigido ao MP para a fiscalização do Rio dos Sinos

O presidente do Comitê Intermunicipal Legislativo de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos, Nestor Schwertner (PT), participou de uma reunião entre o Ministério Público e o Consórcio Pró-Sinos, na Câmara Municipal de São Leopoldo, dia 12 de janeiro. Na ocasião, Schwertner e os demais vereadores que integram o Comitê distribuíram um manifesto ao MP, pedindo mais empenho na fiscalização e na busca de soluções para evitar novas tragédias no Rio dos Sinos. Depois do acidente ambiental que matou mais de 1 milhão de peixes, em outubro de 2006, ocorreu uma nova mortandade no final de 2010.

Diante do último episódio, o Consórcio Pró-Sinos, formado por prefeitos da região, elaborou um conjunto de ações integradas para solucionar o problema. Os representantes do Consórcio não acreditam que o esgoto doméstico seja a causa da nova mortandade, conforme o MP avaliou. Os resultados da análise técnica apontam que outros motivos também provocaram o incidente como a ação dos arrozeiros e das indústrias.

Na reunião, o MP apresentou ao plenário o “Pacto pelo Rio dos Sinos”, que trata de um plano emergencial para recuperação e proteção da bacia do Sinos. A fiscalização do uso correto do esgoto doméstico e o monitoramento da água estão entre as ações.

O presidente do Consórcio Pró-Sinos e prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, manifestou sua intenção em recuperar o rio em dez anos, proposta estudada desde 2007. “Temos a necessidade urgente em criar uma agência reguladora para cobrar o uso da água”, afirmou. “Queremos uma fiscalização mais efetiva e o monitoramento da água em tempo real. É necessário fazer uma força-tarefa e garantir verba para colocar nossas ações em prática.”

Nestor Schwertner ocupou a tribuna para comentar sobre o manifesto distribuído ao público. “Neste documento pedimos que o MP auxilie na construção de propostas com viabilidade financeira e técnica para proteger o Sinos. Nosso Comitê reitera a ação de uma força tarefa com MP, órgãos municipais, estaduais e federais, efetuando uma fiscalização regionalizada com estrutura técnica e de pessoal para garantir a recuperação e preservação do Sinos. Apoiamos integralmente as ações do Consórcio Pró-Sinos”, argumentou.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Comitê Legislativo do Pró-Sinos reúne-se em Santo Antônio da Patrulha

Na próxima quarta-feira (19/1), às 9h, o Comitê Intermunicipal de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos estará reunido na Câmara Municipal de Santo Antônio da Patrulha (Avenida Borges de Medeiros, 602, bairro Cidade Alta). Após o encontro, a comitiva de vereadores visitará a nascente do Rio dos Sinos, em Caraá. O Comitê é presidido pelo vereador Nestor Schwertner (PT/SL).

Tarso e Dilma trabalham pelo Estado e Brasil

O projeto encabeçado por Lula terá continuidade com a vitória do Partido dos Trabalhadores nos governos federal e estadual. Dilma Roussseff foi eleita a primeira mulher presidente do Brasil; Tarso Genro, o primeiro governador eleito em primeiro turno e Paulo Paim como o senador mais votado no RS. O partido também elegeu 14 deputados estaduais e oito federais com atuação no Estado. É a maior bancada do PT na Assembléia Legislativa. Com os governos alinhados, o PT terá condições de prosseguir com as políticas públicas de Lula, que colocaram o país em evidência entre as potências mundiais.

Dilma presidenta

A primeira mulher presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, firmou o compromisso em trabalhar pelo povo brasileiro e continuar com o projeto de desenvolvimento do governo Lula. “Eu estou feliz como raras vezes estive na minha vida”, disse ela na posse em Brasília. Admitiu estar emocionada pelo encerramento do mandato “do maior líder popular que este país já teve”. Dilma reconheceu que as transformações ocorridas no país permitiram que a população colocasse, pela primeira vez na história do Brasil, uma mulher na Presidência da República. Ela quer avançar nas reformas e conquistas necessárias para garantir aos brasileiros melhor educação, saúde e segurança.“Uma importante líder indiana disse um dia que não se pode trocar um aperto de mãos com os punhos fechados. As minhas mãos estarão abertas e estendidas para todos.”A presidente manifestou não pedir a ninguém que abdique de suas convicções, destacando que pretende buscar apoio e respeitar as críticas.
”O momento agora, disse a presidente Dilma Rousseff, é de trabalho e união para proporcionar melhor educação às crianças, saúde de qualidade ao povo, segurança às comunidades, crescimento e geração de emprego “para as atuais e futuras gerações”:“O meu sonho é o mesmo de qualquer cidadã e cidadão. O sonho que uma mãe e um pai possam oferecer aos seus filhos oportunidades melhores do que eles tiveram em suas vidas. É isso que constrói um país, uma família, uma Nação.”

Fonte: site PT/RS