O debate sobre conjuntura nacional, estadual e municipal foi abordado pelo ex-presidente da CUT/RS, Chico Vicente e, pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Darci Zanini. Promovida pelo mandato do vereador Nestor Schwertner (PT), a atividade foi realizada no plenário da Câmara Municipal de São Leopoldo, na noite de 27 de abril.
Chico Vicente fez um relato sobre o cenário internacional, analisando a crise do capitalismo ocorrida em 2009, que refletiu em grandes potencias como os EUA. “Milhares de trabalhadores foram demitidos no mundo, mas o Brasil conseguiu superar a crise devido ao projeto econômico do governo Lula”, destacou. Ele discorreu sobre as mudanças no mundo árabe que representam a rejeição ao islamismo, fundamentalismo e regimes militares. “No Brasil, conseguimos derrubar a ditadura e há nove anos estamos no poder. Hoje, 27 países apóiam o governo de Dilma Rousseff”, disse.
Ele enumerou três condições para acabar com a miséria no Brasil: manutenção do crescimento econômico, exploração do pré-sal e redução do número de habitantes. Chico Vicente falou sobre os avanços da política econômica brasileira, mas criticou a acomodação dos movimentos sociais. “Agora que somos governo, temos que atuar ainda mais corrigindo os erros e cobrando nossas reivindicações. Os movimentos sociais precisam ter autonomia e resgatar sua essência”, afirmou.
Darci Zanini relembrou sua trajetória na política desde que foi líder estudantil, na época que a Casa do Estudante funcionava no prédio da Câmara. Ele explicou a composição política da época e a criação do Partido dos Trabalhadores em São Leopoldo, que surgiu a partir dos movimentos sociais e sindicais. “A cidade teve a hegemonia do PMDB por muitos anos e depois sofreu com a estagnação econômica. O PT conseguiu chegar ao governo municipal fazendo novas alianças. Avalio que hoje precisamos colocar o partido nos trilhos e resgatar a história do PT e do socialismo”, frisou.
Conforme Nestor Schwertner, o debate foi preparatório para o seminário de planejamento de seu mandato, que ocorre nos dia 1º e 2 de maio em Tramandaí. “O debate serviu de base para pensarmos em estratégias para o próximo período”, completou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário