quinta-feira, 20 de outubro de 2011

50 anos da Escola Municipal Otília Carvalho Rieth são comemorados em sessão especial da Câmara de Vereadores



Proposta pelo vereador Nestor Schwertner (PT) em conjunto com todos os vereadores, a sessão especial em homenagem aos 50 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Otília Carvalho Rieth emocionou a comunidade da Zona Norte. O evento foi realizado na noite de 19 de outubro, na sede da instituição, no bairro Jardim Viaduto. A mesa foi composta pelas seguintes autoridades: o presidente do Legislativo Municipal, Ary Moura e os vereadores Nestor Schwertner (PT), Carlos Fleck (PT) e Alexandre Schuh; o diretor da Escola Otília Rieth, Leonardo Seelig; a presidente do Conselho Escolar, Sílvia Maria Kunrath; a vice-presidente do Círculo de Pais e Mestres, Simone Brand Vieira e a secretária municipal de Educação, Leocádia Schoffen.
A instituição começou sua história em 1961, quando a Zona Norte ainda não tinha urbanização. No histórico apresentado, foi destacada a falta de estrutura do antigo “coleginho”, que atualmente atende mais de mil alunos do ensino fundamental. O vereador Nestor Schwertner justificou que o trabalho desempenhado pela Otília Rieth mereceu reconhecimento da Câmara Municipal. “Aceitamos o pedido da direção da Escola para prestarmos essa homenagem. A presença de lideranças comunitárias e do esporte, além de toda a comunidade escolar demonstra a credibilidade e a importância que essa instituição possui”, ressaltou. “Esses mais de mil alunos estão bem encaminhados aqui, pois sabemos que essa escola aposta na educação inclusiva.”
Carlos Fleck saudou o trabalho realizado pela direção da Otília Rieth. “A Escola reflete aquilo que a direção faz e percebemos os resultados positivos na vida dos jovens da Zona Norte”, disse. Fleck comentou sobre o lançamento do primeiro lote de chips da HT Micron, na última segunda-feira (17/10). “Essa empresa precisará de mão de obra qualificada em Tecnologia e por isso temos de preparar nossos jovens para ocupar as vagas oferecidas. Por isso, batalhamos a implantação da Escola Técnica Federal no município”, reforçou.
Alexandre Schuh lembrou de seus pais, que sempre o incentivaram a estudar e tinham como referência a Escola Otília Rieth. “Foi uma Escola que atendeu a população rural. Sou filho de imigrantes alemães, que ajudaram no crescimento da Zona Norte”, resgatou. “A conjuntura do Vale do Sinos remete-nos para a necessidade de educação qualificada. Na quebra do setor coureiro-calçadista percebemos isso. Agora com o crescimento econômico, também identificamos o quanto é fundamental a educação e qualificação profissional.”
O presidente da Câmara Municipal, Ary Moura, prestou uma homenagem a toda comunidade escolar em nome do Poder Legislativo Municipal. Ele recordou a paixão de Leonel Brizola pela educação. “Quando ele falava neste tema os olhos dele brilhavam. As escolas de turno integral surgiram por vontade política de Leonel Brizola. Defendemos esse legado e sabemos que essa Escola desempenha um papel importante na formação de nossos jovens”, elucidou.
O diretor da Escola Otília Rieth, Leonardo Seelig, agradeceu a homenagem da Câmara Municipal e saudou os pais. “Obrigada por vocês depositarem a confiança em nós professores, deixando seus filhos aqui”, reconheceu. A secretária municipal de Educação, Leocádia Schoffen enfatizou que a educação vem de casa. “Contamos com a ajuda dos pais, que dentro de casa devem passar valores aos seus filhos para que eles cheguem à Escola prontos para receber a aprendizagem dos professores”, salientou.
A Câmara Municipal ofereceu uma placa de homenagem à direção da Escola e certificados para as ex-diretoras. O evento contou com apresentações culturais dos alunos e professores. Após a sessão, a comunidade escolar, vereadores e participantes confraternizaram com direito a bolo de aniversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário