terça-feira, 23 de outubro de 2012

Comitê Legislativo Pró-Sinos reuniu-se com diretor do Consórcio


Foi na manhã de sexta (19/10), o encontro entre vereadores integrantes do Comitê Legislativo de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos, com o diretor executivo do Consórcio, Maurício Prass. O gestor ambiental falou sobre algumas das atividades realizadas pelo Consórcio Pró-Sinos na região da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. O Pró-Sinos é o primeiro Consórcio de direito público do Brasil. O órgão disponibiliza recursos para aprovação, divulgação e mobilização social voltados ao saneamento básico da bacia do Rio dos Sinos.

O presidente do Comitê Legislativo, vereador Nestor Schwertner, destacou que “o grande desafio será se apropriar do Plano de Gerenciamento da Bacia – que é o melhor do Estado -; divulgá-lo e consequentemente mobilizar toda a comunidade para aplicá-lo. Se olharmos a região inteira, temos muitas tarefas para realizar”, salientou.

Nestor enfatizou a importância da aplicação de R$ 10 milhões no Sistema de Monitoramento, que analisa a qualidade da água, a vazão, o nível do rio e a situação climática. Também a construção da Usina de Triagem de Resíduos da Construção Civil e a intermediação que o Consórcio fez de conseguir mais R$ 700 milhões do PAC 1 e 2, para os municípios conveniados cuidarem do tratamento do esgoto e dos resíduos.

A coordenadora de Educação Ambiental do Consórcio, Deisi Stella, falou sobre a necessidade de conscientização e de um forte projeto para as escolas envolverem-se na coleta seletiva de resíduos. Para isso, o Pró-Sinos conta com o programa permanente de “Coletivos Educadores”.

A próxima reunião do Comitê Legislativo será no dia 7 de novembro, na Câmara de Vereadores de Canoas.


Jornalista: Juliana Leal
Assessora de Comunicação da bancada do PT/SL

Nenhum comentário:

Postar um comentário