terça-feira, 29 de abril de 2014

Bancada petista de São Leopoldo defende a criação da Univales durante audiência pública na AL/RS




O vereador Nestor Schwertner (PT/SL) e representantes da bancada petista acompanharam a audiência pública para a criação da Universidade Pública Federal dos Vales (Univales), realizada na manhã desta terça-feira (29/4), na Assembleia Legislativa do RS. A atividade foi feita pela Comissão de Educação da AL por iniciativa da deputada estadual, Ana Affonso (PT/SL), que está em licença maternidade. Participaram deputados, vereadores, lideranças políticas, sindicais, estudantes e representantes da sociedade civil.
Como coordenador da Frente Parlamentar de São Leopoldo pela criação da Univales, Nestor defendeu a necessidade de uma instituição pública de ensino superior para atender a demanda regional. “Atualmente 15% dos brasileiros têm a oportunidade de concluir o nível superior. Com os governos Lula e Dilma, o Brasil aumentou os investimentos em educação, de 2% em 2002 passou a 7,5%de investimentos nessa área. É um momento extraordinário para garantirmos uma universidade pública na região. Temos de fortalecer esse movimento em prol da Univales”, elucidou.
                Durante a apresentação do projeto de criação da Univales, o coordenador do Movimento e professor na Fundação Escola Técnica Liberato, Pedro Pedro Giehl justificou a importância de uma universidade pública federal na região dos Vales do Sinos, Caí, Paranhana e Serra. “O Vale do Sinos tem 1,3 milhão de habitantes, que somando com a população da Serra totaliza 2,8 milhões de habitantes. Constatamos que 30% da população está desprovida de educação pública de ensino superior. Trata-se de uma região em desenvolvimento que carece de profissionais qualificados e preparados para atender a demanda”, explicou. “O Movimento Univales é independente de bandeiras partidárias, pois o tema da educação é um dever de todos nós.”

                Ao final da audiência pública, o deputado estadual Adão Villaverde (PT), que coordenou os trabalhos da mesa, propôs os seguintes encaminhamentos: Votação imediata do Plano Nacional da Educação; moção de apoio formal da AL à criação da Univales; articulação das frentes municipais e estadual com a Câmara Federal e o Senado pela instalação da universidade pública federal; trabalhar na perspectiva de uma universidade com conceito de multicampo; estabelecer relação com o Ministério da Educação para colaborar com essa luta; intensificar o recolhimento das 100 mil assinaturas em favor da Univales, que serão entregues a presidente Dilma Rousseff. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário