quinta-feira, 29 de maio de 2014

Nestor (PT) e parlamentares gaúchos reivindicaram a criação da Univales na reunião com ministro da Educação em Brasília



O vereador Nestor Schwertner integrou a comitiva de parlamentares gaúchos que esteve em Brasília, no dia de ontem (28/5), para propor oficialmente ao ministro da Educação, José Henrique Paim a criação da Univales. Trata-se de uma universidade pública federal que atenderá a demanda de ensino superior de mais de 2,8 milhões de habitantes nos Vales do Rio dos Sinos, Paranhana, Cai, Taquari e Serra. O ministro mostrou-se otimista com a iniciativa e pediu aos parlamentares gaúchos que elaborem um projeto para que a Univales seja viabilizada, pois há vontade política do Ministério da Educação e Cultura.
Na ocasião, as autoridades também debateram com o ministro a ampliação do número de escolas infantis no Rio Grande do Sul. A comitiva foi integrada pelo vereador Nestor Schwertner, o prefeito de NH, Luís Lauermann e o Diretor Executivo da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense, Flávio Luís Barbosa Nunes.
Na próxima quarta-feira (4/6), o vereador Nestor realiza audiência pública, às 19h, na Câmara Municipal de São Leopoldo, para debater com a população a criação da Univales. Ele também está recolhendo assinaturas em apoio à instalação da Univales, a fim de colaborar com a meta de 100 mil assinaturas. 

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Vereador Nestor é incansável na paralisação dos servidores públicos de São Leopoldo que permanecem ocupando a Câmara

Nestor é incansável na luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e honra sua trajetória de movimento sindical até hoje, participando das manifestações das categorias. Em São Leopoldo, ele acompanha a campanha salarial do funcionalismo público, que está em estado de greve há 21 dias. Nesta quinta-feira (22/5), os manifestantes completam 48 de paralisação dos serviços públicos. Trata-se de uma campanha unificada que inclui servidores da saúde, educação, guarda municipal, Semae e Prefeitura. Eles repudiam a proposta apresentada pelo governo do prefeito Anibal Mocir da Silva , que oferece 5,6% de reposição da inflação e 1% de aumento para 2015. Na tarde de hoje, a comissão negociadora será recebida pelo prefeito Moacir, que sinaliza nova proposta. Depois, os servidores públicos fazem assembleia para avaliar se entram em greve por tempo indeterminado. Nestor contestou o descaso do governo municipal com os trabalhadores. "Estamos lidando com um governo autoritário e intransigente, que governa para a elite. Nossa bancada petista apoia de forma incansável as manifestações dos servidores por acreditar que é uma forma legítima e democrática dos trabalhadores garantirem um acordo salarial digno", avaliou.  

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Nestor Schwertner prestigia entrega de prensa à Cooperativa Univale da Feitoria


O vereador Nestor participou da entrega de uma prensa fardadeira, na tarde desta quarta-feira (21/5), à Cooperativa Univale, localizada no bairro Feitoria. A prensa tem investimento de R$ 27 mil e foi garantida via convênio com projeto social da Petrobrás. Trata-se de uma iniciativa da Ong Planeta que coordena o projeto Minuano – Rede Minuano de Catadoras e Catadores, que é patrocinado pela Petrobrás e Governo Federal.
Segundo o responsável pela Univale, Alessandro Alves a prensa vai qualificar o trabalho dos catadores e recicladores. “É um equipamento mais rápido que produz o fardo padrão que a indústria de reciclagem exige”, explicou.
Nestor Schwertner reforçou a parceria com as cooperativas de reciclagem. “O governo federal e a Petrobrás reforçam a responsabilidade social, investindo nesse tipo de projeto”, destacou. “É um empreendimento que gera muitas oportunidades para as famílias de recicladores.”

terça-feira, 20 de maio de 2014

Nestor Schwertner apoia paralisação dos servidores públicos até quinta e tenciona que a Câmara não vote projetos em solidariedade à luta dos trabalhadores

O vereador Nestor Schwertner é um sindicalista incansável na luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e tem acompanhado de perto a campanha salarial dos servidores públicos de São Leopoldo. Ele repudia a proposta do governo Moacir da Silva que oferece 5,61% de reposição da inflação e reajuste salarial de 1% a ser pago em 2015. "Na atual conjuntura, todas as categorias fecharam acordo salarial com aumento real de salário apenas no governo de São Leopoldo existe esse impasse", disse. Na manhã desta terça-feira (20/5), Nestor, a bancada petista e outros vereadores acompanharam a rodada de negociações com o funcionalismo. "O governo tucano reafirmou seu descaso com os trabalhadores. O prefeito Moacir fugiu da agenda, viajando para Curitiba e deixou o secretário da Fazenda, Gilson Gotardo encarregado de negociar com os servidores públicos. Ele foi taxativo alegando que o governo Moa não tem uma nova proposta."
Em resposta ao descaso do governo municipal, os servidores públicos  decidiram permanecer com a paralisação até a próxima quinta-feira (22/5). 
Em solidariedade à luta dos servidores públicos do Município, a bancada do PT apoiará a deliberação do funcionalismo impedindo a votação de projetos na Câmara Municipal nesta semana. Os servidores públicos ocuparam o plenário e a praça em frente à Câmara Municipal, fazendo uma série de manifestações que fazem parte da paralisação de 48h. Está prevista uma nova rodada de negociações na próxima quinta-feira (22/5), às 14h. Caso o governo Moacir da Silva não avance, o funcionalismo entrará em greve.

Os vereadores do PT, Carlinhos Fleck, Nestor Schwertner e Luiz Antônio Castro continuam apoiando a luta dos servidores públicos, pois consideram que as manifestações são legítimas e necessárias para pressionar o governo a propor um acordo salarial digno. De acordo com a bancada petista, a luta unificada dos trabalhadores da saúde, educação, guarda municipal e prefeitura fortaleceu a campanha salarial de 2014. A bancada do PT também fará o possível para tentar uma intermediação com o governo municipal, a fim de garantir um diálogo que ofereça avanços aos servidores públicos. 



segunda-feira, 19 de maio de 2014

Aniversário do vereador Nestor Schwertner (PT) reúne centenas de pessoas e motiva pré-candidatura às próximas eleições




Centenas de pessoas participaram da festa de aniversário do vereador Nestor Schwertner (PT), no último domingo (18/5), no salão da Paróquia São João Batista. A atividade contou com as presenças do deputado federal, Ronaldo Zulke, do diretor da Corsan, Tarcísio Zimmermann, do presidente do PT/RS, Ary Vanazzi, do presidente do PT/SL, José Carlos Pereira, do deputado estadual, Raul Pont, do vereador Carlinhos Fleck, além de lideranças políticas e sindicais. Nos discursos, foi consenso a importância de reeleger o projeto político do governador do RS, Tarso Genro e da presidente, Dilma Rousseff e trabalhar para eleger uma grande bancada petista na Assembleia e na Câmara Federal.

Durante sua manifestação, o vereador Nestor agradeceu aos apoiadores, colaboradores e autoridades, reforçando que o povo de São Leopoldo, Estado e País merecem um governo democrático que trabalhe pelos direitos e melhoria da qualidade de vida da população. “Após um dia desafiador, comemoração dos meus 56 anos, com a presença de pessoas comprometidas com a transformação e a esperança superando em números nossas expectativas. Estou feliz, com as baterias recompostas, como "ganso novo em beira de açude". A presença e a opinião das pessoas nos dão a convicção e a certeza do novo desafio que teremos para concorrer nas próximas eleições. Agradeço de coração toda a equipe de trabalho que resultou neste dia tão especial. Muito obrigado!”, reconheceu Nestor. 

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Servidores públicos do Município intensificam manifestações e Nestor presta apoio à luta dos trabalhadores por mais respeito e acordo salarial digno





Desde cedo da manhã desta quarta-feira (14/5), servidores públicos intensificaram sua luta por respeito e por um acordo salarial mais digno, paralisando suas atividades com manifestações públicas e vigília. A mobilização começou no Hospital Centenário com os profissionais da saúde. Os trabalhadores da saúde, educação, guardas municipais e demais funcionários uniram-se à CUT e sindicatos de outras categorias e concentraram-se em frente à Prefeitura de São Leopoldo. Mais mil funcionários ecoaram palavras de ordem, pedindo mais respeito e valorização do funcionalismo público do Município. Eles lutam por um acordo salarial mais digno e pressionam o governo Moacir da Silva a apresentar uma proposta melhor, que ofereça aumento real de salário e discuta cláusulas sociais. O governo municipal mantém o silêncio e até o momento somente propos  5,61% de reposição da inflação e 1% de reajuste a ser pago em 2015. Dedicado ao movimento sindical, Nestor acompanhou a paralisação e as manifestações do funcionalismo por entender que os trabalhadores da administração pública, que prestam serviço público à população, merecem mais respeito e dignidade. 

terça-feira, 13 de maio de 2014

Nestor Schwertner e Movimento Univales pedem apoio do ministro da Educação durante inauguração de escolas em Novo Hamburgo




O vereador Nestor Schwertner (PT) e representantes do Movimento Univales pediram o apoio do ministro da Educação, Henrique Paim para instalação da universidade pública federal na região. A manifestação do grupo foi feita durante a inauguração de três Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), no bairro Roselândia, em Novo Hamburgo, na tarde desta terça-feira (13/5). Também participaram da atividade o secretário de Estado da Educação, José Clovis de Azevedo; o prefeito de Novo Hamburgo Luís Lauermann; deputados estaduais e federais e profissionais da Educação.
Nestor defende a criação da Univales por avaliar que a região dos Vales e Serra com mais de 2,8 milhões de habitantes, carece de uma instituição pública de ensino superior. “Atualmente 15% dos brasileiros têm a oportunidade de concluir o nível superior. Com os governos Lula e Dilma, o Brasil aumentou os investimentos em educação, de 2% em 2002 passou a 7,5%de investimentos nessa área. É um momento extraordinário para garantirmos uma universidade pública na região. Estamos articulando com sindicatos e outros setores da sociedade um movimento para viabilizar essa iniciativa”, elucidou. O Movimento Univales pretende recolher 100 mil assinaturas em apoio à criação da universidade pública federal. 

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Nestor apóia campanha salarial dos servidores públicos do Município







Tendo na sua trajetória a atuação como dirigente sindical da CUT/Vale dos Sinos, Nestor sempre esteve ao lado da classe trabalhadora e agora apóia a campanha salarial dos servidores públicos do Município. Ele contesta a postura do governo municipal que ofereceu a reposição da inflação de 5,61% sem aumento real de salários, proposta que não atende a pauta de reivindicações do funcionalismo. “Vivemos um impasse no Município, diante da proposta apresentada pelo governo municipal, que é um retrocesso. Nenhuma categoria fechou dissídio sem reajuste salarial. Se o governo teve receita para aumentar o salário dos médicos do Hospital Centenário porque não paga reajuste aos demais servidores públicos?”, argumentou.
No governo PT, o funcionalismo público municipal obteve uma de suas maiores conquistas com a instituição da hora máquina e do vale alimentação, em 2006. Deste período até novembro de 2012, o vale aumentou de R$ 6,00 para R$ 14,50. A partir de 2007, o governo petista passou a recuperar as perdas salariais, iniciativa ignorada por outros governnos. Até 2011, o total de reposição das perdas salariais chegou a 7,33%.
Índices de reajuste salarial: 2005 a 2012
INPC- 41,62%
Aumento real - 27,03%
Total: 52,87%
Total das perdas - 7,33%
Vale-alimentação - R$ 14,50
Além do reajuste salarial, o governo anterior aumentou o fundo do IAPS para R$ 130 milhões, garantiu o plano de saúde do IPE (reivindicação antiga dos servidores), instiuiu o risco de vida para os guardas municipais, ofereceu cursos de qualificação e capacitação profissional para várias áreas, melhorou a estrutura física da prefeitura e realizou concurso público para contratação de novos servidores. Número de funcionários aumentou de dois para seis mil.

Caminhada fortaleceu a campanha salarial dos servidores públicos e a mobilização contra aprovação do PL 199 

Diante desse impasse, Nestor e os demais vereadores da bancada petista fortaleceram a caminhada pela Independência por um acordo salarial mais digno. Nessa atividade, servidores públicos e movimentos sociais também aderiram à mobilização dos vereadores contra a aprovação do PL 199, que estabelece o aumento abusivo de taxas tributárias na construção civil. Nestor tem participado de todas as agendas da campanha salarial e pressiona os vereadores governistas na Câmara para que garantam um acordo salarial mais digno. 

Vereadores do PT reforçam voto contrário ao PL 199 e convidam o povo para manifestação pública no sábado


Depois de uma forte mobilização da bancada petista contra a aprovação do Projeto de Lei 199, lideranças comunitárias e manifestantes lotaram o plenário da Câmara Municipal, na noite de ontem (8/5) para pressionar os vereadores pelo voto contrário. O projeto do governo municipal determina o aumento abu

sivo de taxas tributárias na construção civil. Na proposta inicial, o governo apresentou um acréscimo de 194% dos tributos para as construções de até 70 metros quadrados. Diante da repercussão negativa, o governo municipal recuou e propôs uma emenda isentando taxas para as construções até 70 metros quadrados. Os vereadores do PT avaliaram a proposta como manobra dos governistas para maquiar um projeto que onera o a população mais pobre.
Nestor Schwertner argumentou que antes do governo municipal fazer qualquer tipo de expediente deveria ouvir o povo para decidir a viabilidade do projeto. “O PL 199 é inviável para o povo de São Leopoldo, pois onera os mais pobres. A cidade quer que as taxas permaneçam no mesmo valor! Esse governo está ao lado da elite, supertaxando a população mais necessitada. Somos contra esse projeto e qualquer tipo de maquiagem para amenizar o impacto negativo que isso gera na sociedade”, manifestou.
Mesmo diante da pressão dos manifestantes, os demais vereadores concederam voto favorável à emenda e ao PL 199, em primeira votação. A sessão foi tensa e manifestantes receberam ameaças. Alguns foram retirados do plenário, contestando que foram impedidos de manifestarem-se livremente. O líder da bancada petista, Carlos Fleck convocou a população para uma grande caminhada neste sábado (9/5), com concentração às 9h, em frente à Câmara Municipal, a fim de fortalecer o movimento contra a aprovação do PL 199, que entra em segunda votação dia 22 de maio.        

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Nestor e Zulke fazem plenária com a militância no Dia do Trabalhador, debatendo tática eleitoral para 2014





No dia Dia do Trabalhador, na última quinta-feira, o vereador Nestor Schwertner e o deputado federal Ronaldo Zulke realizaram plenária de seus mandatos na sede do PT de São Leopoldo. Eles conversaram com a militância sobre os avanços da classe trabalhadora nestes 11 anos de governo petista na liderança do País. Também debateram com os companheiros e companheiras os desafios e as metas para a disputa eleitoral de 2014.