segunda-feira, 12 de maio de 2014

Vereadores do PT reforçam voto contrário ao PL 199 e convidam o povo para manifestação pública no sábado


Depois de uma forte mobilização da bancada petista contra a aprovação do Projeto de Lei 199, lideranças comunitárias e manifestantes lotaram o plenário da Câmara Municipal, na noite de ontem (8/5) para pressionar os vereadores pelo voto contrário. O projeto do governo municipal determina o aumento abu

sivo de taxas tributárias na construção civil. Na proposta inicial, o governo apresentou um acréscimo de 194% dos tributos para as construções de até 70 metros quadrados. Diante da repercussão negativa, o governo municipal recuou e propôs uma emenda isentando taxas para as construções até 70 metros quadrados. Os vereadores do PT avaliaram a proposta como manobra dos governistas para maquiar um projeto que onera o a população mais pobre.
Nestor Schwertner argumentou que antes do governo municipal fazer qualquer tipo de expediente deveria ouvir o povo para decidir a viabilidade do projeto. “O PL 199 é inviável para o povo de São Leopoldo, pois onera os mais pobres. A cidade quer que as taxas permaneçam no mesmo valor! Esse governo está ao lado da elite, supertaxando a população mais necessitada. Somos contra esse projeto e qualquer tipo de maquiagem para amenizar o impacto negativo que isso gera na sociedade”, manifestou.
Mesmo diante da pressão dos manifestantes, os demais vereadores concederam voto favorável à emenda e ao PL 199, em primeira votação. A sessão foi tensa e manifestantes receberam ameaças. Alguns foram retirados do plenário, contestando que foram impedidos de manifestarem-se livremente. O líder da bancada petista, Carlos Fleck convocou a população para uma grande caminhada neste sábado (9/5), com concentração às 9h, em frente à Câmara Municipal, a fim de fortalecer o movimento contra a aprovação do PL 199, que entra em segunda votação dia 22 de maio.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário