O Comitê Intermunicipal de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos esteve reunido na Câmara Municipal de Portão, na manhã desta quarta-feira (16/9). Tendo como presidente o vereador leopoldense Nestor Schwertner (PT), o grupo reúne parlamentares dos 32 municípios que compõem a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. A comitiva de vereadores foi recebida pelo presidente do Legislativo da cidade, Sílvio Soares.
Na abertura da reunião, o coordenador de Resíduos de Construção e Demolição Extradomiciliares de São Leopoldo, Joel Garcia Dias, relatou a situação do Rio dos Sinos. “Com a forte chuva, o nível do rio aumentou, ocasionando a remoção de cerca de 60 famílias. O tempo seco garantiu que o nível baixasse 10 centímetros de ontem para hoje. Mas se voltar a chover, o problema pode se agravar”, alertou.
Nestor Schwertner destacou a importância dos municípios participarem do Comitê. “Até 2012, a previsão é que o Rio dos Sinos esteja 60% em melhores condições. Precisamos promover ações conjuntas capazes de recuperar a bacia hidrográfica”, salientou. “Temos regiões que ainda não têm água municipalizada, como é o caso de Nova Hartz. As cidades precisam apresentar projetos em prol do saneamento básico e da qualidade de vida da população”, reforçou.
A respeito do Pré-sal, os vereadores incentivaram as câmaras municipais a encaminharem moções de apoio para que os royalties venham também para o Estado. Os parlamentares do Comitê Pró-sinos também irão integrar o Comitê em Defesa do Pré-sal.
De Portão, a comitiva seguiu para Estância Velha onde visitou a Utresa (Usina de Tratamento de Resíduos), responsável pela mortandade de 1 milhão de peixes no Rio do Sinos, em 2005. Os parlamentares foram recebidos pelo biólogo, Jackson Müller, um dos interventores na empresa. Müller alegou que a poluição no Rio dos Sinos foi provocada por falhas no sistema operacional da UTRESA. O biólogo esclareceu que, atualmente, a empresa está numa nova fase, regularizando várias situações para evitar o problema. A comitiva visitou as dependências da UTRESA, pedindo mais cuidado com o meio ambiente. O próximo encontro do Comitê será dia 14 de outubro, em Rolante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário