quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Vereador Nestor participa de lançamento do programa “Território da Paz” em São Leopoldo com o ministro da Justiça Tarso Genro


O vereador Nestor Schwertner (PT) esteve presente no lançamento em São Leopoldo do Programa “Território da Paz”, dia 17 de dezembro. A escolha do bairro Vicentina para execução desta iniciativa se deve ao alto índice de violência no local. O objetivo do governo federal é atingir as regiões de maior vulnerabilidade social por meio de políticas públicas integradas. A solenidade ocorreu na Praça Lenon Joel, na Vila Paim, o coração do bairro. O nome é uma homenagem ao jovem Lenon Joel Backes, morto no bairro após tentativa de assalto. O ministro da Justiça Tarso Genro lembrou que São Leopoldo foi a primeira cidade no Brasil a criar um Gabinete de Gestão Integrada (GGI). "A experiência dessa administração deu subsídios para a construção do Pronasci.
De acordo com o ministro, o programa mudará o perfil técnico e cultural da Segurança Pública no país. "A polícia do Pronasci está preparada para enfrentar o banditismo e permanecer dentro da comunidade, criando vínculos e buscando soluções em parceria com a população", acrescentou.
Para Nestor Schwertner, o trabalho do Instituto Lenon Joel pela Paz e as ações do Território da Paz oferecem uma nova perspectiva para os jovens, afastando-os da violência e da criminalidade. “A educação, o lazer e a cultura são importantes para o futuro de nossos jovens. Acredito que as ações do Pronasci vão incidir fortemente na prevenção à violência”, salientou o vereador.

Nestor Schwertner acompanha a mobilização do CPERS


Em apoio ao CPERS, Schwertner acompanhou a presidente Rejane Oliveira na assembléia geral de 9 de dezembro, que culminou em uma caminhada até o Piratini. A categoria luta pela manutenção do plano de carreira, ameaçado pelo pacote da governadora.
Segundo o vereador, a ação do CPERS que votou pela greve dos professores a partir de 15 de dezembro, foi a única alternativa da classe trabalhadora. “O governo tenta retirar direitos históricos da categoria e aposta na compra dos deputados como aliados. A comunidade escolar precisa ser parceira daqueles que são educadores de nossos filhos. Trata-se de um governo autoritário, corrupto e intransigente, que perdeu a credibilidade com a população”, argumentou.

Contra o leilão da Casa do Estudante de São Leopoldo

A Casa do Estudante Universitário Leopoldense (Ceul) realizou um ato em defesa da moradia estudantil, no dia 9 de dezembro. A entidade localizada no Centro da cidade se encontra ameaçada pelo Projeto de Lei (PL) 184/2009, que autoriza a venda e o leilão do imóvel que pertence ao Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer/RS).

O vereador Nestor Schwertner prestou sua solidariedade os moradores. "Esta é mais uma ação desastrada do governo Yeda. Todos sabem da importância da casa, que recebe pessoas de todo o país. É lamentável que o local seja entregue ao mercado imobiliário. Não podemos deixar que isso aconteça. A casa já ajudou mais de 200 universitários de baixa renda que foram beneficiados pela moradia de valor acessível", afirmou.

O ato teve como objetivo dar publicidade à ação do Governo do Estado que deseja dar fim a uma organização responsável por abrigar universitários há mais de quarenta anos. O PL se encontra na Assembleia Legislativa desde o dia 12 de agosto e pode ser votado a qualquer instante.

Esta já é a segunda tentativa do Daer de vender o imóvel. A primeira, em 2006, foi por um PL do Governo do Estado semelhante, que foi barrado na Assembleia pela mobilização dos moradores. No entanto, o engavetamento da proposta não foi suficiente para diminuir o interesse imobiliário pela casa.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Balanço de 2009 foi pauta do Comitê Legislativo do Pró-Sinos


O roteiro de atividades do Comitê Intermunicipal de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos encerrou na Câmara Municipal de Canoas, no dia 15 de dezembro. A pauta priorizou o balanço das ações desenvolvidas pelo grupo em 2009. A reunião teve a presença do presidente do Comitê, São Leopoldo Nestor Schwertner (vereador do PT de São Leopoldo); do secretário municipal de Meio Ambiente de Canoas, Celso Baroni; do vereador Aloísio Bamberg e demais parlamentares integrantes do grupo.

Nestor Schwertner (PT) avaliou positivamente as ações do Comitê. “Visitamos 12 municípios da região, conhecendo a realidade ambiental de cada lugar”, comentou. Ele citou a realização do seminário do grupo, que abordou a experiência do plano de bacia desenvolvido pelo Comitê Piracicaba, Jundiaí e Capivari. Schwertner defende uma política para regular a cobrança pelo uso da água. A iniciativa está sendo executada pelo Consórcio Pró-Sinos, que além do plano de bacia, realiza outros projetos para educação ambiental e tratamento de resíduos sólidos. Durante a São Leopoldo Fest, a Unisinos apresentou ao Comitê o estudo de bacia para o Rio dos Sinos, solicitado pelo Consórcio.

O vereador leopoldense citou a visita à comunidade de Areia, onde o governo do Estado estudava a construção de barragens. A tentativa foi derrubada por pressão da comunidade. A Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia Legislativa pretende promover um seminário em março de 2010 para aprofundar os impactos das barragens. A questão do pré-sal também reforçou os debates do Comitê, que encaminhou moções de apoio dos municípios para que o RS fosse incluído nos royalties. Schwertner reforçou que a atuação do Comitê é importante para a construção de ações conjuntas entre os municípios para a preservação ambiental e saneamento básico.

O secretário do Meio Ambiente de Canoas, Celso Baroni, ressaltou a necessidade os vereadores cobrarem das indústrias a preservação ambiental. “A poluição do rio é provocada pelos resíduos industriais e agrícolas, além do lixo jogado pela população. Precisamos conscientizar a todos para mudar essa realidade”, argumentou. Outra questão abordada pelo secretário foi o pequeno percentual de tratamento de água no município de Canoas. O vereador Bamberg alertou sobre a contaminação nos lençóis subterrâneos que degradam o meio ambiente.

A próxima reunião do grupo acontece no dia 10 de fevereiro, em São Leopoldo. O Comitê é formado por vereadores dos 32 municípios que compõem a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. O objetivo é acompanhar e propor sugestões para o Consórcio Pró-Sinos, além de debater assuntos pertinentes ao meio ambiente.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Miguel Rosseto participa de atividade de Nestor Schwertner


















No dia 7 de dezembro, o presidente da Petrobrás Biocombustível, Miguel Rosseto, participou de uma reunião ampliada do conselho político do vereador Nestor Schwertner. Rosseto avaliou o cenário político para 2010, ressaltando a tarefa da militância para eleger Dilma Rousseff a presidente da República e Tarso Genro a governador do Estado. Coordenada pelo vereador Nestor Schwertner, a atividade teve a presença do deputado Ronaldo Zulke, do vereador Alexandre Schuh, lideranças do movimento sindical e apoiadores dos mandatos. Schwertner avaliou positivamente a reunião, enfatizando que essas ações são importantes para que a comunidade possa se enxergar no processo político. "Precisamos levar esperança para as pessoas, apresentado nosso projeto de emancipação, transparência e participação popular", salientou. Nestor estuda a possibilidade de conquistar uma vaga na Assembléia Legislativa.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Gabinete do Nestor Schwertner (PT) promove reunião do conselho político nesta segunda-feira (7/12) na Câmara Municipal

Conjuntura 2010: Perspectivas para o Brasil e o Rio Grande é o tema da reunião do conselho político do gabinete do vereador Nestor Sechwertner (PT), que ocorre nesta segunda-feira (7/12), às 19h, na Câmara Municipal de São Leopoldo (rua Independência, 66, Centro). A abordagem será feita por Miguel Rosseto, presidente da Petrobrás Biocombustível.
Na atividade, Nestor Schwertner fará uma avaliação da conjuntura política municipal, estadual e nacional, projetando as perspectivas para 2010. A reunião é aberta para apoiadores do mandato.

Ronaldo Zulke e Nestor Schwertner realizam plenária


Apoiadores dos mandatos de Ronaldo Zulke e Nestor Schwertner acompanharam a plenária de mobilização política com perspectivas para 2010, no dia 2 de dezembro, na Câmara Municipal de São Leopoldo. Eles debateram o cenário político para o próximo período.

PED mobilizou apoiadores


Mais de 700 apoiadores da chapa Mensagem ao Partido depositaram seu voto a favor do companheiro Alexandre Schuh (PT) para presidência do Partido dos Trabalhadores do município, no dia 22 de novembro. A data marcou o Processo de Eleições Diretas (PED) no país, que escolheu os diretórios municipal, estadual e nacional.
Nestor Schwertner avaliou que o PED de São Leopoldo foi um processo significativo, conseguindo mobilizar os militantes das forças políticas aliadas à Democracia Socialista, que unidas, levaram bom público votante. Alexandre Schuh não venceu nas urnas, mas saiu vitorioso. Mostrou sua força com o apoio das pessoas que acreditaram na sua candidatura. Para Nestor, a vitória de Raul Pont como presidente estadual do PT reafirmou a escolha do melhor projeto político para liderar o partido no Estado.