O roteiro de atividades do Comitê Intermunicipal de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos encerrou na Câmara Municipal de Canoas, no dia 15 de dezembro. A pauta priorizou o balanço das ações desenvolvidas pelo grupo em 2009. A reunião teve a presença do presidente do Comitê, São Leopoldo Nestor Schwertner (vereador do PT de São Leopoldo); do secretário municipal de Meio Ambiente de Canoas, Celso Baroni; do vereador Aloísio Bamberg e demais parlamentares integrantes do grupo.
Nestor Schwertner (PT) avaliou positivamente as ações do Comitê. “Visitamos 12 municípios da região, conhecendo a realidade ambiental de cada lugar”, comentou. Ele citou a realização do seminário do grupo, que abordou a experiência do plano de bacia desenvolvido pelo Comitê Piracicaba, Jundiaí e Capivari. Schwertner defende uma política para regular a cobrança pelo uso da água. A iniciativa está sendo executada pelo Consórcio Pró-Sinos, que além do plano de bacia, realiza outros projetos para educação ambiental e tratamento de resíduos sólidos. Durante a São Leopoldo Fest, a Unisinos apresentou ao Comitê o estudo de bacia para o Rio dos Sinos, solicitado pelo Consórcio.
O vereador leopoldense citou a visita à comunidade de Areia, onde o governo do Estado estudava a construção de barragens. A tentativa foi derrubada por pressão da comunidade. A Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia Legislativa pretende promover um seminário em março de 2010 para aprofundar os impactos das barragens. A questão do pré-sal também reforçou os debates do Comitê, que encaminhou moções de apoio dos municípios para que o RS fosse incluído nos royalties. Schwertner reforçou que a atuação do Comitê é importante para a construção de ações conjuntas entre os municípios para a preservação ambiental e saneamento básico.
O secretário do Meio Ambiente de Canoas, Celso Baroni, ressaltou a necessidade os vereadores cobrarem das indústrias a preservação ambiental. “A poluição do rio é provocada pelos resíduos industriais e agrícolas, além do lixo jogado pela população. Precisamos conscientizar a todos para mudar essa realidade”, argumentou. Outra questão abordada pelo secretário foi o pequeno percentual de tratamento de água no município de Canoas. O vereador Bamberg alertou sobre a contaminação nos lençóis subterrâneos que degradam o meio ambiente.
A próxima reunião do grupo acontece no dia 10 de fevereiro, em São Leopoldo. O Comitê é formado por vereadores dos 32 municípios que compõem a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. O objetivo é acompanhar e propor sugestões para o Consórcio Pró-Sinos, além de debater assuntos pertinentes ao meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário