terça-feira, 30 de março de 2010

DNIT apresenta projeto de melhorias na BR-116


No dia 26 de março, o vereador Nestor Schwertner (PT/SL) marcou presença na audiência do Comitê de Acompanhamento das Obras de Infraestrutura Viária da Região Metropolitana de Porto Alegre, coordenado pelo deputado estadual Ronaldo Zulke (PT). Na ocasião, foi apresentado pelo DNIT e a empresa Magna Engenharia o projeto das obras de melhoramentos físicos e de segurança na BR-116 no trecho entre a RS-239 e a BR-290. Entre as principais obras estão o alargamento de pontes e viadutos, a construção de mais pistas e melhorias na sinalização.

O deputado Ronaldo Zülke (PT) destacou que o projeto apresentado é resultado das sugestões sistematizadas pelo comitê há dois anos. “O projeto precisa de pequenos ajustes e o comitê oferecerá a sua contribuição para que nos próximos 120 dias possamos consolidar boas alternativas ao trânsito da BR-116”, adianta. Após este período, o projeto será detalhado em nova reunião para que, em seguida, seja aberto o processo de licitação para as obras. O deputado Ronaldo Zülke sugeriu que as obras sejam divididas em lotes e que o trecho entre a ponte sobre o Rio Gravataí e o viaduto da Metrovel, em Canoas, ganhe prioridade, “pois é o principal gargalo na rodovia”. Se considerarmos o conjunto das intervenções do governo Lula na BR-116 e a construção da BR-448, a Rodovia do Parque, teremos melhorias no fluxo de veículos para os próximos 20 ou 30 anos”, compara Zülke. Os recursos de R$ 170 milhões para as obras de melhoramentos na BR-116 estão garantidos no PAC. Estima-se que sejam necessários mais R$ 250 milhões para a conclusão das obras, recursos que estão sendo articulados para o PAC 2, de acordo com o deputado.

Estiveram presentes na reunião o superintendente regional do DNIT/RS, Vladimir Casa, os prefeitos de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann; de Esteio, Gilmar Rinaldi; de Sapucaia do Sul, Vilmar Ballin, e de Dois Irmãos, Miguel Schwengber, e Rosane Lipert, do PT de Cachoeirinha, entre outros. Obras visam melhorar tráfego e segurançaDe acordo com o DNIT, as obras visam melhorar as condições de segurança e mobilidade urbana na Região Metropolitana, transformando a BR-116 em “Rodovia Expressa”. Entre as obras estão o aumento do número de faixas (de quatro para cinco pistas no sentido capital-interior e de duas para três pistas no sentido interior-capital). O viaduto de Canoas, atualmente sustentado por um pilar na pista central, poderá ser retirado, surgindo no local uma ponte estaiada para a sustentação do mesmo. O município de Esteio ganhará três viadutos e uma alça de acesso.

Em São Leopoldo, a ponte sobre o Rio dos Sinos será ampliada. O deputado Zülke levou a sugestão do prefeito do município, Ary Vanazzi, de que o projeto proporcione a ligação direta da cidade com Novo Hamburgo por meio de pistas laterais, sem a necessidade de tráfego na BR-116, já que o alargamento da ponte permitiria esta alternativa.Além disso, integram o projeto ações de controle de ingresso e saída de veículos, malha viária de apoio, desvios de tráfego, Serviço de Atendimento aos Usuários (SAU), placas de sinalização, Centro de Controle Operacional, entre outras.

Viaduto da Unisinos

O vereador Nestor Schwertner (PT/SL) tem acompanhado o trabalho do Comitê coordenado pelo deputado Ronaldo Zulke, a fim de colaborar na garantia de melhorias para a população de São Leopoldo e região. Morador do bairro São João Batista, ele apóia a construção do viaduto da Unisinos, reivindicação antiga da comunidade, que 30 anos espera pela obra.
Informações extraídas do jornalista Lucidio Gontan - gabinete do deputado estadual Ronaldo Zulke (PT).

Lideranças políticas prestigiam o seminário "A estratégia socialista hoje"


No dia 27 de março, o vereador Nestor Schwertner (PT/SL) e seus apoiadores participaram do seminário “A estratégia socialista hoje”, organizado pelo deputado Ronaldo Zülke (PT). A atividade ocorreu no auditório do SESC, em Gravataí, reunindo lideranças políticas de Porto Alegre e região metropolitana. O primeiro palestrante foi o economista Márcio Pochmann, presidente do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Ele ressaltou o protagonismo do Brasil no atual cenário internacional, marcado pela grande crise do sistema capitalista em 2009.

Pochmann defendeu que o “deslocamento do centro dinâmico do mundo”, com os problemas enfrentados pelos Estados Unidos, abriu possibilidade do Brasil liderar a construção de um novo projeto de desenvolvimento em âmbito mundial, denominado por ele de “sociedade superior”. Para isto, sustentou o economista, o país precisa elaborar uma “agenda civilizatória, que modernize o Estado e o coloque em condições de “enfrentar os desafios do século 21”.

Para Márcio Pochmann, uma questão chave neste momento é sintonizar as políticas públicas com as mudanças que estão ocorrendo no mundo do trabalho, com os avanços registrados nas áreas tecnológica, científica, educacional e demográfica. “Hoje, o ensino superior não é mais teto, é o piso dentro da formação de um profissional, portanto o ingresso do jovem no mercado de trabalho poderia ser adiado para os 25 anos. Também seria necessário remodelar o sistema educacional, de forma que a educação fosse pensada como um processo para a vida inteira, pois, em 2030, a estimativa de vida das pessoas deve chegar a 100 anos; no início do século era de 35 anos. Além disso, a ciência conseguiu separar a reprodução humana do sexo e as famílias, que antes eram numerosas, são cada vez menores. Tudo isto muda dramaticamente as relações de trabalho e as instituições, nos moldes como estão organizadas hoje, não estão preparadas para o futuro”, avaliou.

Pochmann dividiu a exposição com o ex-ministro do Desenvolvimento Agrário. Atual presidente da Petrobrás Biocombustíveis, Miguel Rosssetto destacou a importância de a sociedade estar inserida no debate sobre as mudanças que devem ser operadas. “Não há dúvidas de que os governos do presidente Lula foram e ainda são decisivos para o Brasil, neste momento, junto com outros países como a China e a Índia puxar a recuperação da economia mundial. Agora, do ponto estratégico temos que organizar um sistema produtivo e social que tenha tamanho suficiente para ofertar os serviços e bens essenciais à vida da população, desconcentrando poder, distribuindo renda, democratizando o acesso à saúde e à educação, estimulando o surgimento de novos modelos, como a economia solidária, adotando padrões energéticos sustentáveis e colocando um ponto final na relação predatória com o meio ambiente, na exclusão racial e na discriminação de gênero. Tudo isto faz parte daquilo que estamos chamando de revolução democrática para o País, da estratégica programática que o Brasil deve oferecer em escala mundial”.Segundo ambos palestrantes, estes são os principais obstáculos a serem superados dentro da perspectiva socialista para o século 21. “A crise do modelo americano mostrou que nossas teses em defesa da ação reguladora do Estado estavam corretas. Nós resistimos, preservando o Banco do Brasil, a Petrobrás, o BNDES. A experiência brasileira é reconhecida como vitoriosa e isto nos dá respaldo para ousar”, observou Rosetto.

Ao concluir, Marcio Pochmann lembrou que a maioria política construída pelo presidente Lula no Brasil “abriu abre uma janela de oportunidades para uma o surgimento de uma sociedade menos consumista e mais autônoma, simples, e saudável, com uma jornada de trabalho que preserve o tempo do lazer e o entrosamento familiar. “A ousadia é a trajetória que devemos perseguir”, concluiu o economista.

Informações extraídas Do Blog do Charles Scholl, postado no site www.vermelho.org.br Osvaldo Bertolino "Do outro lado da notícia".

Comissão de Vereadores acompanharam manifestação dos moradores da Feitoria Seller


No dia 27 de março, uma Comissão de Vereadores acompanhou a manifestação dos moradores da Feitoria Seller contra a demolição do prédio da Associação de Moradores do Jardim Uirapuru e do Centro Comunitário Sagrado Coração de Jesus. Participaram da atividade o presidente da Comissão, Nestor Schwertner (PT/SL) e os parlamentares Brasil Oliveira (PSB), Fernando Henning (PPS)e Daniel Daudt Schaefer (PMDB), também integrantes do grupo.
Mais de 300 pessoas da comunidade participaram do ato, que iniciou com um abraço simbólico aos dois prédios, seguido de uma caminhada até a rótula da avenida Integração com a avenida Feitoria. Os manifestantes fecharam o local, protestando contra a decisão do Ministério Público que pede a derrubada dos prédios por considerar o local como área verde.
O presidente da Comissão, vereador Nestor Schwertner (PT/SL) articula junto à prefeitura e demais parlamentares a compensação de área para que a comunidade não fique sem o trabalho social que é desenvolvido pela Associação e Centro Comunitário. A comunidade prepara um dossiê com fotos, vídeos e outros registros, a fim de comprovar o trabalho comunitário desenvolvido pelas entidades com os índios, terceira idade e crianças.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Nestor Schwertner (PT/SL) prestigia as 27 Horas Ininterruptas de Teatro no Vale do Sol


O vereador Nestor Schwertner (PT/SL) prestigiou a abertura do evento “27 Horas Ininterruptas de Teatro no Vale do Sol”, que iniciou no dia 26 de março, no Vale do Sol. A iniciativa foi da Prefeitura do Vale do Sol tendo como objetivo homenagear o Dia Mundial do Teatro, celebrado em 27 de março. Segundo Schwertner, a jornada teatral é uma ação positiva, pois resgata a função social que a arte oferece à comunidade. “Também é uma forma de garantir a inclusão social da população que não tem acesso à cultura”, afirmou. “Foi uma atividade inédita que começou na sexta-feira e se estendeu até às 22h de sábado, promovendo cultura para uma população de 11 mil habitantes”, destacou.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Comissão de Vereadores estuda solução para os moradores da Feitoria Seller

A Comissão de Vereadores que acompanha a situação da comunidade da Feitoria Seller estuda uma solução para que a Associação de Moradores do Jardim Uirapuru e do Centro Comunitário Sagrado Coração de Jesus não perca seu espaço físico. Conforme determinação do Ministério Público o local é considerado como área verde, não podendo ser ocupado. O presidente da Comissão, vereador Nestor Schwertner (PT/SL) articula junto à prefeitura e demais parlamentares a compensação de área para que a comunidade não fique sem o trabalho social que é desenvolvido pela Associação e Centro Comunitário.
Moradores fazem atividade em defesa do local neste sábado (27/3)
Depois de fazer várias intervenções na tribuna popular da Câmara Municipal, agora a comunidade prepara um abraço a sede da Associação de Moradores e do Centro Comunitário Sagrado Coração de Jesus, neste sábado (27/3), a partir das 9h (Rua Frederico Algayer, Feitoria Seller). A comunidade prepara um dossiê com fotos, vídeos e outros registros, a fim de comprovar o trabalho comunitário desenvolvido pelas entidades com os índios, terceira idade e crianças.

Plenária Ronaldo Zulke e Nestor Schwertner mobiliza apoiadores em São Leopoldo


Militantes e simpatizantes dos mandatos do deputado estadual Ronaldo Zulke e do vereador Nestor Schwertner, ambos do Partido dos Trabalhadores, prestigiaram a plenária, ocorrida no dia 20 de março, no Colégio São Luís, em São Leopoldo. Além da conjuntura política e econômica do país, a pauta contemplou as perspectivas para o processo eleitoral de 2010, que elege presidente, governador, senador e deputados estadual e federal. Na ocasião, foi ressaltado o compromisso dos petistas em eleger Dilma Rousseff como presidente da República e Tarso Genro a governador do Estado.

Nestor Schwertner (PT/SL) participa de assinatura de contrato de patrocínio da Petrobrás para o Memorial Jesuíta


No dia 22 de março, o vereador Nestor Schwertner (PT) participou do ato de assinatura do contrato de patrocínio da Petrobras para o acervo histórico Memorial Jesuíta da Unisinos. No ato, realizado no auditório da Biblioteca da universidade, a empresa foi representada pelo presidente da Petrobrás Biocombustíveis, Miguel Rossetto.
Pelo acordo, a Petrobras destinará à universidade R$ 100 mil a serem utilizados na microfilmagem, digitalização e arquivamento de mais de 40 mil obras. O Memorial Jesuíta possui 200 mil itens em seu acervo. Conforme a Unisinos, entres as peças do acervo preservadas pela Companhia de Jesus desde 1849 no Memorial Jesuíta, existe um grande número de peças que foram editadas entre os séculos XV e XX. Para Miguel Rossetto, esse projeto é grandioso, pois tem a capacidade de cultivar a memória. “A Petrobras tem a missão de apoiar iniciativas culturais como essa”, acrescentou. Para Nestor Schwertner, a restauração do Memorial Jesuíta é muito valiosa, pois resgata a memória e a história de atuação dos jesuítas no sul do Brasil.

terça-feira, 23 de março de 2010

Vereador Nestor Schwertner (PT/SL) participa de assinatura de conjunto de obras do OP com investimento de mais de R$ 7 milhões


No dia 22 de março, o vereador Nestor Schwertner (PT/SL), ex-secretário do Orçamento Participativo da cidade, participou do ato de assinatura de um conjunto de obras do OP com investimento de mais de R$ 7 milhões. Schwertner foi convidado pelo prefeito Ary Vanazzi, em 2005, para implementar a metodologia do OP no município. “É um dos melhores instrumentos de democracia participativa que o Partido dos Trabalhadores já desenvolveu, partindo de Porto Alegre para São Leopoldo, tornando-se referência no Brasil e no mundo”, justificou o vereador.
A verba totaliza R$ 7.208.255,33. Para pavimentação e drenagem pluvial o orçamento previsto é de R$ 3.043.000,00 a serem empregados nas obras de 26 ruas de diversos bairros. O tema educação será contemplado com R$ 2.839.970,33 para construção de três quadras poliesportivas, uma Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) no bairro Vicentina e ampliação de outra Emei. Os convênios com entidades para construção de sedes, campos de futebol e aquisição de terrenos somam R$ 1.325.285,00.

O secretário municipal do OP, José Carlo Pereira, comentou que as assembleias do OP sempre reuniram um grande de número de pessoas através da boa relação entre o governo municipal e a comunidade. "É uma luta de toda a comunidade e isso valoriza ainda mais as obras. Em todos os cantos da cidade conversamos com as pessoas de forma franca. É motivo de orgulho a participação das pessoas na tomada de decisões e um compromisso do governo municipal concluir as determinações", disse.
Obras anunciadas
● Pavimentação de 26 ruas - ruas Seis, Vinte e Um e Vinte e Sete (loteamento Colina); ruas A, B e Rubi (Parque Panorama); rua Pelotas (vila Santo Augusto); ruas Seiche Fucke e José Thomaz de Lima (vila Santa Helena); ruas Câncer e Escorpião (vila Santa Ana); rua Caibaté (no loteamento Antônio Leite); ruas Aceguá e Umbú (loteamento Santo Antônio); rua Porto Batista (bairro Campina); avenida Oscar Uebel, ruas Encantado e Venâncio Aires (bairro Campestre Orpheu); ruas Doutor Bayard e Leonel Brizola (loteamento Monte Blanco); ruas Ana Maria Glaser, do Lago e Simom Bolívar (vila Barreira); rua João Carlos de Araújo (bairro Independência); rua da Praia (bairro Rio dos Sinos) e rua Ana Neri (bairro Campina). Também será realizada a colocação de saibro na rua Friedrich Albrecht (bairro Campina);

● Construção de três quadras poliesportivas para as escolas municipais Álvaro Luis Nunes (bairro Campina), Paulo da Silva Couto (Parque Mauá) e Emílio Meyer (bairro Feitoria);

● Construção da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vicentina;

● Ampliação da Emei Ipê Amarelo (vila Duque);

● Assinatura de Convênio com 18 entidades.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Nestor Schwertner (PT/SL) visita obras do viaduto da Unisinos


No dia 12 de março, o vereador Nestor Schwertner (PT/SL) junto ao prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, visitou às obras de revitalização das laterais da BR 116. A comitiva teve a presença do diretor de Infra-Estrutura Terrestre do Dnit, Hideraldo Caron. A vistoria ocorreu na altura do cruzamento da BR 116 com a Avenida Atalíbio Taurino de Rezende.
Segundo avalia Nestor Schwertner (PT/SL), morador do bairro João Batista, a construção do viaduto é uma conquista para a comunidade que há 30 anos reivindica pela obra. “Trará mais segurança aos pedestres, reduzindo as mortes no trânsito e o próprio engarrafamento no acesso à Unisinos”, declarou.
Obras
O conjunto de obras de revitalização compreende drenagem pluvial, pavimentação asfáltica e iluminação pública nos dois lados da rodovia, desde o Rio dos Sinos até a divisa com Novo Hamburgo, além da iluminação do viaduto da João Corrêa. O investimento é de R$ 5.745.483, 89, dos quais R$ 4,6 milhões são recursos do Governo Federal e os outros 20%, R$ 1.149.096,78, do próprio município. A previsão é de que a revitalização seja concluída ainda em 2010.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Nestor Schwertner (PT/SL) apresenta emenda ao projeto que institui a Semana Municipal do Hip Hop


No dia 18 de março, foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de São Leopoldo a emenda, de autoria do vereador Nestor Schwertner (PT/SL), ao projeto de lei que institui a Semana Municipal do Hip Hop. Segundo Schwertner, a intenção foi sugerir uma nova redação ao artigo 4º do projeto de lei (de autoria do vereador Brasil Oliveira), incluindo o Fórum Municipal do Hip Hop e o Movimento Hip Hop organizado de São Leopoldo, junto ao Poder Executivo Municipal, na elaboração de um regulamento específico ao evento.
“Nossa relação com a juventude de São Leopoldo é muito promissora e apostamos no Movimento Hip Hop como forma de inclusão social. A participação do Fórum e do Movimento é fundamental para o envolvimento da comunidade neste projeto de lei”, salientou Nestor Schwertner.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Projetos do Consórcio Pró-Sinos são pauta de reunião do Comitê de vereadores da região metropolitana


O andamento dos projetos do Consórcio Pró-Sinos foi tema da primeira reunião de 2010 do Comitê Legislativo Intermunicipal de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos, realizada nesta quarta-feira (17/3), na Câmara Municipal de São Leopoldo. A reunião teve a presença do diretor e do Consórcio, Júlio Dorneles, e do técnico, Antônio Castro, que esclareceram aos vereadores dúvidas sobre recuperação ambiental do Rio dos Sinos e saneamento básico. Estiveram presentes o presidente do Legislativo Municipal, Henrique Prieto (PP), o presidente do Comitê Legislativo do Pró-Sinos, Nestor Schwertner (PT/SL) e vereadores de Novo Hamburgo, Esteio, Nova Santa Rita, Estância Velha, Sapucaia, Canoas e Campo Bom.
Tendo como presidente o vereador Nestor Schwertner (PT/SL), o grupo é formado por vereadores dos 32 municípios que compõem a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. O objetivo é acompanhar as ações desenvolvidas pelo Consórcio Pró-Sinos que trabalha com os projetos: Educação Ambiental, Estudo de Bacia e Tratamento de Resíduos Sólidos.
O presidente da Câmara Municipal, Henrique Prieto, fez uma saudação inicial aos parlamentares, ressaltando que o tratamento de esgoto é vital para a recuperação do Rio dos Sinos. O presidente do Comitê Nestor Schwertner destacou a importância do controle e cobrança pelo uso da água. O acidente ambiental que provocou a mortandade de 1 milhão peixes no Rio dos Sinos, em 2006, apontou a necessidade de controlar a retirada de água do rio e um alerta para as indústrias que poluem o meio ambiente.
Conforme relato do diretor do Consórcio Júlio Dorneles, 18 municípios da bacia aderiram ao Plano de Resíduos Sólidos e ao Plano de Educação Ambiental. Por enquanto, a manutenção das despesas do Consórcio tem sido mantida pela Prefeitura de São Leopoldo e o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae). “Mas a idéia é garantir que os municípios consorciados também possam contribuir com o contrato de custeio”, explicou o diretor.
Júlio Dorneles também esclareceu que a cartografia sobre a bacia do Sinos foi concluída e pode ser consultada pelos municípios. “Temos uma base científica consolidada, no entanto, há impasses com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) para que o plano de bacia possa ser viabilizado”, elucidou. O Consórcio Pró-Sinos trabalha hoje com os recursos do Fundo Nacional. Segundo o diretor, a previsão é que os três planos sejam concluídos até 2011. Já a instalação da agência reguladora depende das características regionais na qual ela será instalada.
Também foi comentado a respeito da agência de resíduos sólidos. De acordo com os representantes, será uma agência pública gerenciada pelo Consórcio Pró-Sinos. Segundo Dorneles, é preciso uma regulamentação de financiamento dos consórcios, que ainda depende apenas dos recursos nacionais dos fundos.
A reunião também abordou a questão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, que terá ênfase na habitação e saneamento básico. O Consórcio poderá apoiar os municípios conveniados, mas cabe a eles, apresentarem projetos ao Governo Federal. Foi avaliado que as cidades terão de honrar com a contrapartida para o plano de resíduos e de educação ambiental. O encontro fez referência ao Dia do Rio dos Sinos, comemorado hoje (17/3). A próxima reunião do Comitê Legislativo do Pró-Sinos será no dia 14 de abril, na Câmara Municipal de Sapucaia.

terça-feira, 16 de março de 2010

Nestor participa de início de processo licitatório de obras de Loteamento Padre Orestes



No dia 16 de março, o vereador Nestor Schwertner (PT/SL) acompanhou a ordem de início do processo licitatório de obras que irão benefeciar a comunidade do loteamento Padre Orestes. O ato foi realizado no gabinete do prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, teve a presença do ex-ministro da Justiça, Tarso Genro. Será construída uma Unidade Básica de Saúde (UBS), uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef), um Centro de Atendimento à Comunidade e uma sede para a Associação Meninos e Meninas de Progresso (Ammep). O valor total de investimentos é de R$ 5,3 milhões.
O loteamento irá receber as famílias que estão sendo removidas do trajeto da extensão do metrô entre São Leopoldo e Novo Hamburgo. No local já estão em andamento as obras de urbanismo, construção de áreas de lazer, pavimentação, calçamento, drenagem pluvial, redes de água, esgoto e eletricidade e iluminação pública. O investimento orçado nesta parte é de R$ 7.123.823,34, que estão incluídos nos R$ 30 milhões liberados pelo Governo Federal para reassentamento de moradores.
Confiança
A representante dos moradores, Clair de Barros, afirmou que os futuros moradores podem ter a confiança de ir para um local melhor. "Agradeço a prefeitura e a Trensurb por nos proporcionar essa conquista. Eu e meus filhos ficamos felizes em poder receber uma casa nova", comentou.
O representante da presidência da Trensurb, Edson Santos comentou que a empresa está aprendendo muito com a realização da ampliação da linha e referendou a forma essencialmente justa com que a prefeitura tem tratado a obra. "Proporcionar dignidade é uma marca da administração municipal de São Leopoldo. Essa inserção social nos motiva a trabalhar com mais empenho. Para nós é um ato revolucionário poder construir um ambiente de cidadania plena, como é este novo loteamento", finalizou.
Ao final do ato, o vereador Nestor Schwertner junto ao prefeito Ary Vanazzi e ao ex-ministro da Justiça, Tarso Genro, visitou o local das obras. Os dois conversaram com moradores e conheceram uma das casas.
Presenças
Participaram da atividade os secretários municipais Armando Mota (Obras Viárias e Serviços); Isabella Albrecht (Habitação); Adriana Moraes (Fazenda); Edvaldo Cavedon (Administração) e Ademir de Cesaro (Esportes); o presidente da Câmara de Vereadores, Henrique Prieto; os vereadores Nestor Schwertner, Alexandre Schuh e Dolores Pessoa, a gerente da Caixa Econômica Federal (CEF) Cristina Castro e representantes dos moradores.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Comitê Legislativo do Pró-Sinos retoma trabalhos nesta quarta-feira (17/3) em São Leopoldo

O Comitê Legislativo de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos retoma as atividades nesta quarta-feira (17/3), às 9h, na sala dos ex-presidentes na Câmara Municipal de São Leopoldo. Tendo como presidente o vereador Nestor Schwertner (PT/SL), o grupo é formado por vereadores dos 32 municípios que compõem a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. O objetivo é acompanhar as ações desenvolvidas pelo Consórcio Pró-Sinos que trabalha com os projetos: Educação Ambiental, Estudo de Bacia e Tratamento de Resíduos Sólidos. Durante a reunião, o diretor do Consórcio, Júlio Dorneles, fará um relato sobre o andamento dos projetos.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Comissão de Vereadores reúne-se com moradores da Feitoria Seller


Presidida pelo vereador Nestor Schwertner (PT), uma comissão de vereadores esteve reunida com representantes da Associação de Moradores do Jardim Uirapuru e do Centro Comunitário Sagrado Coração de Jesus (Feitoria Seller), na tarde desta quinta (11/3). O objetivo do encontro foi auxiliar a comunidade no impasse com o Ministério Público, que pediu a área verde onde foram construídas a Associação e a Igreja. Para esclarecer as questões jurídicas estiveram presentes o advogado da Câmara Municipal, Jeferson Oliveira e, da Prefeitura de São Leopoldo, Alexandre Satto.
A presidente da Associação de Moradores do Jardim Uirapuru, Sirlei Martins, explicou que o local é de extrema importância para a comunidade, pois na área é desenvolvido um trabalho social. Foi decidido que a Associação e a Igreja irão apresentar um dossiê na próxima reunião com o Legislativo, prevista para o dia 18/3, a fim de comprovar as ações comunitárias que são desempenhadas no local. Os moradores tentam uma solução para não ficarem sem área de terra para prosseguir com suas atividades. Nestor Schwertner propôs a realização de uma audiência pública para tratar o assunto.
A comissão é formada por um vereador de cada bancada.

Câmara Municipal concede título de Cidadão Leopoldense ao padre Ruperto Jaeger



Um exemplo de vida com alegria e fé identificou o padre Ruperto Jaeger, que recebeu o título de Cidadão Leopoldense, na noite de 10 de março, na Paróquia Nossa Senhora da Medianeira. A homenagem foi concedida pela Câmara Municipal, por proposição dos vereadores Nestor Pedro Schwertner (PT) e José Nestor de Moraes (PSB). A solenidade foi coordenada pelo presidente do Legislativo, Henrique Prieto, e teve a presença dos proponentes, do deputado estadual Ronaldo Zulke e autoridades religiosas.
A comunidade lotou o salão paroquial para acompanhar a entrega do título ao padre, que completou 90 anos no dia 4 de março. Cleonice da Silva, representante das pastorais da Paróquia Medianeira saudou o padre Jaeger, ressaltando o trabalho comunitário desenvolvido por ele.
Nestor sechwertner justificou a iniciativa em propor a entrega do título de Cidadão Leopoldense ao padre Ruperto Jaeger. “A trajetória dele traz uma contribuição histórica para a nossa cidade. Na minha opinião, entre os votos mais difíceis que se faz no sacerdócio um deles é o da obediência. Submeter-se a hierarquias. O padre Ruperto soube superar todas as barreiras, sendo um exemplo de vida dignidade para todos nós. Em seu trabalho comunitário chegou a ser presidente de uma cooperativa de recicladores em São Sebastião do Caí”, salientou. “Consideramos um ato de justiça quando protocolamos a ideia de conceder o título de Cidadão Leopoldense pelos serviços prestados à comunidade”, declarou.
Nestor Moraes comentou que a homenagem foi merecida. Além de ter um grau de parentesco com o padre Jaeger, o vereador citou uma afinidade. “Ele tem uma das maiores virtudes que é ser colorado”, brincou o parlamentar.
Para Ronaldo Zulke, o trabalho social realizado pelos dois vereadores tem sido significativo para o município. Lembrou ainda da origem de Nestor Schwertner como seminarista. “Nada mais justo do que prestar essa homenagem ao padre Ruperto Jaeger e a todos que acompanham o seu trabalho comunitário”, afirmou.
Emocionado, o Padre Ruperto agradeceu a placa que simbolizou o título de Cidadão Leopoldense. Sempre alegre e otimista contou histórias divertidas para o público que o aplaudiu com carinho. A solenidade também teve a apresentação de um vídeo com depoimentos sobre a história do padre Ruperto e apresentações musicais.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Nestor (PT/SL) participa de reunião do Comitê de Acompanhamento das Obras de Infraestrutura Viária da Região Metropolitana de Porto Alegre




No dia 5 de março, o vereador Nestor Schwertner (PT/SL) participou da reunião do Comitê de Acompanhamento das Obras de Infraestrutura Viária da Região Metropolitana de Porto Alegre, coordenado pelo deputado estadual Ronaldo Zülke (PT). O objetivo do encontro foi atualizar o andamento das ações do DNIT no Estado. Na pauta, as melhorias na BR-116, a construção da BR-448 - a Rodovia do Parque -, e a extensão do Trensurb até Novo Hamburgo.
O deputado Ronaldo Zülke reforçou a importância do papel do comitê. “Trata-se de um conjunto de obras extremamente importante para o desenvolvimento do Rio Grande e que precisa de nosso acompanhamento, principalmente quando as obras de melhorias na BR-116 colidirem com as intervenções estruturantes e com a construção da BR-448”, alertou. O parlamentar solidarizou-se com a reivindicação de Canoas, qual seja, a de se buscar uma solução para o traçado do Trensurb, que atualmente, separa o município.
Trensurb
Apesar dos problemas com o reassentamento de algumas famílias, a expectativa é de que ainda ao final de 2010 as duas primeiras estações (são quatro, no total) estejam operando em caráter experimental. As obras, segundo os técnicos, estão avançando com rapidez e foram divididas em oito lotes, com 9,3 quilômetros de extensão e duas pontes, ao todo.
Viaduto da Unisinos
O superintendente do DNIT no Estado, engenheiro Vladimir Casa, apresentou um relato englobando as obras em andamento e as que ainda precisam sair do papel, caso do sistema de gerenciamento e monitoramento da BR-116, do viaduto de acesso a Sapucaia do Sul e as melhorias operacionais na BR-116. O superintendente ainda comentou sobre o andamento de obras como os viadutos da Roselândia (que deve abrir processo de licitação no próximo período), do Rincão (um dos viadutos em obras e outro em licitação), da Unisinos (previsão de entrega até o final do ano), de Sapucaia do Sul (com problemas judiciais), além da interseção da BR-386 com a BR-116 (em andamento), e da ponte sobre o rio Gravataí (também em andamento).
O vereador Nestor Schwertner tem acompanhado atentamente as obras do viaduto da Unisinos, que irá beneficiar, principalmente, os moradores do bairro São João Batista, no qual mora. "Trata-se de uma reivindicação antiga da comunidade, que há 30 anos esperava pela construção do viaduto, a fim de trazer mais segurança na travessia da BR 116, que vitimou muitas pessoas", afirmou o vereador.
Informações extraídas do gabinete do deputado estadual Ronaldo Zulke.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Nestor Schwertner participa de festa de aniversário do padre Ruperto Jaeger que receberá título de Cidadão Leopoldense

Neste domingo (7/3), às 10h, o vereador Nestor Schwertner (PT) participa da missa seguida de confraternização pelo aniversário de 90 anos do padre Ruperto Jaeger. O ato religioso será celebrado pelo Bispo Dom Zeno, na Paróquia Nossa Senhora Medianeira, no bairro Vicentina (rua Soldado Henrique Lopes, 292).
Na próxima quarta-feira (10/3), às 19:30, o padre recebe o título de Cidadão Leopoldense da Câmara de Vereadores de São Leopoldo. A proposição é dos vereadores Nestor Schwertner (PT) e Nestor Moraes (PSB). “Nosso objetivo é homenagear o padre Ruperto pela sua história, seu trabalho social e serviços prestados à comunidade da Vicentina e São Leopoldo”, declarou Nestor Schwertner. A solenidade ocorre no salão da Paróquia Nossa Senhora da Medianeira.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Festa dos 30 anos do PT agita São Leopoldo




O vereador Nestor Schwertner, atual líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara Municipal de São Leopoldo, participou da solenidade de posse do novo diretório do PT leopoldense. Foi empossado como presidente Walter Verbist e, como vice, Adriano Bessa.
A atividade ocorreu na sede do partido, dia 26 de fevereiro, reunindo um considerável público. Na ocasião, foram homenageados alguns fundadores ilustres do PT. O ato teve a presença de vereadores, deputados e lideranças do PT e de outros partidos. Ao final da solenidade, os militantes e simpatizantes festejaram os 30 anos do Partido dos Trabalhadores.

Confira os nomes que compõem a Executiva:

Vice-Presidente: Jose Adriano Diniz Bessa
Lider de bancada: Nestor Pedro Schwertner
Secretario Geral: Anesio Ronei Bonh
Secretaria de comunicação: Iradi de Brito Bambi
Setoriais: Melaine de Paula
Secretário de Formação: Santo Montavani da Silva
Relações Institucionais: Daniel Alberto Lemmenrtz
Secretaria de Finanças: Ademar Aloisio Borgmann
Secretaria de Formação: Cleci Maria de Fatima
Secretario de Movimentos Populares: Henrique Lopes da Silva
Secretaria de Movimentos Sociais: Jeferson Azeredo Vieira