No dia 26 de março, o vereador Nestor Schwertner (PT/SL) marcou presença na audiência do Comitê de Acompanhamento das Obras de Infraestrutura Viária da Região Metropolitana de Porto Alegre, coordenado pelo deputado estadual Ronaldo Zulke (PT). Na ocasião, foi apresentado pelo DNIT e a empresa Magna Engenharia o projeto das obras de melhoramentos físicos e de segurança na BR-116 no trecho entre a RS-239 e a BR-290. Entre as principais obras estão o alargamento de pontes e viadutos, a construção de mais pistas e melhorias na sinalização.
O deputado Ronaldo Zülke (PT) destacou que o projeto apresentado é resultado das sugestões sistematizadas pelo comitê há dois anos. “O projeto precisa de pequenos ajustes e o comitê oferecerá a sua contribuição para que nos próximos 120 dias possamos consolidar boas alternativas ao trânsito da BR-116”, adianta. Após este período, o projeto será detalhado em nova reunião para que, em seguida, seja aberto o processo de licitação para as obras. O deputado Ronaldo Zülke sugeriu que as obras sejam divididas em lotes e que o trecho entre a ponte sobre o Rio Gravataí e o viaduto da Metrovel, em Canoas, ganhe prioridade, “pois é o principal gargalo na rodovia”. Se considerarmos o conjunto das intervenções do governo Lula na BR-116 e a construção da BR-448, a Rodovia do Parque, teremos melhorias no fluxo de veículos para os próximos 20 ou 30 anos”, compara Zülke. Os recursos de R$ 170 milhões para as obras de melhoramentos na BR-116 estão garantidos no PAC. Estima-se que sejam necessários mais R$ 250 milhões para a conclusão das obras, recursos que estão sendo articulados para o PAC 2, de acordo com o deputado.
Estiveram presentes na reunião o superintendente regional do DNIT/RS, Vladimir Casa, os prefeitos de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann; de Esteio, Gilmar Rinaldi; de Sapucaia do Sul, Vilmar Ballin, e de Dois Irmãos, Miguel Schwengber, e Rosane Lipert, do PT de Cachoeirinha, entre outros. Obras visam melhorar tráfego e segurançaDe acordo com o DNIT, as obras visam melhorar as condições de segurança e mobilidade urbana na Região Metropolitana, transformando a BR-116 em “Rodovia Expressa”. Entre as obras estão o aumento do número de faixas (de quatro para cinco pistas no sentido capital-interior e de duas para três pistas no sentido interior-capital). O viaduto de Canoas, atualmente sustentado por um pilar na pista central, poderá ser retirado, surgindo no local uma ponte estaiada para a sustentação do mesmo. O município de Esteio ganhará três viadutos e uma alça de acesso.
Em São Leopoldo, a ponte sobre o Rio dos Sinos será ampliada. O deputado Zülke levou a sugestão do prefeito do município, Ary Vanazzi, de que o projeto proporcione a ligação direta da cidade com Novo Hamburgo por meio de pistas laterais, sem a necessidade de tráfego na BR-116, já que o alargamento da ponte permitiria esta alternativa.Além disso, integram o projeto ações de controle de ingresso e saída de veículos, malha viária de apoio, desvios de tráfego, Serviço de Atendimento aos Usuários (SAU), placas de sinalização, Centro de Controle Operacional, entre outras.
Viaduto da Unisinos
O vereador Nestor Schwertner (PT/SL) tem acompanhado o trabalho do Comitê coordenado pelo deputado Ronaldo Zulke, a fim de colaborar na garantia de melhorias para a população de São Leopoldo e região. Morador do bairro São João Batista, ele apóia a construção do viaduto da Unisinos, reivindicação antiga da comunidade, que 30 anos espera pela obra.
Informações extraídas do jornalista Lucidio Gontan - gabinete do deputado estadual Ronaldo Zulke (PT).
O deputado Ronaldo Zülke (PT) destacou que o projeto apresentado é resultado das sugestões sistematizadas pelo comitê há dois anos. “O projeto precisa de pequenos ajustes e o comitê oferecerá a sua contribuição para que nos próximos 120 dias possamos consolidar boas alternativas ao trânsito da BR-116”, adianta. Após este período, o projeto será detalhado em nova reunião para que, em seguida, seja aberto o processo de licitação para as obras. O deputado Ronaldo Zülke sugeriu que as obras sejam divididas em lotes e que o trecho entre a ponte sobre o Rio Gravataí e o viaduto da Metrovel, em Canoas, ganhe prioridade, “pois é o principal gargalo na rodovia”. Se considerarmos o conjunto das intervenções do governo Lula na BR-116 e a construção da BR-448, a Rodovia do Parque, teremos melhorias no fluxo de veículos para os próximos 20 ou 30 anos”, compara Zülke. Os recursos de R$ 170 milhões para as obras de melhoramentos na BR-116 estão garantidos no PAC. Estima-se que sejam necessários mais R$ 250 milhões para a conclusão das obras, recursos que estão sendo articulados para o PAC 2, de acordo com o deputado.
Estiveram presentes na reunião o superintendente regional do DNIT/RS, Vladimir Casa, os prefeitos de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann; de Esteio, Gilmar Rinaldi; de Sapucaia do Sul, Vilmar Ballin, e de Dois Irmãos, Miguel Schwengber, e Rosane Lipert, do PT de Cachoeirinha, entre outros. Obras visam melhorar tráfego e segurançaDe acordo com o DNIT, as obras visam melhorar as condições de segurança e mobilidade urbana na Região Metropolitana, transformando a BR-116 em “Rodovia Expressa”. Entre as obras estão o aumento do número de faixas (de quatro para cinco pistas no sentido capital-interior e de duas para três pistas no sentido interior-capital). O viaduto de Canoas, atualmente sustentado por um pilar na pista central, poderá ser retirado, surgindo no local uma ponte estaiada para a sustentação do mesmo. O município de Esteio ganhará três viadutos e uma alça de acesso.
Em São Leopoldo, a ponte sobre o Rio dos Sinos será ampliada. O deputado Zülke levou a sugestão do prefeito do município, Ary Vanazzi, de que o projeto proporcione a ligação direta da cidade com Novo Hamburgo por meio de pistas laterais, sem a necessidade de tráfego na BR-116, já que o alargamento da ponte permitiria esta alternativa.Além disso, integram o projeto ações de controle de ingresso e saída de veículos, malha viária de apoio, desvios de tráfego, Serviço de Atendimento aos Usuários (SAU), placas de sinalização, Centro de Controle Operacional, entre outras.
Viaduto da Unisinos
O vereador Nestor Schwertner (PT/SL) tem acompanhado o trabalho do Comitê coordenado pelo deputado Ronaldo Zulke, a fim de colaborar na garantia de melhorias para a população de São Leopoldo e região. Morador do bairro São João Batista, ele apóia a construção do viaduto da Unisinos, reivindicação antiga da comunidade, que 30 anos espera pela obra.
Informações extraídas do jornalista Lucidio Gontan - gabinete do deputado estadual Ronaldo Zulke (PT).
Nenhum comentário:
Postar um comentário