quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
Nestor Schwertner e comunidade preparam projeto para cavalaria montada no Parque do Trabalhador
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
BM pode ser instalada em outro prédio do Morro do Paula
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
GT prepara projeto para retorno do GPMON e pede mais segurança para o Parque do Trabalhador
A primeira reunião do Grupo de Trabalho que estuda medidas para garantir a segurança do Parque do Trabalhador e da região Oeste ocorreu ontem (9/2), no CTG Tapera Velha, bairro Vicentina. Coordenada pelo presidente da Comissão de Segurança Urbana da Câmara Municipal, vereador Nestor Schwertner (PT), a atividade teve a presença do tenente do Comando da Brigada Militar dos Pelotões da Zona Norte de São Leopoldo, Jaime A.C. dos Santos. Ele representou o capitão Luciano Veríssimo, que estava em compromisso profissional. O GT é formado por representantes das associações de bairro, Igreja, entidades, administração do Parque, escolas, CTG, Guarda Municipal, integrantes do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) e comunidade. A representação foi formada após uma reunião com o Comando Regional da BM do Vale do Sinos, que solicitou um projeto para estruturação do Grupo de Policiamento Montado (GPMON) e medidas para combater a violência na região.
Intermediada pelo vereador Nestor Schwertner, a comunidade mobilizou-se depois da retirada da cavalaria montada do Parque e da desativação do posto policial, que funcionavam no Parque do Trabalhador. O GPMON foi instalado no local em 1999, no governo Olívio Dutra, por reivindicação da comunidade. Conforme os moradores, a medida inibiu o crime no parque e arredores.
O grupo decidiu elaborar um documento pedindo medidas emergenciais como o policiamento motorizado ostensivo no Parque do Trabalhador e região Oeste, tendo em vista o início do ano letivo, previsto para 21 de fevereiro. Representantes da comunidade escolar temem a falta segurança, diante da briga de gangues, roubo de carros e outros delitos nas proximidades. Nestor Schwertner e integrantes do GT prepararam um projeto para a nova estrutura da cavalaria montada, prevendo recursos humanos e financeiros, a ser apresentado ao Comando Regional até o final de mês. A próxima reunião do grupo ocorre dia 23 de fevereiro, quando o projeto será finalizado.
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
Comunidade do Morro do Paula e Nestor Schwertner (PT) estiveram reunidos com comando da BM
Representantes do Morro do Paula e o vereador Nestor Schwertner (PT) estiveram reunidos, na tarde de hoje (7/2), com o capitão do 25º Batalhão da Brigada Militar, Luciano da Cunha Veríssimo. Na ocasião, a comunidade reivindicou o retorno da BM para a sede no Morro do Paula. Segundo o capitão Veríssimo, a BM saiu do prédio que ocupava devido à precariedade do local. Ele afirmou que o policiamento motorizado prossegue normalmente no morro. A reunião também contou com a presença de representantes da Guarda Municipal. A presidente da Associação de Consumidores de Água do Morro do Paula, Loreci Stella, ofereceu um novo espaço para a instalação da BM. Uma nova reunião ficou agendada para a próxima sexta (11/2), no local.
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011
Comunidade da Oeste e Nestor Schwertner estudam com a BM melhorias na segurança do Parque do Trabalhador
No dia 2 de fevereiro, o vereador Nestor Schwertner (PT) e lideranças da região Oeste estiveram reunidos com o novo comandante regional da Brigada Militar do Vale do Sinos, coronel Kleber Roberto de Lima Senisse. A comunidade reivindicou a retomada do Grupo de Policiamento Montado (GPMON) no Parque do Trabalhador, suspenso no ano passado. O GPMON foi instalado no local em 1999, por iniciativa do então governador Olívio Dutra. O encontro, realizado na administração do Parque, teve a participação de entidades representativas da região Oeste, igreja, escola, associações de bairro e CTG Tapera Velha. A secretária municipal de Segurança Pública, Eliene Amorim, também acompanhou a reunião.
O comandante Kleber de Lima Senisse abriu o debate mostrando-se à disposição da comunidade para solucionar os problemas de segurança no local. “Estamos terminando com a postura unilateral da BM para combater a violência. Queremos estar próximos à comunidade para solucionar os problemas de segurança pública de forma coletiva”, manifestou. Conforme o coronel é fundamental estudar que tipo de ferramentas é mais adequado para o policiamento do parque e da região Oeste. “Avaliamos que os cavalos estavam sem uso prático. Isso nos traz um custo muito caro. Verba que poderíamos investir em outros equipamentos de segurança”, explicou. As lideranças comunitárias alegaram que o problema foi a falta de pessoal para fazer o policiamento montado. O comandante avaliou a necessidade da BM ter um pelotão montado no Vale do Sinos, a fim de atender grandes eventos. “O que oferecemos hoje são viaturas que circulam pela região, inibindo o crime e efetuando prisões. Motos e bicicletas podem ser uma alternativa”, apontou.
A comunidade insistiu no policiamento montado e pediu mais segurança nos arredores do parque. O comandante afirmou que intensificará o policiamento motorizado na região e formou um grupo de trabalho com a comunidade para pensar estratégias de segurança. “Além das viaturas vamos colocar à disposição um posto móvel de polícia. Precisamos de ações repressivas para combater a criminalidade”, salientou. Nestor Schwertner entregou ao novo comando um abaixo-assinado, pedindo a volta da cavalaria montada da BM. “Não é uma questão menor. Segurança é um direito de todos e todas”, destacou. Depois da reunião, Nestor, o coronel e lideranças comunitárias visitaram as dependências da cavalaria no parque. Na próxima quarta (9/2), haverá a primeira reunião do grupo de trabalho da BM e comunidade.