A primeira reunião do Grupo de Trabalho que estuda medidas para garantir a segurança do Parque do Trabalhador e da região Oeste ocorreu ontem (9/2), no CTG Tapera Velha, bairro Vicentina. Coordenada pelo presidente da Comissão de Segurança Urbana da Câmara Municipal, vereador Nestor Schwertner (PT), a atividade teve a presença do tenente do Comando da Brigada Militar dos Pelotões da Zona Norte de São Leopoldo, Jaime A.C. dos Santos. Ele representou o capitão Luciano Veríssimo, que estava em compromisso profissional. O GT é formado por representantes das associações de bairro, Igreja, entidades, administração do Parque, escolas, CTG, Guarda Municipal, integrantes do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) e comunidade. A representação foi formada após uma reunião com o Comando Regional da BM do Vale do Sinos, que solicitou um projeto para estruturação do Grupo de Policiamento Montado (GPMON) e medidas para combater a violência na região.
Intermediada pelo vereador Nestor Schwertner, a comunidade mobilizou-se depois da retirada da cavalaria montada do Parque e da desativação do posto policial, que funcionavam no Parque do Trabalhador. O GPMON foi instalado no local em 1999, no governo Olívio Dutra, por reivindicação da comunidade. Conforme os moradores, a medida inibiu o crime no parque e arredores.
O grupo decidiu elaborar um documento pedindo medidas emergenciais como o policiamento motorizado ostensivo no Parque do Trabalhador e região Oeste, tendo em vista o início do ano letivo, previsto para 21 de fevereiro. Representantes da comunidade escolar temem a falta segurança, diante da briga de gangues, roubo de carros e outros delitos nas proximidades. Nestor Schwertner e integrantes do GT prepararam um projeto para a nova estrutura da cavalaria montada, prevendo recursos humanos e financeiros, a ser apresentado ao Comando Regional até o final de mês. A próxima reunião do grupo ocorre dia 23 de fevereiro, quando o projeto será finalizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário