quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Comunidade da Oeste e Nestor Schwertner estudam com a BM melhorias na segurança do Parque do Trabalhador


No dia 2 de fevereiro, o vereador Nestor Schwertner (PT) e lideranças da região Oeste estiveram reunidos com o novo comandante regional da Brigada Militar do Vale do Sinos, coronel Kleber Roberto de Lima Senisse. A comunidade reivindicou a retomada do Grupo de Policiamento Montado (GPMON) no Parque do Trabalhador, suspenso no ano passado. O GPMON foi instalado no local em 1999, por iniciativa do então governador Olívio Dutra. O encontro, realizado na administração do Parque, teve a participação de entidades representativas da região Oeste, igreja, escola, associações de bairro e CTG Tapera Velha. A secretária municipal de Segurança Pública, Eliene Amorim, também acompanhou a reunião.
O comandante Kleber de Lima Senisse abriu o debate mostrando-se à disposição da comunidade para solucionar os problemas de segurança no local. “Estamos terminando com a postura unilateral da BM para combater a violência. Queremos estar próximos à comunidade para solucionar os problemas de segurança pública de forma coletiva”, manifestou. Conforme o coronel é fundamental estudar que tipo de ferramentas é mais adequado para o policiamento do parque e da região Oeste. “Avaliamos que os cavalos estavam sem uso prático. Isso nos traz um custo muito caro. Verba que poderíamos investir em outros equipamentos de segurança”, explicou. As lideranças comunitárias alegaram que o problema foi a falta de pessoal para fazer o policiamento montado. O comandante avaliou a necessidade da BM ter um pelotão montado no Vale do Sinos, a fim de atender grandes eventos. “O que oferecemos hoje são viaturas que circulam pela região, inibindo o crime e efetuando prisões. Motos e bicicletas podem ser uma alternativa”, apontou.
A comunidade insistiu no policiamento montado e pediu mais segurança nos arredores do parque. O comandante afirmou que intensificará o policiamento motorizado na região e formou um grupo de trabalho com a comunidade para pensar estratégias de segurança. “Além das viaturas vamos colocar à disposição um posto móvel de polícia. Precisamos de ações repressivas para combater a criminalidade”, salientou. Nestor Schwertner entregou ao novo comando um abaixo-assinado, pedindo a volta da cavalaria montada da BM. “Não é uma questão menor. Segurança é um direito de todos e todas”, destacou. Depois da reunião, Nestor, o coronel e lideranças comunitárias visitaram as dependências da cavalaria no parque. Na próxima quarta (9/2), haverá a primeira reunião do grupo de trabalho da BM e comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário