quinta-feira, 21 de julho de 2011
Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha recebe homenagem na Câmara Municipal
O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha foi comemorado em sessão solene, na noite de ontem (20/7), no plenário da Câmara Municipal de São Leopoldo. A solenidade foi proposta pelo vereador Nestor Schwertner (PT) em parceria com a Diretoria Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Dimppir). Na ocasião, um grupo de mulheres negras com trabalho em destaque no município recebeu homenagem do Legislativo e da Dimppir.
Para o vereador Nestor Schwertner, a data tem um significado importante na luta das mulheres negras contra a discriminação racial e pela igualdade de direitos. “Essa data marca a realização de um Encontro na República Dominicana, em 25 de julho de 1992, que manifestou a opressão sofrida pelas mulheres negras latinas e caribenhas”, salientou. “É uma reflexão para encorajar as mulheres negras a lutarem por mais espaços, melhores condições de vida e dignidade”, reforçou.
Para a colaboradora da Dimmpir, Tânia Pedroso, as políticas públicas para a população negra ainda são um desafio no município. “Essa é a primeira atividade que realizo frente à Dimppir. Conto com o apoio de todas as pessoas, independente da cor ou classe social. Entendo que a luta pela igualdade racial é uma questão maior. Precisamos de incentivo para oferecer mais educação, cultura e melhores condições de vida para nosso povo”, destacou. Ela explicou que a solenidade também prestou homenagem ao Orixá Oxum, regente de 2011. “É um orixá da beleza, amor, doçura, prosperidade e da maternidade, que merece nossa homenagem como divindade no africanismo”, completou.
A mesa foi composta pela coordenadora cultural de Diversidade da Secretaria de Cultura do Estado, Lanna Campos; a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Euli Necca Steffen; o irmão Inácio Spohr da Unisinos; a representante do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi) da Unisinos, Adevanir Aparecida Pinheiro e a Mãe Dolores de Bará. A sessão solene contou com a participação de representantes das religiões de matriz africana, de Escolas de Samba de São Leopoldo, secretários municipais e comunidade.
segunda-feira, 18 de julho de 2011
Solene proposta por Nestor Schwertner homenageia Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha nesta quarta (20/7)
O vereador Nestor Schwertner em parceria com a Diretoria Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Dimppir) realiza sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A atividade ocorre nesta quarta-feira (20/7), às 19h, no plenário da Câmara Municipal de São Leopoldo. Na ocasião, serão homenageadas as mulheres negras que possuem um trabalho em destaque no município. O evento é organizado pela colaboradora da Dimppir, Tânia Pedroso.
Data é comemorada em 25 de julho
O Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é comemorado em 25 de julho. Nesta data, no ano de 1992, foi realizado o I Encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas, na cidade de San Domingo, República Dominicana. O objetivo da comemoração é alertar ao mundo que as mulheres negras da América Latina e do Caribe existem e vivem em condições de opressão racial/étnica e de gênero.
Nestor Schwertner (PT) intermedia reunião no Morro do Paula
De acordo com a BM, no período de 1 ano, foram registrados três homicídios, três recuperações de veículos, duas capturas de foragidos, 11 lesões corporais e duas ameaças. Não foram constatados furto ou roubo de veículos, furto qualificado e arrombamento de residências. O major argumentou que por se tratar de uma Área de Proteção Permanente (APP), o local não poderia ser ocupado pela corporação e nem por moradores. Ele garantiu que o policiamento motorizado vai permanecer no local.
Para o vereador Nestor Schwertner, que há anos acompanha os problemas do Morro do Paula, a reivindicação por mais segurança e por melhores condições de vida deve continuar. “Convivemos com o impasse de não estar definido a quem pertence o Morro do Paula. A área fica em uma região de limite entre os municípios de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapucaia e Gravataí. Isso prejudica a gestão dos serviços essenciais oferecidos à comunidade. Cerca de 90% dos moradores precisam se deslocar até um poço artesiano. A prefeitura encomendou um levantamento geográfico para essa definição que sairá em 60 dias. Enquanto não há resposta, continuaremos lutando para garantir os serviços básicos aos moradores do Morro.”, salientou Nestor Schwertner.
quinta-feira, 14 de julho de 2011
Nestor Schwertner promove reunião com comunidade do Morro do Paula e prefeitos da região neste sábado (16/7)
O gabinete do vereador Nestor Schwertner (PT) junto com a Associação dos Consumidores de Água do Morro do Paula (Acampa) promove uma reunião neste sábado (16/7), às 9h30min, na sede da Acampa (Rua Mariano Moro, prédio 1). Na pauta: Manutenção do posto da Brigada Militar no Morro do Paula e assuntos gerais. Estarão presentes o comandante do 25º Batalhão da BM de São Leopoldo, José Nilo Correa Alves e os prefeitos de São Leopoldo, Ary Vanazzi; de Gravataí, Rita Sanco; de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann e de Sapucaia, Vilmar Ballin.
quarta-feira, 6 de julho de 2011
Comitiva de vereadores debate resíduos sólidos e visita Arroio em Estância Velha
O presidente do Comitê Intermunicipal Legislativo de Acompanhamento das Ações do PróSinos, Nestor Schwertner (PT/SL) posicionou-se contra a privatização da água durante reunião do grupo na manhã desta quarta-feira (6/7), na Câmara Municipal de Estância Velha. A atividade também teve como pauta a agenda ambiental do Consórcio PróSinos, apresentada pelo diretor, Júlio Dorneles. “Estamos orientando os municípios para promoção de audiências públicas sobre o Plano Regional de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, para que os todos tenham projetos capazes de evitar a poluição e preservar o meio ambiente”, destacou Júlio Dorneles.
Em São Leopoldo a questão dos resíduos avançou com a Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil PróSinos, que tem previsão de iniciar as obras no dia 23 de julho. O presidente do Comitê Legislativo, Nestor Schwertner relatou a visita realizada pelos vereadores no mês passado. “Nossa comitiva visitou o novo aterro sanitário, que é um exemplo para América Latina. São mais de 100 hectares de terra para recebimento de resíduos sólidos, evitando a poluição e garantindo qualidade de vida para a população leopoldense”, manifestou o vereador.
A reunião do Comitê Legislativo contou com a participação do secretário do Meio Ambiente de Estância Velha, Claudenir Ferreira dos Santos e dos vereadores dos municípios que compõem a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. No final do encontro, a comitiva visitou o Arroio Estância, local onde ocorreu o despejo de substâncias, que provocaram a mortandade de 1 milhão de peixes em 2006. Na ocasião, a comitiva avaliou a importância de uma política de resíduos sólidos para evitar a poluição dos arroios. A próxima reunião do Comitê ocorre no dia 5 de agosto, em Nova Hartz.
segunda-feira, 4 de julho de 2011
Comitê Legislativo do PróSinos reúne-se nesta quarta-feira (8/7) em Estância Velha
Como presidente do Comitê Intermunicipal de Acompanhamento das Ações do PróSinos, o vereador Nestor Schwertner (PT/SL), participa da reunião do grupo nesta quarta-feira (8/7). A atividade ocorre às 9h, na Câmara Municipal de Estância Velha (Avenida Brasil, 1144, Centro). Participam da reunião o diretor do Consórcio PróSinos, Júlio Dorneles; o secretário do Meio Ambiente de Estância Velha, Claudenir Ferreira dos Santos e os vereadores dos municípios que compõem a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. Após o encontro, a comitiva visitará o Arroio Estância, local onde ocorreu o despejo de substâncias, que provocaram a mortandade de 1 milhão de peixes em 2006.