quarta-feira, 6 de julho de 2011

Comitiva de vereadores debate resíduos sólidos e visita Arroio em Estância Velha


O presidente do Comitê Intermunicipal Legislativo de Acompanhamento das Ações do PróSinos, Nestor Schwertner (PT/SL) posicionou-se contra a privatização da água durante reunião do grupo na manhã desta quarta-feira (6/7), na Câmara Municipal de Estância Velha. A atividade também teve como pauta a agenda ambiental do Consórcio PróSinos, apresentada pelo diretor, Júlio Dorneles. “Estamos orientando os municípios para promoção de audiências públicas sobre o Plano Regional de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, para que os todos tenham projetos capazes de evitar a poluição e preservar o meio ambiente”, destacou Júlio Dorneles.

Em São Leopoldo a questão dos resíduos avançou com a Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil PróSinos, que tem previsão de iniciar as obras no dia 23 de julho. O presidente do Comitê Legislativo, Nestor Schwertner relatou a visita realizada pelos vereadores no mês passado. “Nossa comitiva visitou o novo aterro sanitário, que é um exemplo para América Latina. São mais de 100 hectares de terra para recebimento de resíduos sólidos, evitando a poluição e garantindo qualidade de vida para a população leopoldense”, manifestou o vereador.

A reunião do Comitê Legislativo contou com a participação do secretário do Meio Ambiente de Estância Velha, Claudenir Ferreira dos Santos e dos vereadores dos municípios que compõem a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. No final do encontro, a comitiva visitou o Arroio Estância, local onde ocorreu o despejo de substâncias, que provocaram a mortandade de 1 milhão de peixes em 2006. Na ocasião, a comitiva avaliou a importância de uma política de resíduos sólidos para evitar a poluição dos arroios. A próxima reunião do Comitê ocorre no dia 5 de agosto, em Nova Hartz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário