segunda-feira, 9 de julho de 2012

Nestor e Bandeira propõem Sessão Solene da II Semana da Sobriedade


O vereador líder da bancada do PT, Nestor Schwerter, foi o proponente desta Sessão, juntamente com o presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen), Manoel Bandeira. A solenidade ocorreu na noite de 22 de junho. Segundo dados da Segurança Pública, 92% dos homicídios do último trimestre, foram decorrentes do tráfico de drogas. Nestor alertou para estes números. “Investimento público é uma decisão política. Precisamos ter esta compreensão, pois só teremos uma sociedade feliz se todos se organizarem”, comentou o líder do PT na Câmara.

O advogado e presidente do Comen, Manoel Bandeira, disse que deve-se ver a peculiaridade de cada um para ver o modelo de tratamento mais adequado. Ele considera-se adepto do modelo eclético. “Não existe uma abordagem melhor que a outra. Deveríamos ter um cardápio terapêutico para a pessoa viciada fazer uso do mais adequado ao seu caso. Também não podemos desconsiderar o tratamento não voluntário, quando há perigo eminente de suicídio ou homicídio”, destacou.

Bandeira também denunciou que as três casas terapêuticas de São Leopoldo estão sem alvará, na situação de irregularidade. “Estou aguardando reunião com o Ministério Público, onde a promotora Débora Rezende deverá solicitar o alvará”, informou.

Já a vice-presidente do Comen, Cláudia Welter, disse que quando conseguimos reunir pessoas, numa noite fria de sexta-feira, é porque estamos indo no caminho certo. A enfermeira salientou que assim como o trabalho é diário, as conquistas nesse área também são.

A terapeuta ocupacional do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD), Cátia Borsato da Rocha, apresentou um vídeo e lâminas sobre pesquisa realizada sobre o perfil dos usuários de drogas de São Leopoldo. Chegou-se a conclusão que são na grande maioria homens, adultos, com ensino fundamental incompleto, que usam mais álcool, cigarro e crack. O levantamento foi realizado pela terapeuta, com dados dos usuários do CAPS-AD de São Leopoldo.

Juliana Leal – Jornalista do PT/SL

Nenhum comentário:

Postar um comentário