segunda-feira, 9 de julho de 2012

Sessão Especial antitabagismo na Câmara


Foi realizada noite de 4 de junho, na Câmara de Vereadores de São Leopoldo, uma Sessão Especial Antitabagismo. Nessa data, celebra-se o Dia Mundial Sem Tabaco e o vereador Alexandre Schuh (PT) propôs, juntamente com o presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen), Manoel Bandeira, esta sessão. Participaram o Ceipsinos (Centro de Inclusão Psicossocial do VS); a Comunidade Terapêutica José Maria e a Casa do Oleiro. Os palestrantes foram os médicos Marco Aurélio Benvenuti e Jane Magalhães e a bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Norine Paloski.

O vereador Nestor Schwertner (PT) coordenou a Sessão. Ele salientou que falar em tabagismo é falar na proteção da nossa saúde. “Sabemos o quanto o cigarro encurta a vida das pessoas. Só uma ação conjunta pode driblar a mídia que se utiliza das propagandas para vender mais cigarros. São Leopoldo precisa, cada vez mais, de ações desse tipo. É fundamental construirmos políticas no nosso município. O Dia antitabagismo deve ser todos os dias”, destacou.

O advogado e presidente do Comen, Manoel Bandeira, disse que a cada ano 4 milhões de pessoas morrem por causa do cigarro. Têm mais probabilidade de morrer de câncer os fumantes ativos e passivos. A bióloga da Semmam, Norine Paloski, disse que as pessoas buscam qualidade de vida e lutam por ela, devem tocar no assunto do tabagismo. Cigarro é uma droga que afeta o meio ambiente, citou ela. Norine advertiu sobre os prejuízos para a natureza: o toco do cigarro leva 20 meses para se decompor; os gases carbônico e metano geram aquecimento global; o tabaco é uma das culturas que mais empobrecem o solo, entre outras mazelas.

A pediatra Jane Magalhães citou os prejuízos que são muito grandes para as crianças. Ela comentou que na região fumageira, há o maior índice de anencefalia devido ao uso dos pesticidas. Também disse que as crianças têm dificuldades de aprendizagem e maior propensão a infecções respiratórias, entre outros males.

Juliana Leal – Jornalista do PT/SL

Nenhum comentário:

Postar um comentário