quarta-feira, 29 de julho de 2009

Vereadores debatem estatuto e regimento interno do Comitê Legislativo do Pró-Sinos

No dia 29 de julho, uma comissão de vereadores de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Canoas, Campo Bom e Nova Santa Rita esteve reunida na câmara hamburguense. Os parlamentares encaminharam uma proposta para a criação do estatuto e regimento interno do Comitê Intermunicipal Legislativo de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos. Conforme o presidente do grupo, vereador leopoldense Nestor Schwertner (PT), a idéia é integrar os 32 municípios que compõem a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos, fiscalizando e propondo ações para o Consórcio Pró-Sinos. Além dos três projetos (Educação Ambiental, Tratamento de Resíduos Sólidos e Estudo de Bacia), o Comitê também apresentará outras propostas para recuperação e preservação ambiental. O grupo é formado por vereadores de 32 municípios. A próxima reunião será no dia 19 de agosto, em Estância Velha, quando haverá aprovação da proposta de estatuto e regimento interno.

terça-feira, 28 de julho de 2009


A segunda rodada de plenárias do vereador Nestor Schwertner (PT) e do deputado estadual, Ronaldo Zulke (PT) mobilizou a comunidade da região Oeste, no dia 27 de julho. O encontro ocorreu no Grêmio Atlético Tricolor, no bairro Vicentina. As atividades contam com o apoio do vereador Alexandre Schuh (PT) que colabora com a exposição da conjuntura política geral.

Os moradores da região Oeste tiveram a oportunidade de conhecer melhor os mandatos de Nestor Schwertner e Ronaldo Zulke, fazendo questionamentos e sugerindo propostas. Um dos aspectos levantados pela comunidade foi a problemática do crack na região e a importância de políticas de prevenção, combate e de orientação às famílias.

Durante a atividade, as lideranças defenderam o compromisso em defender o projeto da ministra Dilma Rousseff e do ministro Tarso Genro, para a presidência da república e para o governo do Estado, respectivamente. A reunião também registrou informes a respeito da política neoliberal do governo Yeda Crusius e a série de irregularidades que merecem uma CPI.
A próxima plenária ocorre na segunda-feira (3/8), às 19h, no bairro Campina. Confira agenda ao lado!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Nestor Schwertner prestigia o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha


Uma comitiva formada pelo ministro da Justiça, Tarso Genro; os vereadores Nestor Schwertner e Alexandre Schuh (PT); o deputado estadual Ronaldo Zulke (PT) e o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi prestigiou o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. A atividade ocorreu no Espaço Pensamento da São Leopoldo Fest, no último sábado, 25 de julho, quando também se comemorou o Dia do Colono e os 185 anos da imigração alemã no Brasil.
O 25 de julho marca o 1º Encontro de Mulheres Negras Latino- Americanas Caribenhas, ocorrido em Santo Domingo (República Dominicana), em 1992. A iniciativa reuniu mulheres negras de mais de 70 países, tornando-se um marco de luta e de resistência para as mulheres negras.
Promovido pela Diretoria Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, o evento de São Leopoldo proporcionou um debate inter-racial sobre religiosidade, educação, saúde, qualificação profissional e maior participação das mulheres negras nos espaços de poder.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Plenária dos mandatos de Nestor Schwertner e Ronaldo Zulke mobiliza comunidade da Zona Norte



O vereador Nestor Schwertner (PT) e o deputado estadual, Ronaldo Zulke (PT), promoveram a primeira rodada de plenárias nas oito regiões do Orçamento Participativo, no dia 20 de julho. As atividades contam com o apoio do vereador Alexandre Schuh (PT) que colabora com a exposição da conjuntura política geral.
A plenária teve grande participação da comunidade local, que lotou a sede do Associação Jardim Viaduto. O público interagiu com os parlamentares, fazendo questionamentos e manifestações. Durante a atividade, as lideranças defenderam o compromisso em defender o projeto da ministra Dilma Rousseff e do ministro Tarso Genro, para a presidência da república e para o governo do Estado, respectivamente. A reunião também registrou informes a respeito da política neoliberal do governo Yeda Crusius e a série de irregularidades que merecem uma CPI.
A próxima plenária ocorre na segunda-feira (27/7), às 19h, na Vicentina. Confira agenda ao lado!

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Comitê Intermunicipal Legislativo do Pró-Sinos conhece estudo de bacia do Rio dos Sinos


Vereadores dos 32 municípios, que compõem a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos, acompanharam a apresentação do estudo de bacia, durante atividade no Pensamento da São Leopoldo Fest, no dia 22 de julho. Os parlamentares integram o Comitê Intermunicipal Legislativo de Acompanhamento das Ações do Consórcio Pró-Sinos, presidido pelo vereador leopoldense, Nestor Schwertner (PT).

Na abertura, o presidente ressaltou a importância do Comitê Legislativo, formado em 2007, para colaborar com o trabalho do Consórcio Pró-Sinos, que visa a recuperação da bacia do Sinos. “Articulamos as câmaras de vereadores para avançar nas relações com a comunidade, identificando os problemas de cada município em relação ao tratamento de água, esgoto e recuperação ambiental. Queremos contribuir com um estudo amplo sobre a realidade da bacia, construindo ações conjuntas entre os 32 municípios”, declarou Nestor Schwertner.

O diagnóstico foi apresentado pela coordenadora do Sistema Ambiental da Unisinos e vice-presidente do Comitesinos, Luciana Paulo Gomes. De acordo com a pesquisadora, o plano de bacia está na etapa inicial, que consiste no levantamento da atual situação do rio. Na explanação, ela apontou problemas ambientais como a ocupação irregular do leito do rio e questões da mata ciliar. Alertou ainda a necessidade de recuperação do rio para que não ocorra a falta de água futuramente. O planejamento exposto pela Unisinos cumpre cinco etapas que envolvem a criação de um grupo gestor, a mobilização social, o diagnóstico da bacia, o prognóstico com cenários futuros e, finalmente, o plano de bacia para o Sinos. O gerenciamento conta com a atuação do Comitesinos, ONGs e financiamento dos governos federal e estadual.

Luciana Gomes explicou que após a conclusão do diagnóstico serão apresentadas alternativas para solucionar os impactos ambientais da bacia do Sinos. Propostas como a recuperação ambiental dos arroios, tratamento de água e esgoto e ações de saneamento básico estão entre as prioridades dos municípios. “Precisamos do apoio institucional e político para que os recursos sejam liberados e o cronograma físico-financeiro seja cumprido”, salientou. “A identificação de parceiros e fontes de informação para o plano deve ser reconhecida por todos os segmentos da bacia”, reforçou.

Questionada sobre a construção de quatro barragens na bacia do Sinos, a pesquisadora alegou que as empresas foram contratadas para fazer um estudo. “O Comitesinos não fez nenhuma contratação”, afirmou.

O presidente do Comitê Legislativo, Nestor Schwertner, avaliou que o diagnóstico apresentado constitui um plano de orientação e avaliação do gerenciamento de bacia. “Necessitamos urgentemente estabelecer o controle pelo uso da água do Rio dos Sinos. Conhecemos a experiência do Comitê Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), que foi o primeiro a ter uma agência de bacia no Brasil. Em São Paulo, a cobrança pelo consumo é de R$ 1,00 por habitante”, enfatizou.

O diretor Pró-Sinos, Júlio Quadros, citou os três projetos desenvolvidos pelo consórcio: Educação Ambiental, Tratamento de Resíduos Sólidos e Plano de Bacia. Informou que o Pró-Sinos está em tratativas com o Ministério das Cidades para a execução de um plano de água e esgoto para a região do Vale do Rio do Sinos.

No final do evento, os vereadores aprovaram a logomarca do Comitê Legislativo do Pró-Sinos. A próxima reunião ocorre no dia 19 de agosto, em Estância Velha.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Sessão solene homenageia os 40 anos do Colégio Concórdia


Reconhecida como uma instituição de ensino exemplar, o Colégio Luterano Concórdia recebeu homenagem da Câmara de Vereadores de São Leopoldo, no dia 13 de julho. Por iniciativa do vereador Nestor Schwertner (PT), a solenidade saudou os 40 anos da escola, comovendo pais, alunos, professores e a comunidade presente. O ato reuniu integrantes da instituição: o diretor Martim Heimann; o reverendo Fernando Garske; do 1º reitor do Instituto Concórdia, Arno Carlos Gueths; o professor Marcelo Gotz; e o 1º vice-presidente da Igreja Luterana do Brasil, Arnildo Schneider. Participaram ainda o representante da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Andrigo de Souza, e os vereadores leopoldenses Dolores Pessoa (PT) e Daniel Daudt Schaefer (PMDB).

O proponente Nestor Schwertner relembrou a história do Concórdia fundado em 1959, nos Estados Unidos. “A instituição caracterizou-se pela sua formação cristã e luterana. Essa homenagem é merecida pelos 40 anos de serviços prestados à comunidade. Tenho uma visão religiosa mais cultural, pois considero que esse fator contribui para a construção de um futuro melhor. Destacamos o Concórdia pela sua capacidade de promover a integração da sociedade”, manifestou.

O reverendo Fernando Garske começou seu discurso, fazendo uma reflexão ao público. “O amor verdadeiro é aquele que se manifesta em ações. Isso acontece em nossa escola”, destacou. Ele exibiu um vídeo com ações da instituição e chamou um coral de crianças que fez uma apresentação para o público, animada por violão e bateria. “Das instituições de ensino da rede, o Colégio Concórdia é o que mais preserva as tradições”, salientou Fernando.

Uma ex-aluna da escola, Júlia Maia, emocionou-se ao falar sobre a qualidade do ensino e o ambiente familiar e religioso que o Concórdia oferece para a comunidade escolar. O diretor Martim Heimann homenageou com flores a equipe diretiva da instituição, seus pais, alunos e professores. “Tenho orgulho de ser diretor de uma escola que amo de paixão”, revelou. Já o vereador Nestor Schwertner fez uma homenagem ao diretor Martim Heimann; ao 1º vice-presidente da Igreja Luterana do Brasil, Arnildo Schneider; e a um amigo de seu bairro (São João Batista) que também é luterano.

Jornalista americano entrega de filme com experiências do OP no mundo


A experiência do Orçamento Participativo em São Leopoldo motivou o jornalista americano Michael Fox a produzir um documentário reunindo a experiência de democratização da comunidade em dez países, do Canadá ao Uruguai. O filme foi entregue ao prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, na manhã de hoje (9/7), e contou com a presença do ex-secretário do OP, vereador Nestor Schwertner (PT) e representantes da Secretaria.

O trabalho começou baseado na trajetória do OP em São Leopoldo e Porto Alegre, seguindo pelo mundo. Segundo Michael Fox e Sílvia Leindecker, produtores e diretores do documentário, o trabalho proporciona a integração e a troca de informações entre os países latino-americanos.

Na avaliação de Nestor Schwertner, idealizador do OP na cidade leopoldense, o documentário é uma forma eficiente para divulgar os impactos do Orçamento Participativo. “O filme conseguiu captar as experiências do OP, partindo de nossa cidade, avaliando a atuação democrática da comunidade. O Orçamento Participativo é instrumento importante para o exercício da cidadania e da democracia. Somos um modelo de participação popular que está sendo seguido por outros países”, destacou.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Nestor Schwertner (PT) entrega computadores para projeto da Brigada Militar no Morro do Paula


Na tarde de hoje (8/7), o vereador Nestor Schwertner (PT) entregou ao comando da 3ª Companhia da Brigada Militar (25ºBPM), dez computadores Pentium 4 para o Programa de Inclusão Digital da corporação. As máquinas serão utilizadas por jovens do Morro do Paula, que terão um semestre de curso de conhecimentos básicos em informática.
A iniciativa faz parte da Brigada Cidadã. O material foi cedido pelo Tribunal de Justiça do Estado, por intermédio de Nestor Schwertner. A entrega foi feita ao comandante da 3ª Companhia da BM, Rafael Assis Brasil Ramos Aro, que é responsável pelo Morro do Paula. Também participaram da atividade a presidenta da Câmara Municipal, Ana Affonso (PT); e os vereadores petistas Alexandre Schuh, Dolores Pessoa; o vereador Brasil Oliveira (PSB); o soldado da BM João Vargas Neto e representantes da direção da Câmara e do setor de informática da Casa.
Nestor Schwertner comemorou a iniciativa da BM no Morro do Paula. “Lá em cima, a Brigada é vista pela comunidade apenas como repressiva. A informatização dos jovens é uma forma de aproximar as pessoas da BM e desmistificar essa imagem. Esse projeto, além de promover a integração, vai qualificar a juventude com conhecimentos em informática, pois a maioria não tem acesso”, salientou.
O comandante da BM agradeceu a colaboração do vereador e explicou como vai funcionar o projeto. “Pretendemos oferecer o curso de seis meses e tentar fornecer um diploma para os alunos. É uma satisfação concretizar esse objetivo,” celebrou. “Tivemos a idéia de criar esse projeto quando um de nossos soldados visitou a casa de um jovem no Morro do Paula e viu o brilho nos olhos do menino, que ganhou um computador velho dos patrões de seus pais”, relembrou. “Agora poderemos oferecer esse momento para outros jovens”, concluiu. A sala de informática vai funcionar no posto da BM no Morro do Paula.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Nestor Schwertner e Olívio Dutra falam sobre OP no Fórum de Delegados em Bento Gonçalves


Precursores do Orçamento Participativo em São Leopoldo e Porto Alegre, Nestor Schwertner e Olívio Dutra comentaram a metodologia adotada nas respectivas cidades, durante o 1º Fórum de Delegados do OP, em Bento Gonçalves, dia 4 de julho. Implementado pela primeira vez na cidade serrana, o OP reuniu mais de 270 delegados e suplentes eleitos pelas comunidades nas assembléias. Na ocasião, foi apresentado o mapa com a divisão do município em seis regiões, sendo cinco nos bairros e centro e uma abrangendo todos os distritos. O próximo passo é realizar as assembléias em cada região através dos delegados, que irão eleger os conselheiros das regiões.
De acordo com Nestor Schwertner (PT), a metodologia adota por Bento Gonçalves é semelhante a de São Leopoldo, seguindo o modelo desenvolvido no município. O vereador leopoldense foi idealizador do OP, quando foi secretário municipal no governo de Ary Vanazzi. “Trata-se de uma ferramenta importante para organização democrática e popular. No OP, a comunidade debate, participa e decide onde investir o dinheiro público. De forma transparente, a população elege prioridades e obras a serem realizadas em suas regiões”, destacou.
A experiência do OP em São Leopoldo tornou-se referência no Vale do Sinos e no mundo. O processo adotado despertou o interesse de delegações do Canadá, Chile, China, Nigéria, Paraguai, Uruguai e Venezuela, que estiveram na cidade para conhecer o OP. Com a vitória da Frente Popular em diversas cidades do Estado, Nestor Schwertner tem apresentado o OP em diversas cidades como Canoas, Sapucaia, Bento Gonçalves, Novo Hamburgo, entre outras. Schwertner ocupou a mesa ao lado de Olívio Dutra e do prefeito de Bento Gonçalves, Roberto Lunelli. Quando foi prefeito da capital, Olívio foi pioneiro na implantação do Orçamento Participativo. “O OP garante a participação popular como exercício da cidadania e instrumento da democracia”, reforçou o ex-prefeito de Porto Alegre.

sábado, 4 de julho de 2009

Nestor Schwertner faz roteiro pelo interior

Neste sábado (4/7), o vereador Nestor Schwertner (PT) participa do 1º Fórum dos Delegados do Orçamento Participativo, em Bento Gonçalves. O vereador fundou o OP em São Leopoldo, quando foi secretário municipal, de 2005 a 2007. Hoje, o OP leopoldense é referência no Vale do Sinos e no mundo. De acordo com Nestor Schwertner, o Orçamento Participativo é um instrumento eficiente de participação popular. "Garante que a comunidade organizada possa decidir onde serão aplicados os recursos públicos para melhorias nas suas regiões", salientou. "Foi uma das conquistas do governo Vanazzi em prol da qualidade de vida da população, pois proporcionou a concretização de obras relevantes para a cidade, como o Parque Imperatriz, por exemplo."
No domingo (5/7), Nestor Schwertner estará numa atividade com sindicalistas em Vacaria. Na pauta com o movimento sindical, o vereador trabalha as perspectivas para 2010.