terça-feira, 14 de julho de 2009

Jornalista americano entrega de filme com experiências do OP no mundo


A experiência do Orçamento Participativo em São Leopoldo motivou o jornalista americano Michael Fox a produzir um documentário reunindo a experiência de democratização da comunidade em dez países, do Canadá ao Uruguai. O filme foi entregue ao prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, na manhã de hoje (9/7), e contou com a presença do ex-secretário do OP, vereador Nestor Schwertner (PT) e representantes da Secretaria.

O trabalho começou baseado na trajetória do OP em São Leopoldo e Porto Alegre, seguindo pelo mundo. Segundo Michael Fox e Sílvia Leindecker, produtores e diretores do documentário, o trabalho proporciona a integração e a troca de informações entre os países latino-americanos.

Na avaliação de Nestor Schwertner, idealizador do OP na cidade leopoldense, o documentário é uma forma eficiente para divulgar os impactos do Orçamento Participativo. “O filme conseguiu captar as experiências do OP, partindo de nossa cidade, avaliando a atuação democrática da comunidade. O Orçamento Participativo é instrumento importante para o exercício da cidadania e da democracia. Somos um modelo de participação popular que está sendo seguido por outros países”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário