quarta-feira, 8 de julho de 2009

Nestor Schwertner e Olívio Dutra falam sobre OP no Fórum de Delegados em Bento Gonçalves


Precursores do Orçamento Participativo em São Leopoldo e Porto Alegre, Nestor Schwertner e Olívio Dutra comentaram a metodologia adotada nas respectivas cidades, durante o 1º Fórum de Delegados do OP, em Bento Gonçalves, dia 4 de julho. Implementado pela primeira vez na cidade serrana, o OP reuniu mais de 270 delegados e suplentes eleitos pelas comunidades nas assembléias. Na ocasião, foi apresentado o mapa com a divisão do município em seis regiões, sendo cinco nos bairros e centro e uma abrangendo todos os distritos. O próximo passo é realizar as assembléias em cada região através dos delegados, que irão eleger os conselheiros das regiões.
De acordo com Nestor Schwertner (PT), a metodologia adota por Bento Gonçalves é semelhante a de São Leopoldo, seguindo o modelo desenvolvido no município. O vereador leopoldense foi idealizador do OP, quando foi secretário municipal no governo de Ary Vanazzi. “Trata-se de uma ferramenta importante para organização democrática e popular. No OP, a comunidade debate, participa e decide onde investir o dinheiro público. De forma transparente, a população elege prioridades e obras a serem realizadas em suas regiões”, destacou.
A experiência do OP em São Leopoldo tornou-se referência no Vale do Sinos e no mundo. O processo adotado despertou o interesse de delegações do Canadá, Chile, China, Nigéria, Paraguai, Uruguai e Venezuela, que estiveram na cidade para conhecer o OP. Com a vitória da Frente Popular em diversas cidades do Estado, Nestor Schwertner tem apresentado o OP em diversas cidades como Canoas, Sapucaia, Bento Gonçalves, Novo Hamburgo, entre outras. Schwertner ocupou a mesa ao lado de Olívio Dutra e do prefeito de Bento Gonçalves, Roberto Lunelli. Quando foi prefeito da capital, Olívio foi pioneiro na implantação do Orçamento Participativo. “O OP garante a participação popular como exercício da cidadania e instrumento da democracia”, reforçou o ex-prefeito de Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário