segunda-feira, 16 de abril de 2012

Moradores vão fechar BR se DNIT não cumprir prazo



Reunidos na tarde do dia 12 de abril, na Sociedade Bangú, moradores do bairro São João Batista colocaram suas questões para representantes do Departamento Nacional de Infra-estrutura no Trânsito (DNIT) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O vereador Nestor Schwertner (PT), que também reside no bairro, coordenou a reunião. Os moradores cobraram do DNIT a sinaleira, pois já era para ter sido instalada em março. Nestor salientou que o assunto central do debate é encaminhar a passarela. Uma representante do DNIT disse que só falta a aprovação do pessoal de Brasília, pois já foi enviado todo o material para lá. Os representantes do DNIT garantiram que a passarela é prioridade para o departamento. Uma moradora contestou a afirmação, dizendo que se fosse prioridade, a passarela já haveria saído, pois uma foi construída na Av. Caxias.

A PRF informou que a sinaleira da Unisinos era o local mais crítico em termos de acidentes, mas depois da construção do viaduto, reduziu bastante o número de acidentes neste ponto. Os moradores prometeram fechar a BR 116 se o DNIT não apresentar avanços neste caso, até o dia 10 de maio, data da próxima reunião entre o departamento e a comunidade local.

Juliana Leal – Jornalista do PT/SL

PT é homenageado pelos seus 32 anos de história



Os vereadores do Partido dos Trabalhadores de São Leopoldo propuseram uma Sessão Especial para homenagear os 32 anos do PT na história do Brasil e no município. Dezenas de pessoas participaram da comemoração na noite de sexta (23 de março), entre elas, alguns dos fundadores do partido na cidade. O evento também contou com a presença do prefeito Ary Vanazzi; da deputada estadual Ana Affonso; do deputado federal Ronaldo Zulke, além de vários secretários municipais e de líderes de partidos aliados, como o PDT, PSB e PC do B.

O líder da bancada do PT, vereador Nestor Schwertner relembrou do slogan da primeira campanha: “Trabalhador vota em trabalhador” e emocionou-se ao relembrar o quanto era duro ser militante do partido nos anos 80. “Quem era do PT sofria isolamento da própria família e até da sociedade. Mas tínhamos sonhos e éramos sedentos por mudança para conseguirmos algo melhor”, citou. Nestor ainda fez referência à sua companheira Alvarina Kayser, que estava presente à Sessão e a todos e todas que não se arrependem desta luta. “Precisamos respeitar nossos companheiros que colocaram a cara neste processo, a fim de que fossemos participativos e qualificados. Devemos parabenizar a todos que construíram esta história vitoriosa”, salientou.

A vereadora Dolores Pessoa saudou os movimentos que surgiram com o PT, como o Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) e outros de importância para a sociedade organizada. Ela comentou que é filiada desde 2002 e também ajudou, sonhou e viu que hoje é possível lutar e transformar nosso país.

Já o vereador Carlinhos Fleck lembrou do material da primeira campanha política, realizada em 1982 e que o lema não mudou agora que “estamos do outro lado do balcão, como vereadores”, destacou.

Antes e agora

Os vereadores homenagearam alguns dos fundadores do PT de São Leopoldo: Claudio Azevedo, Nestor Inhoff, Anegildo Garcia e Henrique Schuster. Ainda realizou-se, durante a Sessão, a filiação de Ricardo de Oliveira Kuhn, de 16 anos, numa demonstração de valorização por quem faz parte da história recente e remota do partido.

O prefeito Vanazzi parabenizou os vereadores que organizaram a Sessão e cumprimentou a todos os companheiros históricos. “Começamos como uns pequenos ‘malucos beleza’, mas deixamos um legado para a história e os direitos humanos. Nesses 32 anos, nós temos a tarefa de re-encantar a juventude. Vivemos o desafio dia-a-dia. Na verdade, nunca tivemos na mão o poder, só o governo”, afirmou. “Se quisermos uma revolução permanente no nosso país, temos que recuperar a luta também permanente, alimentando os sonhos do povo. Sem reformas políticas, estruturantes e tributárias, não vamos fazer a revolução que gostaríamos no princípio. Essa é a nossa tarefa e acredito que somos capazes de realizá-la”, destacou.

Juliana Leal – Assessora de Comunicação do PT/SL

Vereadores do PT visitam Distrito Industrial da Zona Norte




Os vereadores petistas Carlinhos Fleck, Nestor Schwertner e Dolores Pessoa acompanharam o prefeito Ary Vanazzi numa vistoria ao Distrito Industrial de São Leopoldo, localizado na Zona Norte. A visita foi realizada no dia 21 de março e também contou com a participação dos secretários municipais Fernando Menezes, de Planejamento e Coordenação; Armando Motta, de Obras Viárias e da equipe técnica do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae).

A finalidade da visita foi acompanhar o andamento das obras no distrito que vai receber a instalação da empresa de elevadores Hyundai, entre outras que demonstrarem interesse. Até o momento da visita das autoridades locais, já havia rede elétrica e o processo de pavimentação e construção da estação e rede de abastecimento de água já iniciou.

O distrito tem 30 hectares, destes, 29 mil m2 são de área verde e localiza-se entre a Estrada do Socorro e a Av. Atalíbio Taurino de Resende, no bairro Arroio da Manteiga. Segundo o prefeito, a Hyundai pretende construir ali a maior torre da América Latina, com aproximadamente 80 metros de altura.

O secretário Menezes informou que o investimento nesta área é de R$ 11,4 milhões e vai gerar grande oferta de empregos. “Mais de 120 empresas demonstraram interesse no local, pela oportunidade de crescimento que ele oferece”, salientou.

Juliana Leal – Assessora de Comunicação do PT

Reunião esclarece dúvidas sobre o Hospital Centenário



Uma reunião realizada na tarde do dia 16 de março, procurou esclarecer as dúvidas dos vereadores sobre questões relacionadas ao Hospital Centenário, bem como propor melhorias a este estabelecimento de saúde. Compareceram à Câmara de Vereadores o vice-presidente da Fundação Hospital Centenário (HC), Alexandre Andara e o secretário de Saúde de São Leopoldo, Valmor Ruaro. A coordenadora do encontro foi a vereadora e presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara, Edite Lisboa, a Cigana (PSB).

O representante do HC apresentou relatórios com dados e imagens que comprovam as obras já realizadas na instituição. Andara contestou as informações apresentadas pelo Cremers, o Conselho Regional de Medicina do RS, na última sexta-feira. Segundo ele, a lista de supostas irregularidades apontada pelo Cremers, já estava sendo providenciada pela administração do hospital, antes da vistoria realizada por este Conselho. O vice-presidente do HC também citou alguns indicadores que provam a eficácia dos serviços prestados pela Fundação. Uma delas é a taxa de infecção hospitalar, que está em 2.9%, sendo que o nível máximo permitido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é entre 9 e 10%.

“Antes não tinha tomografia, nem ecografia no HC, hoje temos um novo pronto socorro, uma nova sala de neurocirurgia, uma UTI Neonatal referência no Estado e premiada internacionalmente, entre outras melhorias. É um absurdo dizerem que o hospital não está fazendo nada e que ele representa risco para a comunidade”, contestou. Em relação às obras na cobertura, as quais já geraram polêmica sobre valores, Andara explica que o antigo telhado tinha mais de 80 anos.Conforme ele, esta nova cobertura resolverá diversos problemas de infiltração. A obra de 6,2 mil metros quadrados da cobertura do hospital, que inclui 21 pavilhões, tem investimento de R$ 2,8 milhões, consistindo na substituição completa das telhas de barro e da estrutura de madeira por modernas estruturas metálicas, além de pintura, troca de gesso, paredes, instalações elétrica, hidráulica, entre outros.

Nestor salienta sobre concepção de saúde

O vereador Nestor Schwertner (PT), que é um dos membros da Comissão Permanente de Saúde e Meio Ambiente da Câmara, salientou a concepção de saúde a qual o município está estruturado. O atendimento básico nesta área deve ser feito pelos postos de saúde e pelo Programa de Saúde da Família (PSF). Já os casos intermediários devem ser atendidos pelos Centros de Saúde. E os atendimentos de média e alta complexidade, esses sim são da responsabilidade do hospital. “Ainda há uma cultura de que devemos ir ao hospital por qualquer motivo”, pontuou. Nestor também lembrou da visita realizada pelos parlamentares no dia 28 de fevereiro. “Foi uma iniciativa muito boa e foi percebida pela população. A saúde é historicamente uma questão muito sensível. Quem de nós quer perder alguém? Queremos sim mais saúde e mais prevenção”, afirmou.

Uma proposta feita pelo vereador Gérson de Borba, o Chico (PP), foi a criação de uma comissão especial na Câmara para acompanhar de forma mais direta as questões envolvendo o hospital. A sugestão de Chico é que todas as bancadas indiquem um vereador para representar seu partido, a fim de que não haja partidarização nas discussões e todos acompanhem as informações e fiscalizações realizadas no hospital. A presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, vereadora Cigana, acolheu a proposta. Também participaram do encontro os vereadores Geraldo Passos (PSB), Dolores Pessoa (PT), Daniel Daudt (PMDB), Fernando Henning (PPS) e Ary Moura (PDT).

Juliana Leal – Assessora de Comunicação do PT/SL

Nestor presta solidariedade a amigos da empresária



Na tarde do dia 28 de fevereiro, a comunidade escolar do bairro Scharlau organizou uma passeata em prol da justiça, devido ao assassinato da proprietária da creche Juja Baby. Janice Schneider, 37 anos, foi morta por uma ex-funcionária da escolinha, Fabiana dos Reis de Andrade e pelo seu namorado, Bruno Xavier dos Santos, no último sábado.

Os suspeitos continuam foragidos e a polícia segue as buscas. Cerca de 150 pessoas fizeram uma caminhada em homenagem à Janice. Professores de várias escolas da cidade participaram do ato.
O vereador Nestor Schwertner esteve presente na escola prestando solidariedade à família e amigos da vítima. Ele também participou de uma reunião com o delegado que cuida do caso na tarde de ontem.

Juliana Leal – Assessora de Comunicação do PT/SL

Nestor participa de reunião com DNIT para definir passarela




Dia 28 de fevereiro ocorreu uma reunião entre os moradores do bairro São João Batista e o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT). Mais de 60 moradores, incluindo lideranças escolares, religiosas, esportivas, entre outras, estiveram presentes em plena terça-feira à tarde.

O vereador Nestor Schwertner, que é também morador do bairro, esteve presente com sua esposa, Alvarina Kayser, e seu filho Bruno. Nestor questionou quantos dias a comunidade ainda terá que esperar para que a licitação da passarela seja lançada. O vereador disse que esta reunião foi marcada para que lançassem o edital, mas isso não ocorreu. O engenheiro do DNIT, João Loureiro, informou que no prazo de um mês deverá ser lançado o edital de licitação para a passarela.

Sobre a sinaleira, a orientação do DNIT foi de testar no sinal amarelo para ver se funciona a redução da velocidade dos motoristas. Mas os moradores contestam essa hipótese, dizendo que os motoristas não reduzem a velocidade ao passar pela sinaleira, colocando os pedestres em risco. A comunidade solicitou que seja mantida a sinaleira funcionando como era antes. O pedido foi atendido pelo DNIT, que comprometeu-se a deixar a sinaleira 4 minutos aberta e 55 segundos fechada, permitindo a passagem segura dos pedestres.

O vereador do PPS, Fernando Henning e sua esposa também estiveram presentes. Ela é diretora de uma escola do bairro. Henning solicitou da mesma forma que a sinaleira fosse mantida ligada como era antes.

O descrédito por parte da comunidade foi perceptível. Muitos moradores do bairro disseram que já estão há 50 anos discutindo e esperando por esta passarela, que nunca fica pronta.

Juliana Leal - Assessora de Comunicação do PT/SL

Nestor Schwertner é o novo líder da bancada do PT



A vereadora Dolores Pessoa passou a liderança da bancada do PT para o vereador Nestor Schwertner. Pela segunda vez, Nestor será o líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara de Vereadores de São Leopoldo. Nestor agradeceu a liderança de Dolores no ano de 2011 e disse que vai continuar a forma de liderar.

Nestor também falou que quer acompanhar as obras no Arroio Krause. Demonstrou interesse em marcar uma visita ainda esta semana. “É um grande projeto e não é muito fácil de realizar”, comentou. Nestor ainda fez menção a 1ª Conferência sobre Transparência na Administração Pública, realizada na segunda-feira na Unisinos.

O presidente da Câmara, vereador Claudio D’Ávila, divulgou que a prestação de contas da casa será feita todo o mês e não de quatro em quatro meses, como vinha sendo feito anteriormente. O vereador Carlinhos Fleck parabenizou esta iniciativa.

Juliana Leal - Assessora de Comunicação do PT/SL

Nestor preside uma Comissão e integra outras quatro



O vereador Nestor Schwertner (PT) é presidente da Comissão Permanente de Segurança Urbana da Câmara de vereadores de São Leopoldo. O líder da bancada do PT no legislativo ainda integra mais outras quatro comissões permanentes da instituição. São elas: Comissão de Educação, Cultura e Assistência Social; Comissão de Saúde e Meio Ambiente; Comissão de Obras Públicas, Transportes e Habitação; Comissão de Obras Públicas, Transportes e Habitação e Comissão de Esporte e Lazer. A gestão das comissões é para este ano de 2012.