terça-feira, 30 de novembro de 2010
Nestor Schwertner (PT/SL) está entre as indicações para coordenar o OP no Estado
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Nestor Schwertner participa de planejamento do OP estadual na Assembleia Legislativa
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Moradores fazem abaixo-assinado para garantir segurança no Parque do Trabalhador
Durante assembléia, promovida pelo vereador Nestor Schwertner (PT/SL), na noite de ontem (22/11), a comunidade do bairro Vicentina decidiu fazer um abaixo-assinado, pedindo mais segurança para a região. A mobilização ocorreu devido à retirada do policiamento montado e do posto da Brigada Militar do Parque do Trabalhador. O encontro mobilizou representantes da Associação de Bairro, Escola Castro Alves, administração do Parque e moradores.
Na ocasião, a comunidade entregou ao capitão do 15º Batalhão da BM, Luciano da Cunha Veríssimo, um documento com as ocorrências policiais ocorridas na Vicentina de 2000 a 2010. Os moradores relataram que, antes da chegada da BM, o parque servia para desmanche de carros, homicídios e tráfico de drogas. A população teme que sem o posto da BM, o local seja alvo da violência. Segundo o capitão Veríssimo, a decisão é irreversível e o posto será desativado por determinação do governo do Estado. “Vamos garantir a segurança do local com o policiamento móvel”, afirmou.
Conforme avaliação do vereador Nestor Schwertner, a determinação do Estado foi arbitrária. “Faltam 38 dias para o encerramento do ano e a população não pode viver nesta insegurança”, argumentou. “Não deixaremos os moradores desamparados. Vamos coletar assinaturas dos moradores e entregar para a governadora Yeda para que ela garanta a segurança até o final de seu mandato”, ressaltou.
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Recuperação da mata ciliar foi destaque na reunião do Comitê Legislativo do Pró-Sinos em Campo Bom
A recomposição da mata ciliar do Rio dos Sinos foi uma das preocupações durante a reunião do Comitê Legislativo de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos, realizada na manhã desta quarta-feira (17/11), na Câmara Municipal de Campo Bom. No encontro, o responsável pelo Projeto Cururuay, Renato Wallauer, apresentou aos vereadores a campanha “Pense Verde”. A iniciativa prevê o plantio de mais de 1 milhão de mudas nativas, por ano, nas margens do Rio dos Sinos.
Segundo o ativista ambiental, o projeto pretende coletar 50 mil embalagens com mudas, levando os protótipos aos 32 municípios que compõem a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. “Nossa meta é garantir o plantio de 50 mil mudas em cada cidade. Precisamos de 200 hectares de terra para produção. Apenas no Rio dos Sinos, a área tem de abranger 10 hectares para o cultivo das espécies”, esclareceu.
O presidente do Comitê Legislativo do Pró-Sinos, Nestor Schwertner, avaliou positivamente o projeto apresentado para recomposição da mata ciliar do rio. Ele comentou sobre o recente episódio da mortandade de peixes no Sinos, ocorrido no último dia 10. “Os responsáveis por essa nova tragédia ambiental (fazendo referência a morte de 1 milhão de peixes em 2006) devem ser notificados. Temos de investir em políticas de fiscalização, recuperação e educação ambiental para evitar novos crimes ambientais”, alertou.
Depois da reunião, a comitiva de vereadores visitou uma área de terra em Campo Bom, que foi denunciada ao Ministério Público, por aterro de lixo em banhado. A ideia é cobrar providências para conter essa prática de poluição ao meio ambiente.
O Comitê é formado por vereadores dos 32 municípios da bacia do Sinos. A finalidade é acompanhar as ações do Consórcio Pró-Sinos. A próxima reunião será no dia 8 de dezembro, às 9h, na Câmara Municipal de Esteio.
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Solene registra os 70 anos do Colégio Gustavo Schreiber
Na abertura do evento, o vereador Nestor Schwertner comentou a história da escola e sua importância para o desenvolvimento de São Leopoldo. “O colégio foi uma idealização do professor Gustavo Schreiber, que nasceu em 1987, em São Sebastião do Caí. Ele veio para o nosso município lecionar e teve de estudar na Alemanha para atender os imigrantes que chegaram aqui. O professor denominou de “guarda livros” o colégio que, em 1940, tornou-se uma instituição de ensino. A primeira turma foi formada em 1944”, informou. “O papel dessa escola foi importante para o contexto de São Leopoldo, pois muitas pessoas de expressão lecionaram e estudaram no Gustavo Schreiber”, afirmou.
Como diretor pedagógico, Alexandre Schreiber, salientou que o professor Gustavo foi o idealizador da educação qualificada da escola. “Estamos muito bem na avaliação do ensino médio. Nossa filosofia é investir no conhecimento científico para formação de uma consciência crítica dos alunos”, disse. “Na minha opinião, a base dos estudantes é a família, depois o Estado, a Igreja e a Escola”, manifestou. O presidente da mantenedora, Sieghard Schreiber, destacou que 70 anos de história é quase a vida dele, que hoje tem 74 anos de idade. “Formamos ótimos profissionais, como é o caso do advogado Carlos Souza Moraes, que foi um exemplo para nós”, ressaltou.
No final da solene, o vereador Nestor fez a entrega de uma placa de homenagem para a direção do Colégio e entregou certificados para os professores mais antigos da instituição. A solenidade também contou com a exibição de um vídeo sobre a história da escola e a apresentação musical dos alunos Rodrigo e Daniel.
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Nestor Schwertner (PT/SL) e comunidade do bairro Vicentina pedem a manutenção do posto da BM no Parque do Trabalhador
No dia 5 de novembro, o vereador Nestor Schwertner e a comunidade do bairro Vicentina pediram ao capitão do 15º Batalhão da Brigada Militar, Luciano da Cunha Veríssimo, a permanência do posto da Brigada Militar nas dependências do Parque do Trabalhador. A reunião ocorreu na sede da Associação de Moradores. Na semana passada, o comando geral retirou os cavalos da BM do local, alegando redução de custos (R$ 2.800 para manter a cavalaria). Conforme o capitão Veríssimo, a infraesturura para o policiamento é insuficiente e por determinação do Estado tiveram que optar por outros equipamentos de segurança para prosseguir o trabalho. A comunidade questionou ainda a ameaça de retirada do posto da polícia do galpão no Parque. Segundo o major, o efetivo continuará prestando o atendimento. No entanto, a determinação do Estado inclui também a retirada do posto da BM do local.
O administrador do Parque do Trabalhador, Júlio César da Costa, pediu a manutenção do posto, pois a presença de policiais militares inibe a violência e a criminalidade. De acordo com Nestor Schwertner, foi consenso na reunião a permanência do posto da BM dentro do Parque até o final do ano, tendo em vista que o policiamento pode melhorar com a política de segurança pública do governo Tarso Genro, que assume em janeiro de 2011.
A próxima reunião entre a BM e a comunidade ficou agendada para o dia 22 de novembro, às 19h, quando a população pretende elaborar um abaixo-assinado, exigindo o policiamento no local.
Nestor participa de entrega do título de Cidadão Leopoldense ao sr. Hans Peter Stihl
No dia 4 de novembro, o vereador Nestor Schwertner participou da cerimônia promovida pela presidência da Câmara Municipal de São Leopoldo para entrega do título de Cidadão Leopoldense ao senhor Hans Peter Stihl. O empresário é sócio e presidente do Conselho de Administração da Andreas Stihl, cuja subsidiária no Brasil, a Stihl Ferramentas Motorizadas, fica na cidade, e completou 35 anos de fundação em 31 de outubro.
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Impasse no bairro Vicentina recebe intervenção de Nestor
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Nestor promove sessão solene em homenagem aos 70 anos do Colégio Gustavo Schreiber
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
São Leopoldo se mobilizou pela eleição de Dilma Rousseff como presidenta do Brasil
Nestor Schwertner comemorou a vitória de Dilma Rousseff, a primeira mulher presidenta do Brasil. O trabalho para eleger a companheira petista foi intenso na última semana de campanha. Um dia antes da eleição em segundo turno, ele participou de um caminhada em São Leopoldo com a presença do prefeito Ary Vanazzi; do governador eleito, Tarso Genro e demais autoridades.
O vereador transferiu seus mais de 20 mil votos, como candidato a deputado estadual, para Dilma. "Minha votação não foi suficiente, mas foi significativa no Vale do Sinos. Depois do primeiro turno tivemos como meta tornar Dilma presidente e conseguimos. Agora, vamos trabalhar pela continuidade de nosso projeto democrático e popular, por um Brasil cada vez melhor", afirmou.