terça-feira, 30 de novembro de 2010

Nestor Schwertner (PT/SL) está entre as indicações para coordenar o OP no Estado

Embora ainda não tenha definição de como será a estrutura do Orçamento Participativo no Estado, Nestor Schwertner tem se apropriado do tema. Ele e mais três companheiros petistas estão cotados para compor o OP. Nestor foi responsável por implementar a iniciativa em São Leopoldo. Segundo ele, o OP estadual vai mobilizar 28 regiões.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Nestor Schwertner participa de planejamento do OP estadual na Assembleia Legislativa

No dia 23 de novembro, o líder da bancada do PT, vereador Nestor Schwertner participou do planejamento do Orçamento Participativo para o governdo Tarso Genro. A atividade ocorreu na Assembleia Legislativa. Conforme Nestor, serão 28 regiões do RS que terão obras prioritárias com recursos do Estado e participação da sociedade. Os detalhes sobre a iniciativa ainda estão em processo de elaboração. Nestor idealizou a metodologia inédita do OP em São Leopoldo, quando foi secretário municipal, em 2005.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Moradores fazem abaixo-assinado para garantir segurança no Parque do Trabalhador



Durante assembléia, promovida pelo vereador Nestor Schwertner (PT/SL), na noite de ontem (22/11), a comunidade do bairro Vicentina decidiu fazer um abaixo-assinado, pedindo mais segurança para a região. A mobilização ocorreu devido à retirada do policiamento montado e do posto da Brigada Militar do Parque do Trabalhador. O encontro mobilizou representantes da Associação de Bairro, Escola Castro Alves, administração do Parque e moradores.
Na ocasião, a comunidade entregou ao capitão do 15º Batalhão da BM, Luciano da Cunha Veríssimo, um documento com as ocorrências policiais ocorridas na Vicentina de 2000 a 2010. Os moradores relataram que, antes da chegada da BM, o parque servia para desmanche de carros, homicídios e tráfico de drogas. A população teme que sem o posto da BM, o local seja alvo da violência. Segundo o capitão Veríssimo, a decisão é irreversível e o posto será desativado por determinação do governo do Estado. “Vamos garantir a segurança do local com o policiamento móvel”, afirmou.
Conforme avaliação do vereador Nestor Schwertner, a determinação do Estado foi arbitrária. “Faltam 38 dias para o encerramento do ano e a população não pode viver nesta insegurança”, argumentou. “Não deixaremos os moradores desamparados. Vamos coletar assinaturas dos moradores e entregar para a governadora Yeda para que ela garanta a segurança até o final de seu mandato”, ressaltou.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Recuperação da mata ciliar foi destaque na reunião do Comitê Legislativo do Pró-Sinos em Campo Bom


A recomposição da mata ciliar do Rio dos Sinos foi uma das preocupações durante a reunião do Comitê Legislativo de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos, realizada na manhã desta quarta-feira (17/11), na Câmara Municipal de Campo Bom. No encontro, o responsável pelo Projeto Cururuay, Renato Wallauer, apresentou aos vereadores a campanha “Pense Verde”. A iniciativa prevê o plantio de mais de 1 milhão de mudas nativas, por ano, nas margens do Rio dos Sinos.
Segundo o ativista ambiental, o projeto pretende coletar 50 mil embalagens com mudas, levando os protótipos aos 32 municípios que compõem a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. “Nossa meta é garantir o plantio de 50 mil mudas em cada cidade. Precisamos de 200 hectares de terra para produção. Apenas no Rio dos Sinos, a área tem de abranger 10 hectares para o cultivo das espécies”, esclareceu.
O presidente do Comitê Legislativo do Pró-Sinos, Nestor Schwertner, avaliou positivamente o projeto apresentado para recomposição da mata ciliar do rio. Ele comentou sobre o recente episódio da mortandade de peixes no Sinos, ocorrido no último dia 10. “Os responsáveis por essa nova tragédia ambiental (fazendo referência a morte de 1 milhão de peixes em 2006) devem ser notificados. Temos de investir em políticas de fiscalização, recuperação e educação ambiental para evitar novos crimes ambientais”, alertou.
Depois da reunião, a comitiva de vereadores visitou uma área de terra em Campo Bom, que foi denunciada ao Ministério Público, por aterro de lixo em banhado. A ideia é cobrar providências para conter essa prática de poluição ao meio ambiente.
O Comitê é formado por vereadores dos 32 municípios da bacia do Sinos. A finalidade é acompanhar as ações do Consórcio Pró-Sinos. A próxima reunião será no dia 8 de dezembro, às 9h, na Câmara Municipal de Esteio.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Solene registra os 70 anos do Colégio Gustavo Schreiber

Os 70 anos do Colégio Gustavo Schreiber foram registrados em sessão solene, na noite de 10 de novembro, na Câmara Municipal de São Leopoldo. A iniciativa foi do líder da bancada do PT, vereador Nestor Schwertner. O parlamentar dividiu a mesa com o presidente do Legislativo, Henrique da Costa Prieto; o diretor pedagógico do Colégio Gustavo Schreiber, Alexandre Schreiber e, o presidente da mantenedora da instituição, Sieghard Schreiber. Estiveram presentes os vereadores Daniel Daut Schaefer (PMDB) e Dolores Pessoa (PT).

Na abertura do evento, o vereador Nestor Schwertner comentou a história da escola e sua importância para o desenvolvimento de São Leopoldo. “O colégio foi uma idealização do professor Gustavo Schreiber, que nasceu em 1987, em São Sebastião do Caí. Ele veio para o nosso município lecionar e teve de estudar na Alemanha para atender os imigrantes que chegaram aqui. O professor denominou de “guarda livros” o colégio que, em 1940, tornou-se uma instituição de ensino. A primeira turma foi formada em 1944”, informou. “O papel dessa escola foi importante para o contexto de São Leopoldo, pois muitas pessoas de expressão lecionaram e estudaram no Gustavo Schreiber”, afirmou.

Como diretor pedagógico, Alexandre Schreiber, salientou que o professor Gustavo foi o idealizador da educação qualificada da escola. “Estamos muito bem na avaliação do ensino médio. Nossa filosofia é investir no conhecimento científico para formação de uma consciência crítica dos alunos”, disse. “Na minha opinião, a base dos estudantes é a família, depois o Estado, a Igreja e a Escola”, manifestou. O presidente da mantenedora, Sieghard Schreiber, destacou que 70 anos de história é quase a vida dele, que hoje tem 74 anos de idade. “Formamos ótimos profissionais, como é o caso do advogado Carlos Souza Moraes, que foi um exemplo para nós”, ressaltou.

No final da solene, o vereador Nestor fez a entrega de uma placa de homenagem para a direção do Colégio e entregou certificados para os professores mais antigos da instituição. A solenidade também contou com a exibição de um vídeo sobre a história da escola e a apresentação musical dos alunos Rodrigo e Daniel.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Nestor Schwertner (PT/SL) e comunidade do bairro Vicentina pedem a manutenção do posto da BM no Parque do Trabalhador


No dia 5 de novembro, o vereador Nestor Schwertner e a comunidade do bairro Vicentina pediram ao capitão do 15º Batalhão da Brigada Militar, Luciano da Cunha Veríssimo, a permanência do posto da Brigada Militar nas dependências do Parque do Trabalhador. A reunião ocorreu na sede da Associação de Moradores. Na semana passada, o comando geral retirou os cavalos da BM do local, alegando redução de custos (R$ 2.800 para manter a cavalaria). Conforme o capitão Veríssimo, a infraesturura para o policiamento é insuficiente e por determinação do Estado tiveram que optar por outros equipamentos de segurança para prosseguir o trabalho. A comunidade questionou ainda a ameaça de retirada do posto da polícia do galpão no Parque. Segundo o major, o efetivo continuará prestando o atendimento. No entanto, a determinação do Estado inclui também a retirada do posto da BM do local.
O administrador do Parque do Trabalhador, Júlio César da Costa, pediu a manutenção do posto, pois a presença de policiais militares inibe a violência e a criminalidade. De acordo com Nestor Schwertner, foi consenso na reunião a permanência do posto da BM dentro do Parque até o final do ano, tendo em vista que o policiamento pode melhorar com a política de segurança pública do governo Tarso Genro, que assume em janeiro de 2011.
A próxima reunião entre a BM e a comunidade ficou agendada para o dia 22 de novembro, às 19h, quando a população pretende elaborar um abaixo-assinado, exigindo o policiamento no local.

Nestor participa de entrega do título de Cidadão Leopoldense ao sr. Hans Peter Stihl


No dia 4 de novembro, o vereador Nestor Schwertner participou da cerimônia promovida pela presidência da Câmara Municipal de São Leopoldo para entrega do título de Cidadão Leopoldense ao senhor Hans Peter Stihl. O empresário é sócio e presidente do Conselho de Administração da Andreas Stihl, cuja subsidiária no Brasil, a Stihl Ferramentas Motorizadas, fica na cidade, e completou 35 anos de fundação em 31 de outubro.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Impasse no bairro Vicentina recebe intervenção de Nestor

O vereador Nestor Schwertner (PT/SL) estará reunido, nesta sexta (5/11), com lideranças comunitárias do bairro Vicentina e comando da Brigada Militar para resolver o impasse no Parque do Trabalhador. A comunidade pede esclarecimentos sobre a retirada dos cavalos da BM do local. A atividade ocorre às 19h30, na sede da Associação dos Moradores do Bairro Vicentina.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Nestor promove sessão solene em homenagem aos 70 anos do Colégio Gustavo Schreiber

Por proposição do líder da bancada do PT, vereador Nestor Schwertner, a Câmara Municipal de São Leopoldo realiza sessão solene em homenagem aos 70 anos da Escola Gustavo Schreiber. A solenidade ocorre no dia 10 de novembro, às 19h30, no plenário do Legislativo (rua Independência, 66, Centro/SL).

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

São Leopoldo se mobilizou pela eleição de Dilma Rousseff como presidenta do Brasil


Nestor Schwertner comemorou a vitória de Dilma Rousseff, a primeira mulher presidenta do Brasil. O trabalho para eleger a companheira petista foi intenso na última semana de campanha. Um dia antes da eleição em segundo turno, ele participou de um caminhada em São Leopoldo com a presença do prefeito Ary Vanazzi; do governador eleito, Tarso Genro e demais autoridades.
O vereador transferiu seus mais de 20 mil votos, como candidato a deputado estadual, para Dilma. "Minha votação não foi suficiente, mas foi significativa no Vale do Sinos. Depois do primeiro turno tivemos como meta tornar Dilma presidente e conseguimos. Agora, vamos trabalhar pela continuidade de nosso projeto democrático e popular, por um Brasil cada vez melhor", afirmou.