quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Recuperação da mata ciliar foi destaque na reunião do Comitê Legislativo do Pró-Sinos em Campo Bom


A recomposição da mata ciliar do Rio dos Sinos foi uma das preocupações durante a reunião do Comitê Legislativo de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos, realizada na manhã desta quarta-feira (17/11), na Câmara Municipal de Campo Bom. No encontro, o responsável pelo Projeto Cururuay, Renato Wallauer, apresentou aos vereadores a campanha “Pense Verde”. A iniciativa prevê o plantio de mais de 1 milhão de mudas nativas, por ano, nas margens do Rio dos Sinos.
Segundo o ativista ambiental, o projeto pretende coletar 50 mil embalagens com mudas, levando os protótipos aos 32 municípios que compõem a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. “Nossa meta é garantir o plantio de 50 mil mudas em cada cidade. Precisamos de 200 hectares de terra para produção. Apenas no Rio dos Sinos, a área tem de abranger 10 hectares para o cultivo das espécies”, esclareceu.
O presidente do Comitê Legislativo do Pró-Sinos, Nestor Schwertner, avaliou positivamente o projeto apresentado para recomposição da mata ciliar do rio. Ele comentou sobre o recente episódio da mortandade de peixes no Sinos, ocorrido no último dia 10. “Os responsáveis por essa nova tragédia ambiental (fazendo referência a morte de 1 milhão de peixes em 2006) devem ser notificados. Temos de investir em políticas de fiscalização, recuperação e educação ambiental para evitar novos crimes ambientais”, alertou.
Depois da reunião, a comitiva de vereadores visitou uma área de terra em Campo Bom, que foi denunciada ao Ministério Público, por aterro de lixo em banhado. A ideia é cobrar providências para conter essa prática de poluição ao meio ambiente.
O Comitê é formado por vereadores dos 32 municípios da bacia do Sinos. A finalidade é acompanhar as ações do Consórcio Pró-Sinos. A próxima reunião será no dia 8 de dezembro, às 9h, na Câmara Municipal de Esteio.

Um comentário:

  1. No ano de 2.003, eu (Newton Almeida) era Secretário Municipal de Meio Ambiente de Rio Bonito (RJ), e conquistamos o apoio do Consórcio Ambiental Intermunicipal Lagos / São João, idealizado e fundado pelo Luiz Firmino Pereira, para reflorestamentos em Rio Bonito . ( Foi o Firmino que conseguiu levar adiante os projetos para a despoluição da Lagoa de Araruama, que passados uns 7 anos está completamente revitalizada, em seguro processo de despoluição ). Vejam as fotos logo acima, na primeira foto, margem do Rio Bacaxá, em 16 de novembro de 2.003 . E a mesma margem em 30 de janeiro de 2011, na segunda foto . Percebam como é difícil recompor as matas ciliares. Após sete anos é que começam a ter aspecto de mata, as árvores plantadas, na margem direita, pelo Projeto de Reflorestamento do Rio Bacaxá , em 2003 / 2004..... http://limpezariomeriti.blogspot.com

    Parabéns pelo trabalho ! Pessoas como vocês me motivam a acreditar que nosso filhos viverão num mundo melhor !
    Newton Almeida
    MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO

    ResponderExcluir