quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Comitê Legislativo do Pró-Sinos pede que MP atue efetivamente na fiscalização da mortandade de peixes no Sinos
Conforme o diretor do Consórcio Pró-Sinos, Júlio Dorneles, a principal causa da morte de peixes no Sinos não foi o esgoto doméstico como foi divulgado pelos peritos. “O rio é sofre riscos com a ação das indústrias químicas, arrozeiros e despejo de agrotóxicos”, justificou. Ele informou que em 2011 será formada uma sala técnica do Consórcio para monitorar o Rio dos Sinos e suas bacias com apoio da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), Defesa Civil e polícia ambiental. “A intenção é coordenar informações como a quantidade de chuvas, o tempo, a qualidade da água e a vazão do rio.
Júlio Dorneles falou sobre a verba disponível para que os municípios façam convênios a fim de garantir planos de saneamento. Outra iniciativa será a construção de uma Usina de Reciclagem para tratamento dos resíduos sólidos em São Leopoldo.
Os vereadores do Comitê argumentaram a importância de acompanhar efetivamente as obras de tratamento de esgoto nos municípios e regionalizar a fiscalização no Sinos. Nestor Schwertner avaliou que é fundamental encaminhar o documento ao MP, exigindo maior fiscalização. “O MP não deve apenas penalizar, mas ser um agente neste processo de educação e preservação ambiental, responsabilizando as pessoas, indústrias, arrozeiros e envolvidos nesses episódios ambientais”, declarou. A próxima reunião do Pró-Sinos ocorre em São Antônio da Patrulha no dia 12 de janeiro.
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Perspetivas para 2011
terça-feira, 30 de novembro de 2010
Nestor Schwertner (PT/SL) está entre as indicações para coordenar o OP no Estado
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Nestor Schwertner participa de planejamento do OP estadual na Assembleia Legislativa
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Moradores fazem abaixo-assinado para garantir segurança no Parque do Trabalhador
Durante assembléia, promovida pelo vereador Nestor Schwertner (PT/SL), na noite de ontem (22/11), a comunidade do bairro Vicentina decidiu fazer um abaixo-assinado, pedindo mais segurança para a região. A mobilização ocorreu devido à retirada do policiamento montado e do posto da Brigada Militar do Parque do Trabalhador. O encontro mobilizou representantes da Associação de Bairro, Escola Castro Alves, administração do Parque e moradores.
Na ocasião, a comunidade entregou ao capitão do 15º Batalhão da BM, Luciano da Cunha Veríssimo, um documento com as ocorrências policiais ocorridas na Vicentina de 2000 a 2010. Os moradores relataram que, antes da chegada da BM, o parque servia para desmanche de carros, homicídios e tráfico de drogas. A população teme que sem o posto da BM, o local seja alvo da violência. Segundo o capitão Veríssimo, a decisão é irreversível e o posto será desativado por determinação do governo do Estado. “Vamos garantir a segurança do local com o policiamento móvel”, afirmou.
Conforme avaliação do vereador Nestor Schwertner, a determinação do Estado foi arbitrária. “Faltam 38 dias para o encerramento do ano e a população não pode viver nesta insegurança”, argumentou. “Não deixaremos os moradores desamparados. Vamos coletar assinaturas dos moradores e entregar para a governadora Yeda para que ela garanta a segurança até o final de seu mandato”, ressaltou.
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Recuperação da mata ciliar foi destaque na reunião do Comitê Legislativo do Pró-Sinos em Campo Bom
A recomposição da mata ciliar do Rio dos Sinos foi uma das preocupações durante a reunião do Comitê Legislativo de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos, realizada na manhã desta quarta-feira (17/11), na Câmara Municipal de Campo Bom. No encontro, o responsável pelo Projeto Cururuay, Renato Wallauer, apresentou aos vereadores a campanha “Pense Verde”. A iniciativa prevê o plantio de mais de 1 milhão de mudas nativas, por ano, nas margens do Rio dos Sinos.
Segundo o ativista ambiental, o projeto pretende coletar 50 mil embalagens com mudas, levando os protótipos aos 32 municípios que compõem a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. “Nossa meta é garantir o plantio de 50 mil mudas em cada cidade. Precisamos de 200 hectares de terra para produção. Apenas no Rio dos Sinos, a área tem de abranger 10 hectares para o cultivo das espécies”, esclareceu.
O presidente do Comitê Legislativo do Pró-Sinos, Nestor Schwertner, avaliou positivamente o projeto apresentado para recomposição da mata ciliar do rio. Ele comentou sobre o recente episódio da mortandade de peixes no Sinos, ocorrido no último dia 10. “Os responsáveis por essa nova tragédia ambiental (fazendo referência a morte de 1 milhão de peixes em 2006) devem ser notificados. Temos de investir em políticas de fiscalização, recuperação e educação ambiental para evitar novos crimes ambientais”, alertou.
Depois da reunião, a comitiva de vereadores visitou uma área de terra em Campo Bom, que foi denunciada ao Ministério Público, por aterro de lixo em banhado. A ideia é cobrar providências para conter essa prática de poluição ao meio ambiente.
O Comitê é formado por vereadores dos 32 municípios da bacia do Sinos. A finalidade é acompanhar as ações do Consórcio Pró-Sinos. A próxima reunião será no dia 8 de dezembro, às 9h, na Câmara Municipal de Esteio.
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Solene registra os 70 anos do Colégio Gustavo Schreiber
Na abertura do evento, o vereador Nestor Schwertner comentou a história da escola e sua importância para o desenvolvimento de São Leopoldo. “O colégio foi uma idealização do professor Gustavo Schreiber, que nasceu em 1987, em São Sebastião do Caí. Ele veio para o nosso município lecionar e teve de estudar na Alemanha para atender os imigrantes que chegaram aqui. O professor denominou de “guarda livros” o colégio que, em 1940, tornou-se uma instituição de ensino. A primeira turma foi formada em 1944”, informou. “O papel dessa escola foi importante para o contexto de São Leopoldo, pois muitas pessoas de expressão lecionaram e estudaram no Gustavo Schreiber”, afirmou.
Como diretor pedagógico, Alexandre Schreiber, salientou que o professor Gustavo foi o idealizador da educação qualificada da escola. “Estamos muito bem na avaliação do ensino médio. Nossa filosofia é investir no conhecimento científico para formação de uma consciência crítica dos alunos”, disse. “Na minha opinião, a base dos estudantes é a família, depois o Estado, a Igreja e a Escola”, manifestou. O presidente da mantenedora, Sieghard Schreiber, destacou que 70 anos de história é quase a vida dele, que hoje tem 74 anos de idade. “Formamos ótimos profissionais, como é o caso do advogado Carlos Souza Moraes, que foi um exemplo para nós”, ressaltou.
No final da solene, o vereador Nestor fez a entrega de uma placa de homenagem para a direção do Colégio e entregou certificados para os professores mais antigos da instituição. A solenidade também contou com a exibição de um vídeo sobre a história da escola e a apresentação musical dos alunos Rodrigo e Daniel.
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Nestor Schwertner (PT/SL) e comunidade do bairro Vicentina pedem a manutenção do posto da BM no Parque do Trabalhador
No dia 5 de novembro, o vereador Nestor Schwertner e a comunidade do bairro Vicentina pediram ao capitão do 15º Batalhão da Brigada Militar, Luciano da Cunha Veríssimo, a permanência do posto da Brigada Militar nas dependências do Parque do Trabalhador. A reunião ocorreu na sede da Associação de Moradores. Na semana passada, o comando geral retirou os cavalos da BM do local, alegando redução de custos (R$ 2.800 para manter a cavalaria). Conforme o capitão Veríssimo, a infraesturura para o policiamento é insuficiente e por determinação do Estado tiveram que optar por outros equipamentos de segurança para prosseguir o trabalho. A comunidade questionou ainda a ameaça de retirada do posto da polícia do galpão no Parque. Segundo o major, o efetivo continuará prestando o atendimento. No entanto, a determinação do Estado inclui também a retirada do posto da BM do local.
O administrador do Parque do Trabalhador, Júlio César da Costa, pediu a manutenção do posto, pois a presença de policiais militares inibe a violência e a criminalidade. De acordo com Nestor Schwertner, foi consenso na reunião a permanência do posto da BM dentro do Parque até o final do ano, tendo em vista que o policiamento pode melhorar com a política de segurança pública do governo Tarso Genro, que assume em janeiro de 2011.
A próxima reunião entre a BM e a comunidade ficou agendada para o dia 22 de novembro, às 19h, quando a população pretende elaborar um abaixo-assinado, exigindo o policiamento no local.
Nestor participa de entrega do título de Cidadão Leopoldense ao sr. Hans Peter Stihl
No dia 4 de novembro, o vereador Nestor Schwertner participou da cerimônia promovida pela presidência da Câmara Municipal de São Leopoldo para entrega do título de Cidadão Leopoldense ao senhor Hans Peter Stihl. O empresário é sócio e presidente do Conselho de Administração da Andreas Stihl, cuja subsidiária no Brasil, a Stihl Ferramentas Motorizadas, fica na cidade, e completou 35 anos de fundação em 31 de outubro.
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Impasse no bairro Vicentina recebe intervenção de Nestor
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Nestor promove sessão solene em homenagem aos 70 anos do Colégio Gustavo Schreiber
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
São Leopoldo se mobilizou pela eleição de Dilma Rousseff como presidenta do Brasil
Nestor Schwertner comemorou a vitória de Dilma Rousseff, a primeira mulher presidenta do Brasil. O trabalho para eleger a companheira petista foi intenso na última semana de campanha. Um dia antes da eleição em segundo turno, ele participou de um caminhada em São Leopoldo com a presença do prefeito Ary Vanazzi; do governador eleito, Tarso Genro e demais autoridades.
O vereador transferiu seus mais de 20 mil votos, como candidato a deputado estadual, para Dilma. "Minha votação não foi suficiente, mas foi significativa no Vale do Sinos. Depois do primeiro turno tivemos como meta tornar Dilma presidente e conseguimos. Agora, vamos trabalhar pela continuidade de nosso projeto democrático e popular, por um Brasil cada vez melhor", afirmou.
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Nestor acompanha viagem experimental de trem até Novo Hamburgo
O vereador Nestor Schwertner acompanhou a primeira viagem experimental do trem até Novo Hamburgo, dia 26 de outubro. Na comitiva, estavam o ministro das Cidades, Márcio Fortes, o presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, demais prefeitos, vereadores e deputados da região do Vale do Sinos. O trajeto saiu da Estação Leopoldo, passando pela Estação Rio dos Sinos (ainda em conclusão) até a nova Estação Liberdade, na cidade hamburguense. Antes do percurso, as autoridades participaram de um ato político.
Nestor Schwertner salientou que há 20 anos o projeto de extensão do trem esteve parado devido a vários impasses. “Foi com a iniciativa e recursos do governo Lula que conseguimos viabilizar essa obra tão importante para o desenvolvimento de nossa cidade e região. A primeira viagem de metrô até a Estação Liberdade revela o desenvolvimento da qualidade de vida”, ressaltou.
Conforme a Trensurb e o Consórcio Nova Via (responsável pelas obras de extensão da Linha 1), a inauguração deve ocorrer entre maio e junho de 2011. O projeto de extensão da Linha 1da Trensurb de São Leopoldo a Novo Hamburgo prevê, ao final da obra, mais de 9,3 quilômetros de extensão, como todo o trecho de via elevada, duas estações, uma ponte metroviária e uma ponte ferroviária e está dividida em cinco trechos.
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
20 anos da Associação de Moradores do Jardim Luciana são lembrados em sessão solene
A comunidade da região Norte prestigiou a sessão solene em homenagem aos 20 anos do Jardim Luciana, realizada na noite de 20 de outubro, na sede da entidade. Proposta pelo líder da bancada do PT, o vereador Nestor Schwertner, a solenidade contou com a participação dos ex-presidentes da associação. Também registraram presença, a atual presidente da entidade, Rejane Cristina de Souza, a diretora da Escola Municipal Maria Emília de Paula, Almerinda Bonez e os vereadores Adão Rambor (PSB) e Dolores Pessoa (PT).
O vereador Nestor Schwertner iniciou seu pronunciamento citando a quadra poliesportiva, que foi construída por uma demanda do Orçamento Participativo. “Quando fui secretário do OP percebi a forte atuação da comunidade do Jardim Luciana nas reuniões e assembléias do OP. A associação foi responsável pelos avanços do bairro, que é hoje é referência em São Leopoldo”, destacou. “O campo de futebol foi outra conquista importante. Tanto a quadra como o campo tem critérios para a utilização, graças a organização da comunidade. Isso colabora com a valorização do patrimônio público”, avaliou.
A dona Sidenia Endress, uma das moradoras mais antigas, contou sua história no desenvolvimento do bairro. “Eu cheguei aqui antes da água e da luz. Não tínhamos transporte coletivo, escolas, mercado e nem caminhão de gás. Com nossa luta, conseguimos muitas vitórias e hoje temos um local em crescimento”, revelou.
A presidente Associação de Moradores do Jardim Luciana, Rejane Cristina de Souza, relembrou a trajetória e o esforço dos presidentes e da comunidade para garantir melhorias na infraestrutura do bairro. “Agradeço a iniciativa do vereador Nestor Schwertner que foi nosso parceiro”, falou.
O evento teve a apresentação musical de um grupo de alunos da ONG Vulcano que faz um trabalho em parceria com a associação. No final, a atual direção recebeu placa de homenagem da Câmara Municipal e os ex-presidentes foram homenageados com a entrega de um certificado. Foram ex-presidentes: Laura Maria Dias Seidl (1990/91), falecida; Lauri Erhart (1992/93); Osmar Ari Streb (1994/97), falecido; Edemar Queiroz (1998/1999); Pedro Moura de Vargas (2000/03); José Paulo Schutz (2004/05); Ilvo Lauri Goldschmidt (2006/09) e Rejane Cristina de Souza (atual).
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Câmara Municipal aprova pedido de duas sessões solenes de autoria do vereador Nestor Schwertner (PT/SL)
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
Solene presta homenagem aos 30 anos do grupo Candeeiro
Uma sessão solene promovida pela Câmara Municipal de São Leopoldo prestou homenagem aos 30 anos do grupo de tradições gaúchas Candeeiro, na noite de 1º de setembro. Proposta pelo líder da bancada do PT, vereador Nestor Schwertner, a solenidade foi realizada na Escola Municipal Olímpio Vianna Albrecht, localizada no bairro Feitoria. A mesa coordenada pelo presidente do Legislativo, Henrique da Costa Prieto, foi composta por: Cireneu Piozzan responsável pelo grupo Candeeiro; Gilmar Pinto, presidente do Conselho Leopoldense de Tradição Gaúcha (CLTG); Magda Soares, vice-diretora da Escola anfitriã e, o padre Afonso José Birck.
Nestor Schwertner saudou o grupo Candeeiro pelos 30 anos de atuação em São Leopoldo. “Foi uma grande iniciativa do Cireneu em incentivar a cultura gauchesca em nossa cidade através deste trabalho. O grupo tem origem tradicionalista e valoriza a história e as manifestações artísticas, oferecendo aos jovens novos horizontes. É uma forma de ocupação e entretenimento para que eles fiquem longe das drogas”, declarou.
Responsável pelo grupo, Cireneu contou a história que formou o Candeeiro. “O grupo surgiu na década de 80 na Unisinos por iniciativa de oito universitários. Houve uma rotatividade de integrantes porque muitos se formavam na faculdade e saíam do grupo, deixando lugar para os próximos. Decidimos prosseguir com o Candeeiro porque era uma chama tradicionalista que não podia se apagar. Hoje estamos aqui comemorando nossa trajetória”, revelou.
O padre Afonso fez comentários bem-humorados sobre o grupo. “O candeeiro rejuvenesce o espírito, tirando os jovens das ruas”, destacou. Já o presidente do CLTG, Gilmar Pinto falou sobre o compromisso em lutar pela sede própria para o grupo Candeeiro. No final da sessão solene, o proponente Nestor Schwertner e o presidente Henrique Prieto entregaram uma placa de homenagem ao grupo Candeeiro. A atividade também contou com a apresentação do grupo de dança gauchesca juvenil e a declamação da prenda Geovana Piozzan, ambos integrantes do grupo.
terça-feira, 27 de julho de 2010
Sessão solene faz homenagem ao Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha
A sessão foi dedicada em memória à Isaura Maia de Oliveira, militante na questão racial em São Leopoldo, que trabalhou a educação popular para jovens, adultos e mulheres. Foi filiada ao PT municipal e participou da apresentação do Projeto Mulheres da Paz, em Brasília, que faz parte do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci). O filho dela, Tiago Oliveira, ativista do Movimento Hip Hop, recebeu homenagem da Dimppir na abertura da solenidade.
Márcia Teresinha Fernandes (Dimppir) falou sobre a importância do papel desempenhado pela mulher negra no trabalho e nos lares. Ela argumentou que ainda existe discriminação com as mulheres negras no mercado de trabalho, saúde e na juventude. “Mas temos que continuar lutando para mostrar que somos batalhadoras pelos nossos direitos”, declarou.
A professora Paulete Souto, representante da Associação Afro-umbandista/SL, destacou o trabalho das mulheres de matriz africana. “Somos acolhedoras em nossos terreiros, no entanto, temos uma luta permanente contra a discriminação da nossa religião”, ressaltou.
Como advogada e coordenadora da ONG Maria Mulher, Letícia Lemos da Silva, reforçou que os negros chegaram até aqui com o esforço das mães pretas que cuidaram de todos. “O curandeirismo é crime, mas não deixamos de praticá-lo em nossos ritos. Uma casa de santo é um verdadeiro quilombo. Nossa religião abre as portas para pessoas de várias etnias. O terreiro é como se fosse uma verdadeira senzala. Nós negros somos acolhedores”, destacou.
Elaine Oliveira da Secretaria de Saúde de POA abordou a saúde da população negra. “Em pesquisas constatamos que as mulheres negras são discriminadas nas redes de saúde pública. Elas recebem menos atendimento pré-natal e outros tratamentos médicos fundamentais para a saúde. Hoje temos uma Política Nacional de Saúde da População Negra, que nos proporcionou alguns avanços”, salientou.
Como representante do governo municipal, a secretária de Políticas para as Mulheres, Necca Steffen, comentou sobre a Carta Consciência de Brasília, que trata de temas relevantes para a mulher. “A ocupação das mulheres nos espaços de poder e a igualdade de cargos e salários para as mulheres negras foram aspectos importantes neste manifesto que deve ser amplamente divulgado”, reforçou.
Na ocasião foram homenageadas dez mulheres negras de destaque na cidade na religião, educação, movimento social, economia solidária e carnaval. A atividade encerrou com a dança representando o orixá Iemanjá, regente de 2010.
Data é comemorada em 25 de julho