quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Vereador Nestor participa de lançamento do programa “Território da Paz” em São Leopoldo com o ministro da Justiça Tarso Genro


O vereador Nestor Schwertner (PT) esteve presente no lançamento em São Leopoldo do Programa “Território da Paz”, dia 17 de dezembro. A escolha do bairro Vicentina para execução desta iniciativa se deve ao alto índice de violência no local. O objetivo do governo federal é atingir as regiões de maior vulnerabilidade social por meio de políticas públicas integradas. A solenidade ocorreu na Praça Lenon Joel, na Vila Paim, o coração do bairro. O nome é uma homenagem ao jovem Lenon Joel Backes, morto no bairro após tentativa de assalto. O ministro da Justiça Tarso Genro lembrou que São Leopoldo foi a primeira cidade no Brasil a criar um Gabinete de Gestão Integrada (GGI). "A experiência dessa administração deu subsídios para a construção do Pronasci.
De acordo com o ministro, o programa mudará o perfil técnico e cultural da Segurança Pública no país. "A polícia do Pronasci está preparada para enfrentar o banditismo e permanecer dentro da comunidade, criando vínculos e buscando soluções em parceria com a população", acrescentou.
Para Nestor Schwertner, o trabalho do Instituto Lenon Joel pela Paz e as ações do Território da Paz oferecem uma nova perspectiva para os jovens, afastando-os da violência e da criminalidade. “A educação, o lazer e a cultura são importantes para o futuro de nossos jovens. Acredito que as ações do Pronasci vão incidir fortemente na prevenção à violência”, salientou o vereador.

Nestor Schwertner acompanha a mobilização do CPERS


Em apoio ao CPERS, Schwertner acompanhou a presidente Rejane Oliveira na assembléia geral de 9 de dezembro, que culminou em uma caminhada até o Piratini. A categoria luta pela manutenção do plano de carreira, ameaçado pelo pacote da governadora.
Segundo o vereador, a ação do CPERS que votou pela greve dos professores a partir de 15 de dezembro, foi a única alternativa da classe trabalhadora. “O governo tenta retirar direitos históricos da categoria e aposta na compra dos deputados como aliados. A comunidade escolar precisa ser parceira daqueles que são educadores de nossos filhos. Trata-se de um governo autoritário, corrupto e intransigente, que perdeu a credibilidade com a população”, argumentou.

Contra o leilão da Casa do Estudante de São Leopoldo

A Casa do Estudante Universitário Leopoldense (Ceul) realizou um ato em defesa da moradia estudantil, no dia 9 de dezembro. A entidade localizada no Centro da cidade se encontra ameaçada pelo Projeto de Lei (PL) 184/2009, que autoriza a venda e o leilão do imóvel que pertence ao Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer/RS).

O vereador Nestor Schwertner prestou sua solidariedade os moradores. "Esta é mais uma ação desastrada do governo Yeda. Todos sabem da importância da casa, que recebe pessoas de todo o país. É lamentável que o local seja entregue ao mercado imobiliário. Não podemos deixar que isso aconteça. A casa já ajudou mais de 200 universitários de baixa renda que foram beneficiados pela moradia de valor acessível", afirmou.

O ato teve como objetivo dar publicidade à ação do Governo do Estado que deseja dar fim a uma organização responsável por abrigar universitários há mais de quarenta anos. O PL se encontra na Assembleia Legislativa desde o dia 12 de agosto e pode ser votado a qualquer instante.

Esta já é a segunda tentativa do Daer de vender o imóvel. A primeira, em 2006, foi por um PL do Governo do Estado semelhante, que foi barrado na Assembleia pela mobilização dos moradores. No entanto, o engavetamento da proposta não foi suficiente para diminuir o interesse imobiliário pela casa.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Balanço de 2009 foi pauta do Comitê Legislativo do Pró-Sinos


O roteiro de atividades do Comitê Intermunicipal de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos encerrou na Câmara Municipal de Canoas, no dia 15 de dezembro. A pauta priorizou o balanço das ações desenvolvidas pelo grupo em 2009. A reunião teve a presença do presidente do Comitê, São Leopoldo Nestor Schwertner (vereador do PT de São Leopoldo); do secretário municipal de Meio Ambiente de Canoas, Celso Baroni; do vereador Aloísio Bamberg e demais parlamentares integrantes do grupo.

Nestor Schwertner (PT) avaliou positivamente as ações do Comitê. “Visitamos 12 municípios da região, conhecendo a realidade ambiental de cada lugar”, comentou. Ele citou a realização do seminário do grupo, que abordou a experiência do plano de bacia desenvolvido pelo Comitê Piracicaba, Jundiaí e Capivari. Schwertner defende uma política para regular a cobrança pelo uso da água. A iniciativa está sendo executada pelo Consórcio Pró-Sinos, que além do plano de bacia, realiza outros projetos para educação ambiental e tratamento de resíduos sólidos. Durante a São Leopoldo Fest, a Unisinos apresentou ao Comitê o estudo de bacia para o Rio dos Sinos, solicitado pelo Consórcio.

O vereador leopoldense citou a visita à comunidade de Areia, onde o governo do Estado estudava a construção de barragens. A tentativa foi derrubada por pressão da comunidade. A Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia Legislativa pretende promover um seminário em março de 2010 para aprofundar os impactos das barragens. A questão do pré-sal também reforçou os debates do Comitê, que encaminhou moções de apoio dos municípios para que o RS fosse incluído nos royalties. Schwertner reforçou que a atuação do Comitê é importante para a construção de ações conjuntas entre os municípios para a preservação ambiental e saneamento básico.

O secretário do Meio Ambiente de Canoas, Celso Baroni, ressaltou a necessidade os vereadores cobrarem das indústrias a preservação ambiental. “A poluição do rio é provocada pelos resíduos industriais e agrícolas, além do lixo jogado pela população. Precisamos conscientizar a todos para mudar essa realidade”, argumentou. Outra questão abordada pelo secretário foi o pequeno percentual de tratamento de água no município de Canoas. O vereador Bamberg alertou sobre a contaminação nos lençóis subterrâneos que degradam o meio ambiente.

A próxima reunião do grupo acontece no dia 10 de fevereiro, em São Leopoldo. O Comitê é formado por vereadores dos 32 municípios que compõem a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. O objetivo é acompanhar e propor sugestões para o Consórcio Pró-Sinos, além de debater assuntos pertinentes ao meio ambiente.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Miguel Rosseto participa de atividade de Nestor Schwertner


















No dia 7 de dezembro, o presidente da Petrobrás Biocombustível, Miguel Rosseto, participou de uma reunião ampliada do conselho político do vereador Nestor Schwertner. Rosseto avaliou o cenário político para 2010, ressaltando a tarefa da militância para eleger Dilma Rousseff a presidente da República e Tarso Genro a governador do Estado. Coordenada pelo vereador Nestor Schwertner, a atividade teve a presença do deputado Ronaldo Zulke, do vereador Alexandre Schuh, lideranças do movimento sindical e apoiadores dos mandatos. Schwertner avaliou positivamente a reunião, enfatizando que essas ações são importantes para que a comunidade possa se enxergar no processo político. "Precisamos levar esperança para as pessoas, apresentado nosso projeto de emancipação, transparência e participação popular", salientou. Nestor estuda a possibilidade de conquistar uma vaga na Assembléia Legislativa.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Gabinete do Nestor Schwertner (PT) promove reunião do conselho político nesta segunda-feira (7/12) na Câmara Municipal

Conjuntura 2010: Perspectivas para o Brasil e o Rio Grande é o tema da reunião do conselho político do gabinete do vereador Nestor Sechwertner (PT), que ocorre nesta segunda-feira (7/12), às 19h, na Câmara Municipal de São Leopoldo (rua Independência, 66, Centro). A abordagem será feita por Miguel Rosseto, presidente da Petrobrás Biocombustível.
Na atividade, Nestor Schwertner fará uma avaliação da conjuntura política municipal, estadual e nacional, projetando as perspectivas para 2010. A reunião é aberta para apoiadores do mandato.

Ronaldo Zulke e Nestor Schwertner realizam plenária


Apoiadores dos mandatos de Ronaldo Zulke e Nestor Schwertner acompanharam a plenária de mobilização política com perspectivas para 2010, no dia 2 de dezembro, na Câmara Municipal de São Leopoldo. Eles debateram o cenário político para o próximo período.

PED mobilizou apoiadores


Mais de 700 apoiadores da chapa Mensagem ao Partido depositaram seu voto a favor do companheiro Alexandre Schuh (PT) para presidência do Partido dos Trabalhadores do município, no dia 22 de novembro. A data marcou o Processo de Eleições Diretas (PED) no país, que escolheu os diretórios municipal, estadual e nacional.
Nestor Schwertner avaliou que o PED de São Leopoldo foi um processo significativo, conseguindo mobilizar os militantes das forças políticas aliadas à Democracia Socialista, que unidas, levaram bom público votante. Alexandre Schuh não venceu nas urnas, mas saiu vitorioso. Mostrou sua força com o apoio das pessoas que acreditaram na sua candidatura. Para Nestor, a vitória de Raul Pont como presidente estadual do PT reafirmou a escolha do melhor projeto político para liderar o partido no Estado.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009


Os vereadores Nestor Schwertner e Alexandre Schuh (PT) acompanharam o deputado uruguaio, Rubem Martinez Huelmo, durante visita ao gabinete do prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, na manhã desta sexta (20/11). Martinez representa a Frente Ampla pelo Movimento de Participação Popular (MPP). Ele apóia o candidato à presidente do Uruguai, José Mujica, que disputa com o oponente, Luiz Alberto Lacalle, no segundo turno.

Vanazzi recepcionou os parlamentares com o tradicional chimarrão gaúcho e destacou a importância de eleger Mujica como presidente do país vizinho. “A América Latina precisa prosseguir nesse caminho democrático e de esquerda”, manifestou.

Para Nestor Schwertner, o Uruguai é um modelo de democracia e participação popular. “Acompanhei o processo eleitoral anterior, que elegeu Tabaré Vázquez. Percebi que o país uruguaio possui uma sociedade civil bastante organizada e com grande autonomia, tornando-se um exemplo de democracia”, avaliou.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Comitê Legislativo do Pró-Sinos debate Pré-Sal em Campo Bom


O Comitê Intermunicipal Legislativo de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos esteve reunido, na Câmara de Vereadores de Campo Bom, no dia 11 de novembro. Tendo como presidente o vereador de São Leopoldo, Nestor Schwertner (PT), o comitê conta com vereadores dos 32 municípios que compõem a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. Além dos parlamentares, a reunião teve a presença de estudantes de escolas da cidade.

Durante a atividade, o engenheiro da Petrobrás, Raul Tadeu Bergmann, apresentou um estudo sobre o pré-sal. Segundo o pesquisador, o Brasil possui uma reserva de 14 bilhões de barris de petróleo e, depois da descoberta do pré-sal, a estimativa é de 90 bilhões. “Agora, o país pode se tornar a 4ª reserva mundial de petróleo”, afirmou. Ele também comentou que o Brasil é a 2ª maior reserva de água potável do mundo, ficando atrás do Canadá.

Para o presidente do Comitê Legislativo do Pró-Sinos, Nestor Schwertner, os royalties devem ser distribuídos pelo país inteiro, sem exceções. “Assim como a água, precisamos preservar as riquezas brasileiras”, salientou. Ele defendeu a água potável como bem público. “É urgente uma política para regular o uso da água, pois atualmente, todos retiram água do rio sem cobrança”, destacou.

Nestor Schwertner relatou a sua participação na reunião da Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia Legislativa, no dia 10 de novembro. A pauta foi a construção de barragens, tema que foi debatido na última reunião do Comitê Legislativo do Pró-Sinos, em Rolante. Segundo o vereador, a atividade foi positiva e garantiu a suspensão do estudo sobre as barragens, tendo em vista as manifestações contrárias da comunidade de Areia. A próxima reunião do Comitê será em Canoas, no dia 16 de novembro.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Nestor Schwertner (PT) apresenta OP de São Leopoldo em sala de aula


Mesmo na condição de aluno do curso de Gestão Pública da ULBRA, o vereador Nestor Schwertner (PT) não abandona uma de suas principais bandeiras: O Orçamento Participativo. No dia 4 de novembro, ele apresentou para os colegas a experiência do OP de São Leopoldo, criado na cidade em 2005, quando Schwertner foi secretário municipal da pasta.

Idealizador do OP no governo Vanazzi, o vereador leopoldense tem orgulho de divulgar a metodologia que dividiu município em oito regiões. “Foi uma oportunidade para a população eleger de forma democrática e transparente as obras prioritárias para seus bairros”, salientou. O próximo desafio do OP é preparar o Congresso das Cidades, que ocorre em 2010, tendo como objetivo pensar a cidade para os próximos dez anos.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Vereador Nestor Schwertner participa da plenária Nordeste do 1º Congresso da Cidade


No dia 28 de outubro, o Vereador Nestor Schwertner participou da primeira plenária popular do Congresso da Cidade de São Leopoldo. A atividade ocorreu no Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários , no bairro Santos Dumont. Essa foi a primeira das oito plenárias que ocorrem nas regiões do Orçamento Participativo (OP).
Como ex-secretário municipal do OP, Nestor Schwertner (PT), falou com propriedade que São Leopoldo é referência em participação popular. “Estamos ajudando no desenvolvimento da cidade, nosso papel é apresentar soluções para que São Leopoldo seja uma cidade melhor de se morar”, afirmou. Nestor reforçou a necessidade da participação efetiva da comunidade na elaboração de políticas públicas e no planejamento da cidade.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Presidente da Câmara Municipal de Taquara conhece a votação eletrônica utilizada em São Leopoldo


O presidente da Câmara Municipal de Taquara, Fabiano Tacachi Matte, visitou plenário da Câmara de São Leopoldo, na manhã desta quinta-feira (29/10), para conhecer o sistema de votação eletrônica utilizado nas sessões dos vereadores. Taquara ainda não possui esse serviço e estuda um modelo semelhante para agilizar o trabalho administrativo e legislativo. Fabiano foi recepcionado pelo vereador Nestor Schwertner (PT), que implantou o sistema quando foi presidente da Casa em 2008.
A informatização representou praticidade nas votações e uma economia significativa com a redução das cópias dos projetos, que podem ser consultados no site. A iniciativa tem sido referência para outros municípios. Somente nesse ano, o Legislativo recebeu a visita das Câmaras de Esteio e Canoas para conhecer o sistema de votação eletrônica.

Empresa Schahin Engenharia manifesta interesse em construir casas populares em São Leopoldo


Por intermédio do vereador Nestor Schwertner (PT), a empresa Schahin Engenharia S.A foi apresentada ao prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi, na manhã desta quinta-feira (29/10). Na ocasião, o gerente comercial da empresa, Fábio Ribeiro Martins, manifestou o interesse em construir moradias populares na cidade. A iniciativa foi bem recebida pelo prefeito, que pediu aos empresários um projeto para ser avaliado pelo governo municipal. Para Nestor Schwertner, a intenção da Schahin, se aprovada pela prefeitura, irá contribuir com a redução do déficit habitacional do município. Em São Leopoldo, o governo Ary Vanazzi garantiu cinco mil unidades habitacionais populares.

O vereador Nestor Schwertner (PT) visitou, na manhã desta quinta-feira (29/10), o novo empreendimento de hotelaria no município, que está em funcionamento há 20 dias. Acompanhado do secretário de municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Carlos Fleck, e da diretora municipal de Turismo, Nêmora Meinke, o vereador foi recepcionado pelo gerente César Maurício Martins.
O Hotel 10 fica situado à beira da BR 116, próximo à sinaleira da Unisinos. Nêmora salientou que São Leopoldo oferece cerca de 600 leitos para hospedagem, comemorando a chegada de mais um empreendimento. Para Carlos Fleck, o Hotel 10 com perfil para executivos é um ganho para o desenvolvimento econômico da cidade, que necessita desse tipo de serviço.
Nestor Schwertner manifestou que o local pode ser uma opção para o público acadêmico participante dos eventos da Unisinos. “As atividades do Fórum Social Mundial em São Leopoldo e da Copa do Mundo no RS concentram um contingente de pessoas que poderão ter um local confortável para hospedagem no município. Isso representa um avanço para economia e crescimento da nossa cidade”, destacou.

Nestor Schwertner (PT) visita novo empreendimento no ramo de hotelaria em São Leopoldo

O vereador Nestor Schwertner (PT) visitou, na manhã desta quinta-feira (29/10), o novo empreendimento de hotelaria no município, que está em funcionamento há 20 dias. Acompanhado do secretário de municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Carlos Fleck, e da diretora municipal de Turismo, Nêmora Meinke, o vereador foi recepcionado pelo gerente César Maurício Martins.

O Hotel 10 fica situado à beira da BR 116, próximo à sinaleira da Unisinos. Nêmora salientou que São Leopoldo oferece cerca de 600 leitos para hospedagem, comemorando a chegada de mais um empreendimento. Para Carlos Fleck, o Hotel 10 com perfil para executivos é um ganho para o desenvolvimento econômico da cidade, que necessita desse tipo de serviço.

Nestor Schwertner manifestou que o local pode ser uma opção para o público acadêmico participante dos eventos da Unisinos. “As atividades do Fórum Social Mundial em São Leopoldo e da Copa do Mundo no RS concentram um contingente de pessoas que poderão ter um local confortável para hospedagem no município. Isso representa um avanço para economia e crescimento da nossa cidade”, destacou.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Debate de chapas municipais do PED e atividade com José Eduardo Cardozo agitam São Leopoldo


No dia 24 de outubro, duas atividades importantes esquentaram as prévias do Processo de Eleições Diretas (PED) em São Leopoldo. No debate das chapas municipais, a Mensagem ao Partido 641, apoiadora de Alexandre Tadeu Schuh à presidência do Partido dos Trabalhadores na cidade, fez manifestações incisivas. A autonomia do partido, a integração com os filiados e a transparência na prestação de contas da entidade foram destaques nas manifestações. Uma negociação mais afinada com o governo municipal sobre os projetos a serem levados à Câmara de Vereadores, a eleição de Dilma presidente e Tarso Genro governador e a manutenção de um governo municipal petista são prioridades. A Mensagem ao Partido foi apresentada pelos companheiros Nestor Schwertner, Vitor Bender e Melaine de Paula.

José Eduardo Cardozo avaliou cenário para 2010

Alexandre Schuh 541 reforçou sua candidatura com a vinda de Raul Pont 341 e José Eduardo Cardozo 140, candidatos à presidência estadual e nacional, respectivamente. O encontro ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores, logo que encerrou o debate das chapas municipais na sede. Cardozo falou sobre o desafio das novas direções do Partido dos Trabalhadores em eleger Dilma como sucessora do presidente Lula.
“Para a elite brasileira será difícil permitir que além de um metalúrgico, o país eleja a primeira mulher presidenta da república, indicada pelo PT”, declarou. “Em 2010 teremos um enfrentamento político ideológico muito forte. Enfrentaremos o uso da mídia e do capital a favor da elite”, completou.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Debate das chapas municipais ao PED 2009 e atividade com José Eduardo Cardozo ocorre neste sábado (24/10)

O vereador Nestor Schwertner (PT) participa de duas atividades importantes neste sábado (24/10). Às 14h, acontece o debate das chapas municipais ao Processo de Eleições Diretas (PED) 2009 do Partido dos Trabalhadores, na sede da entidade (Praça Tiradentes, 38, Centro). É importante que os apoiadores do candidato Alexandre Schuh compareçam para prestigiar a apresentação e debate da chapa Mensagem ao Partido.
No mesmo dia, às 17h, os candidatos à presidência nacional e estadual do PT, José Eduardo Cardoso e Raul Pont, respectivamente, participam de atividade no plenário da Câmara de Vereadores de São Leopoldo (Rua Independência, 66, Centro). Junto ao companheiro Alexandre Schuh, eles compõem os nomes da Mensagem ao Partido para a direção do Partido dos Trabalhadores no âmbito municipal, estadual e nacional. Também é fundamental a presença dos companheiros e companheiras nessa atividade!

Confira os seis votos para (Schuh, Raul e José Eduardo Cardoso) para o PED:

Presidente nacional – José Eduardo Cardozo 140
Chapa nacional – Mensagem ao Partido 240
Presidente estadual – Raul Pont 341
Chapa estadual – Mensagem ao Partido 441
Presidente municipal – Alexandre Schuh 541
Chapa municipal – Mensagem ao Partido 641

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Comitê Legislativo do Pró-Sinos visita comunidade de Areia em Rolante


O Comitê Intermunicipal Legislativo de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos esteve reunido na Câmara de Vereadores de Rolante, no dia 15 de outubro. Coordenado pelo presidente do grupo, Nestor Schwertner (PT), o encontro teve a participação de parlamentares do Vale do Sinos, do vice-prefeito da cidade, Lenoir Schönardie, do diretor do Consórcio Pró-Sinos, Júlio Quadros e de representantes da comunidade local. Um dos temas centrais foi a proposta do governo do Estado em construir uma barragem na comunidade de Areia, em Rolante. A iniciativa foi motivo de protesto dos moradores, que alegam danos ao meio ambiente e à agricultura familiar, forma de sustento das famílias.

Conforme informações do município, o governo estadual não fará barragens neste mandato, mas não está descartada a possibilidade posteriormente. Em apoio à mobilização da comunidade, o Comitê irá incentivar os 32 municípios que integram a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos, a aprovar uma moção de contrariedade à construção de barragens.

O diretor do Pró-Sinos, Júlio Quadros, fez um relato sobre os três programas desenvolvidos pelo consórcio com verba do Fundo Nacional do Meio Ambiente: Educação Ambiental, Plano de Bacia e Resíduos Sólidos. “Foi feito um diagnóstico sobre a bacia do Sinos, observando a utilidade da água para fins domésticos ou industriais, a fim de propor uma ação para o controle do uso da água”, esclareceu. Ele destacou ainda a importância da educação ambiental para conscientizar as indústrias e comunidade a não poluir o ambiente. “Também pretendemos organizar de forma coletiva uma ação para o tratamento de resíduos sólidos. Lixo seco, orgânico, óleo de cozinha e gás precisam ser tratados de forma consciente”, destacou. Segundo Júlio Quadros, o Consórcio também pretende realizar um programa de água, drenagem e esgoto para os municípios com verba do Ministério das Cidades.

No final da reunião, a comitiva de vereadores visitou a comunidade de Areia em Rolante para identificar o local onde o governo do Estado pretende construir barragens. O grupo volta a reunir-se no dia 11 de novembro em Campo Bom. O Comitê Legislativo do Pró-Sinos é formado por vereadores dos 32 municípios do Vale do Sinos e tem o objetivo de acompanhar as ações do Consórcio e propor sugestões para recuperação do rio.

Nestor Schwertner (PT) realiza seminário de planejamento para 2010


O vereador leopoldense, Nestor Schwertner (PT), realizou um seminário de planejamento para 2010, no dia 14 de outubro, no Sindipolo, em Porto Açegre. A atividade preparou um plano de trabalho para sua pré-candidatura a deputado estadual. Participaram os apoiadores e sua equipe de trabalho.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Nestor Schwertner promove sessão especial pelos 37 anos da morte de João Haas Sobrinho


Uma sessão especial promovida pela Câmara Municipal fez referência aos 37 anos da morte de João Haas Sobrinho, na noite de 5 de outubro, no Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo. A solenidade foi uma iniciativa dos vereadores Nestor Schwertner (PT) e Henrique Prieto (PP). A família foi representada por Sônia Haas, irmã do médico homenageado, que morreu em 30 de setembro de 1972, durante a Guerrilha do Araguaia. Ele nasceu em São Leopoldo em 24 de junho de 1941. A cerimônia teve a participação do prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi; do secretário municipal de Meio Ambiente, Darci Zanini; do secretário municipal do Orçamento Participativo, José Carlos Pereira; do deputado Raul Carrion (PC do B); do vereador Alexandre Schuh (PT); do presidente do PC do B, Nelson Sales; do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de SL; Jorge Correa; do primo de João Haas, Márcio Linck, entre outras autoridades e comunidade.


Nestor Schwertner fez um discurso relatando fatos referentes ao comunismo e a conquista da democracia no Brasil. “A luta dos movimentos pelo fim da ditadura militar garantiu sucesso, tanto do ponto de vista da anistia, como do acesso aos arquivos da ditadura militar, pois nos libertamos fazendo uma mudança política no país e na América Latina, baseada na democracia”, salientou. “Conquistamos a liberdade de expressão, organização e participação popular como direito dos cidadãos”, manifestou.


Henrique Prieto fez uma saudação aos familiares de João Haas, relembrando a trajetória do guerrilheiro que morreu no Araguaia sem o direito a um sepultamento. A familiar Sônia Haas agradeceu a homenagem, reforçando que continuará aguardando pela ossada para fazer um sepultamento digno a seu irmão. “Nessas homenagens vamos consolidando a perda. No entanto, reconhecemos o carinho das pessoas pela história dele, que entre outros nomes, lutou para construir um Brasil melhor”, ressaltou.


O prefeito Ary Vanazzi considerou a sessão especial como um momento marcante para a história do país. “Haas foi um símbolo da democracia, que foi garantida com os movimentos sociais e sindicais”, comentou. Vanazzi falou que pretende fazer um busto em homenagem a três personalidades relevantes do município: João Haas Sobrinho, Hessler e Jacobina Mentz.


A cerimônia encerrou com a entrega de certificados aos homenageados. Entre eles, familiares de Haas Sobrinho e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos na década de 50, pelo PCB, Antônio José Duarte.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Nestor Schwertner apóia Alexandre Schuh como candidato à presidente do PT de São Leopolo


O vereador Nestor Schwertner, integrante da chapa Mensagem ao Partido, apóia a candidatura do vereador Alexandre Schuh, também da Democracia Socialista, à presidência do PT de São Leopoldo. O lançamento do Processo de Eleições Diretas (PED) será nesta sexta-feira (2/10), às 20h, na sede do partido, localizada na praça Tiradentes, Centro. Entre as autoridades presentes na cerimônia estará o deputado estadual Ronaldo Zulke. Alexandre Schuh concorre com o número 541 e recebe apoio da chapa Mensagem ao Partido nº 641. As eleições ocorrem no dia 22 de novembro.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Comissão de Direitos Humanos da Câmara recebe delegado Mauro Vasconcellos


No dia 22 de setembro, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal recebeu a visita o delegado titular da 3.ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (3.ª DPRM), Mauro Vasconcellos. Ele foi convidado pelos parlamentares para esclarecer o tipo de abordagem policial feita pela Polícia Civil. O tema surgiu depois do incidente ocorrido com a diretora de Igualdade Racial de São Leopoldo, Márcia Teresinha da Cruz Fernandes, e mais quatro afro-descendentes, que alegam ter sofrido discriminação racial durante uma abordagem policial. O fato ocorreu no dia 22 de julho, no bairro Vicentina.

A situação foi levada à Comissão de Direitos Humanos, presidida pelo vereador Nestor Schwertner (PT), que recolheu depoimentos de outros casos de abuso e discriminação racial durante abordagem policial. De acordo com o delegado Mauro Vasconcelos a abordagem feita pela Civil é baseada no respeito ao cidadão. “Pedimos documento do carro e documento de identidade. Nossa técnica segue o princípio do respeito às pessoas. Em caso de abuso de autoridade ou excessos, o policial responde por isso”, elucidou.

Márcia argumentou que as corporações policiais precisam mudar a cultura, respeitando os cidadãos, independente de cor, durante as abordagens. Para Nestor Schwertner, os casos apresentados à Comissão foram provocados por atos discriminatórios, que ocorrem com a maioria dos cidadãos, excedendo a abordagem padrão.

O próximo passo do grupo é ouvir a Brigada Militar para identificar qual o tipo de abordagem adotada pela corporação. Também participam da Comissão de Direitos Humanos os vereadores Nestor Moraes (PSB), Daniel Daudt Schaefer (PMDB) e Dolores Pessoa (PT).

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Moradores da região Leste participam de plenária dos mandatos


No dia 21 de setembro, moradores da região Leste participaram da plenária dos mandatos dos vereadores petistas Nestor Schwertner e Alexandre Schuh e do deputado estadual, Ronaldo Zulke (PT). O encontro ocorreu na sede do Sindicato dos Vigilantes, no bairro Feitoria.
Os parlamentares falaram sobre a conjutura estadual e nacional e as perspectivas para 2010 com a candidatura de Dilma Rousseff para presidência da República e, de Tarso Genro, ao governo do Estado. A próxima plenária será na região Sudeste.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Vereador Nestor Schwertner participa de ato com o presidente Lula em Sapucaia


Atuante no movimento sindical, o vereador Nestor Schwertner (PT) foi intermediário entre os sindicalistas dos Correios e o governo federal, durante o evento em Sapucaia do Sul, no dia 18 de setembro. Ele entregou ao senador Paulo Paim e ao deputado federal Henrique Fontana, ambos do PT, cartas de reivindicações dos funcionários, para serem entregues ao presidente Lula.
Luiz Inácio Lula da Silva esteve no Estado para assinatura da ordem de início das obras para construção da BR 448, a rodovia do Parque. O evento foi organizado pelo deputado estadual Ronaldo Zulke (PT), coordenador do Comitê de Acompanhamento das Obras de Infraestrutura Viária da Região Metropolitana.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Comitê Legislativo do Pró-Sinos visita município de Portão e a UTRESA em Estância Velha


O Comitê Intermunicipal de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos esteve reunido na Câmara Municipal de Portão, na manhã desta quarta-feira (16/9). Tendo como presidente o vereador leopoldense Nestor Schwertner (PT), o grupo reúne parlamentares dos 32 municípios que compõem a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. A comitiva de vereadores foi recebida pelo presidente do Legislativo da cidade, Sílvio Soares.
Na abertura da reunião, o coordenador de Resíduos de Construção e Demolição Extradomiciliares de São Leopoldo, Joel Garcia Dias, relatou a situação do Rio dos Sinos. “Com a forte chuva, o nível do rio aumentou, ocasionando a remoção de cerca de 60 famílias. O tempo seco garantiu que o nível baixasse 10 centímetros de ontem para hoje. Mas se voltar a chover, o problema pode se agravar”, alertou.
Nestor Schwertner destacou a importância dos municípios participarem do Comitê. “Até 2012, a previsão é que o Rio dos Sinos esteja 60% em melhores condições. Precisamos promover ações conjuntas capazes de recuperar a bacia hidrográfica”, salientou. “Temos regiões que ainda não têm água municipalizada, como é o caso de Nova Hartz. As cidades precisam apresentar projetos em prol do saneamento básico e da qualidade de vida da população”, reforçou.
A respeito do Pré-sal, os vereadores incentivaram as câmaras municipais a encaminharem moções de apoio para que os royalties venham também para o Estado. Os parlamentares do Comitê Pró-sinos também irão integrar o Comitê em Defesa do Pré-sal.
De Portão, a comitiva seguiu para Estância Velha onde visitou a Utresa (Usina de Tratamento de Resíduos), responsável pela mortandade de 1 milhão de peixes no Rio do Sinos, em 2005. Os parlamentares foram recebidos pelo biólogo, Jackson Müller, um dos interventores na empresa. Müller alegou que a poluição no Rio dos Sinos foi provocada por falhas no sistema operacional da UTRESA. O biólogo esclareceu que, atualmente, a empresa está numa nova fase, regularizando várias situações para evitar o problema. A comitiva visitou as dependências da UTRESA, pedindo mais cuidado com o meio ambiente. O próximo encontro do Comitê será dia 14 de outubro, em Rolante.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Comissão de Direitos Humanos ouve Movimento Negro


No dia 8 de setembro, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de São Leopoldo reuniu-se com representantes da comunidade e do Movimento Negro para ouvir relatos de discriminação racial. A Comissão acompanha o incidente vivido pela diretora de Igualdade Racial, Márcia Teresinha da Cruz Fernandes e mais quatros afro-descendentes, que foram constrangidos durante uma abordagem policial. Eles alegam terem sido vítimas de uma ação racista.
De acordo com o presidente da Comissão de Direitos Humanos, vereador Nestor Schwertner (PT), o caso incentiva as pessoas a denunciarem situações de preconceito racial. Durante a reunião, os envolvidos no caso, lideranças do movimento negro e da CUT/RS fizeram relatos de fatos semelhantes. A próxima iniciativa é mobilizar o movimento negro local e nacional, a fim de preparar uma audiência pública sobre o preconceito racial.
A Comissão ouvirá as autoridades policiais e fará um relatório dos episódios de discriminação racial, a fim de tomar as devidas providências para que essas situações não se repitam. “É importante conscientizar a sociedade para combater o racismo”, destacou Nestor Schwertner. O vereador Nestor Moraes completou, argumentando que as pessoas que sofrem qualquer tipo de preconceito, tanto deficientes, como negros, não podem ficar caladas. “É uma luta contínua”, concluiu.

Comissão de Direitos Humanos ouve Movimento Negro

No dia 8 de setembro, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de São Leopoldo reuniu-se com representantes da comunidade e do Movimento Negro para ouvir relatos de discriminação racial. A Comissão acompanha o incidente vivido pela diretora de Igualdade Racial, Márcia Teresinha da Cruz Fernandes e mais quatros afro-descendentes, que foram constrangidos durante uma abordagem policial. Eles alegam terem sido vítimas de uma ação racista.

De acordo com o presidente da Comissão de Direitos Humanos, vereador Nestor Schwertner (PT), o caso incentiva as pessoas a denunciarem situações de preconceito racial. Durante a reunião, os envolvidos no caso, lideranças do movimento negro e da CUT/RS fizeram relatos de fatos semelhantes. A próxima iniciativa é mobilizar o movimento negro local e nacional, a fim de preparar uma audiência pública sobre o preconceito racial.

A Comissão ouvirá as autoridades policiais e fará um relatório dos episódios de discriminação racial, a fim de tomar as devidas providências para que essas situações não se repitam. “É importante conscientizar a sociedade para combater o racismo”, destacou Nestor Schwertner. O vereador Nestor Moraes completou, argumentando que as pessoas que sofrem qualquer tipo de preconceito, tanto deficientes, como negros, não podem ficar caladas. “É uma luta contínua”, concluiu.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Sindicalistas participam do Grito dos Excluídos

Ao lado dos companheiros sindicalistas, o vereador Nestor Schwertner (PT) participa do 15º. Grito dos Excluídos, que acontece em Porto Alegre, no dia 4 de setembro. A concentração será às 10h, em frente ao Palácio Piratini. O ato denuncia as injustiças e a corrupção, que precarizam a vida do povo. Nestor Schwertner considera que a mobilização irá unificar os movimentos sociais organizados, a fim de pedir o fim da corrupção e a saída do governo Yeda.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Comissão de Direitos Humanos propõe audiência pública para igualdade racial


A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de São Leopoldo esteve reunida ontem (1º/9) para debater casos de discriminação racial. O grupo foi acionado após a diretora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Márcia Terezinha da Cruz Fernandes e mais quatro afro-descendentes terem sofrido uma situação de discriminação racial, durante uma abordagem policial. O presidente da Comissão, vereador Nestor Schwertner (PT), reforçou a necessidade de uma audiência pública para tratar assuntos referentes ao preconceito racial. “É importante que o movimento negro denuncie os casos de racismo vividos pela comunidade negra para encaminharmos medidas cabíveis contra essa prática”, salientou. Márcia pediu providências em relação ao desrespeito com a população negra. “Queremos que a conscientização pela igualdade racial seja incluída na vida da sociedade”, ressaltou. Na próxima semana, a Comissão pretende reunir-se com autoridades policiais para elucidar o caso ocorrido com a diretora. Também participam da Comissão de Direitos Humanos os vereadores Nestor Moraes (PSB), Daniel Daudt Schaefer (PMDB) e Dolores Pessoa (PT).

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Moradores da região Nordeste participam de plenária do mandato de Nestor Schwertner



No dia 31 de agosto, foi a vez da região Nordeste receber a plenária dos mandatos dos vereadores petistas, Nestor Schwertner, Alexandre Schuh e do deputado estadual, Ronaldo Zulke (PT). A atividade ocorreu no bairro Vila Brás, em São Leopoldo. Dezenas de moradores fizeram reivindicações sobre diversos temas.
Nestor Schwertner falou sobre a importância do pré-sal para os brasileiros. Trata-se de uma camada rochosa localizada abaixo de uma extensa faixa de sal, sob o mar, que abriga reservas de petróleo. A estimativa é transformar o país em exportador de petróleo. O vereador avaliou positivamene o pré-sal, pois os recursos serão investidos na área social. A verba poderá ser utilizada em programas de combate à pobreza, em educação, cultura, ciência e tecnologia. O Comitê Intermunicipal Legislativo de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos, presidido por Nestor Schwertner, também integra o movimento em defesa do Pré-Sal.
A próxima rodada de plenária dos mandatos dos parlamentares será na região Leste.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Nestor Schwertner realiza plenária na região Sul


Os vereadores petistas Nestor Schwertner e Alexandre Schuh e o deputado estadual, Ronaldo Zulke (PT) promoveram uma plenária dos mandatos, na região Sul de São Leopoldo, no dia 24 de agosto. A reunião ocorreu na sede do projeto Cidadão XXI, no bairro Duque de Caxias Velha. O debate teve a participação da comunidade local. Os parlamentares falaram sobre as demandas do bairro e as perspectivas para 2010 com a candidatura de Dilma Rousseff para presidência da República e, de Tarso Genro, ao governo do Estado. A próxima plenária será nesta segunda-feira (31/8), na região Nordeste.

Comunidade da Vila Batista prepara-se para o início das obras do viaduto da Unisinos

O vereador Nestor Schwertner (PT) promoveu uma assembléia com os moradores da Vila Batista, no dia 25 de agosto. A reunião teve como pauta a instalação da construtora Cidade, em parte da estrutura da praça Danilo Silva, localizada na Rua Carioca. A empresa é a responsável pelas obras do viaduto da Unisinos. Nestor Schwertner defendeu a ocupação de parte do local. “A empresa trará resultados positivos para o bairro e para a cidade. Queremos que a construtora se utilize dos serviços do bairro, como a mão-de-obra, por exemplo”, salientou. O vereador também alegou que será uma oportunidade para a população acompanhar as obras de perto. A vinda da empresa para o bairro foi aprovada por maioria de votos dos 100 moradores que estavam presentes na assembléia. O prazo para conclusão das obras do Viaduto da Unisinos é de 18 meses. Após a conclusão, a empresa entregará a praça revitalizada.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Estância Velha recebe Comitê Intermunicipal Legislativo do Pró-Sinos



O Comitê Intermunicipal Legislativo de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos esteve reunido na Câmara Municipal de Estância Velha, na manhã de hoje, 19 de agosto. A Comitiva de vereadores foi recebida pelo presidente da Casa, Cláudio Hansen, que convidou a historiadora Suzana Farias para fazer um relato sobre as características da cidade. Atualmente com mais de 40 mil habitantes, o município comemora 50 anos de emancipação em dezembro de 2009. Geograficamente integra a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos, tendo dois cursos de água: os Arroios Portão e Estância Velha. Por ser a mais velha estância de rebanho de gado da época imperial, a localidade foi batizada com o referido nome. Antes da emancipação, a cidade fez parte da Feitoria do Linho Cânhamo, em São Leopoldo.
Regimento interno em pauta
O presidente do Comitê, Nestor Schwertner (PT), comentou sobre a geografia do município, originário de São Leopoldo. Ele destacou a importância de ações conjuntas para a recuperação da bacia do Rio dos Sinos. Em seguida, os vereadores fizeram ajustes ao regimento interno do Comitê Legislativo de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos. Schwertner explicou que o regimento é construído democraticamente entre os parlamentares, a fim de estabelecer critérios de participação dos 32 municípios. A diretoria permanente do grupo cumpre o mandato de dois anos.
O objetivo é acompanhar o trabalho do Consórcio Pró-Sinos e propor ações para recuperação ambiental da bacia hidrográfica do Sinos, assim como, assuntos pertinentes ao meio ambiente dos municípios. A próxima reunião do grupo será no dia 16 de setembro em Portão.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Comitê Legislativo do Pró-Sinos reúne-se em Estância Velha

O Comitê Intermunicipal Legislativo de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos reúne-se nesta quarta-feira (19/8), às 9h, na Câmara Municipal de Estância Velha (Avenida Brasil, 1144). Formado por vereadores dos 32 municípios que compõem a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos, o Comitê é presidido pelo parlamentar leopoldense Nestor Schwertner (PT). No encontro, os integrantes irão conhecer a situação ambiental e de saneamento de Estância Velha, além de finalizar o estatuto e regimento interno do Comitê. A atividade também terá uma exposição da historiadora de Estância Velha, Suzana Farias que falará sobre a cidade.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Região Norte 2 prestiga plenária dos mandatos de Nestor Schwerter e Ronaldo Zulke


A terceira rodada de plenárias dos mandatos de Nestor Schwertener e Ronaldo Zulke, realizada no dia 3 de agosto, teve grande participação da comunidade da Região Norte 2 de São Leopoldo. O encontro ocorreu na Lancheria Jabuticaba, no bairro Campina.

Em sua manifestação, o vereador Nestor Schwertner comentou sobre o anúncio da construção do viaduto da Unisinos, feito no dia 3 de agosto. A obra atende uma reivindicação antiga dos moradores do bairro São João Batista, que sempre protestaram contra a falta de segurança no trânsito. Com 118 metros de extensão, o novo acesso será erguido na interseção da BR 116 com a avenida Unisinos, onde atualmente ficam instaladas duas sinaleiras. O viaduto irá desafogar o tráfego na área e trazer mais segurança para os pedestres. Quanto a passarela, há muitos anos reivindicada, a solução será colocar um elevador e uma escada, ao invés da tradicional rampa.

Como coordenador do Comitê de Acompanhamento das Obras de Infraestrutura Viária da Região Metropolitana de Porto Alegre, o deputado Ronaldo Zulke, reafirmou que o grupo irá acompanhar o calendário de obras do viaduto da Unisinos. O deputado citou ainda, as demais obras que irão melhorar a estrutura viária do trecho Novo Hamburgo-Porto Alegre. Zulke falou sobre os reflexos da crise financeira internacional e as perspectivas para as eleições de 2010.

O vereador Alexandre Schuh foi o mediador da conversa com os moradores. Ele defendeu a candidatura da ministra Dilma Roussef como sucessora do presidente Lula.

A próxima plenária ocorre na região Sul, no dia 10 de agosto.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Nestor Schwertner comemora mais uma obra do OP entregue à comunidade


O vereador e ex-secretário do Orçamento Participativo, Nestor Schwertner (PT), comemorou a entrega do novo trecho da rua Tharcillo Nunes, inaugurado no dia 1º de agosto. A obra foi determinada pela comunidade local na assembleia do Orçamento Participativo (OP) e teve investimento de R$ 750 mil. O trecho foi ampliado em 600 metros de extensão, da rua Brusque até a avenida São Borja, ligando as regiões Leste e Sul.
Ao lado do atual secretário do OP, José Carlos Pereira, Nestor Schwertner, cumprimentou os moradores, que tiveram uma reivindicação de 25 anos, finalmente atendida. Na ocasião, o prefeito Ary Vanazzi reafirmou o compromisso do governo municipal em proporcionar mais qualidade de vida à população. A beneficiada Angelita Stoffel, conselheira do OP na região Sudeste, agradeceu o esforço de Nestor Schwertner em implantar esse processo democrático em São Leopoldo, que trouxe grandes conquistas para a comunidade.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Vereadores debatem estatuto e regimento interno do Comitê Legislativo do Pró-Sinos

No dia 29 de julho, uma comissão de vereadores de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Canoas, Campo Bom e Nova Santa Rita esteve reunida na câmara hamburguense. Os parlamentares encaminharam uma proposta para a criação do estatuto e regimento interno do Comitê Intermunicipal Legislativo de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos. Conforme o presidente do grupo, vereador leopoldense Nestor Schwertner (PT), a idéia é integrar os 32 municípios que compõem a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos, fiscalizando e propondo ações para o Consórcio Pró-Sinos. Além dos três projetos (Educação Ambiental, Tratamento de Resíduos Sólidos e Estudo de Bacia), o Comitê também apresentará outras propostas para recuperação e preservação ambiental. O grupo é formado por vereadores de 32 municípios. A próxima reunião será no dia 19 de agosto, em Estância Velha, quando haverá aprovação da proposta de estatuto e regimento interno.

terça-feira, 28 de julho de 2009


A segunda rodada de plenárias do vereador Nestor Schwertner (PT) e do deputado estadual, Ronaldo Zulke (PT) mobilizou a comunidade da região Oeste, no dia 27 de julho. O encontro ocorreu no Grêmio Atlético Tricolor, no bairro Vicentina. As atividades contam com o apoio do vereador Alexandre Schuh (PT) que colabora com a exposição da conjuntura política geral.

Os moradores da região Oeste tiveram a oportunidade de conhecer melhor os mandatos de Nestor Schwertner e Ronaldo Zulke, fazendo questionamentos e sugerindo propostas. Um dos aspectos levantados pela comunidade foi a problemática do crack na região e a importância de políticas de prevenção, combate e de orientação às famílias.

Durante a atividade, as lideranças defenderam o compromisso em defender o projeto da ministra Dilma Rousseff e do ministro Tarso Genro, para a presidência da república e para o governo do Estado, respectivamente. A reunião também registrou informes a respeito da política neoliberal do governo Yeda Crusius e a série de irregularidades que merecem uma CPI.
A próxima plenária ocorre na segunda-feira (3/8), às 19h, no bairro Campina. Confira agenda ao lado!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Nestor Schwertner prestigia o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha


Uma comitiva formada pelo ministro da Justiça, Tarso Genro; os vereadores Nestor Schwertner e Alexandre Schuh (PT); o deputado estadual Ronaldo Zulke (PT) e o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi prestigiou o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. A atividade ocorreu no Espaço Pensamento da São Leopoldo Fest, no último sábado, 25 de julho, quando também se comemorou o Dia do Colono e os 185 anos da imigração alemã no Brasil.
O 25 de julho marca o 1º Encontro de Mulheres Negras Latino- Americanas Caribenhas, ocorrido em Santo Domingo (República Dominicana), em 1992. A iniciativa reuniu mulheres negras de mais de 70 países, tornando-se um marco de luta e de resistência para as mulheres negras.
Promovido pela Diretoria Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, o evento de São Leopoldo proporcionou um debate inter-racial sobre religiosidade, educação, saúde, qualificação profissional e maior participação das mulheres negras nos espaços de poder.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Plenária dos mandatos de Nestor Schwertner e Ronaldo Zulke mobiliza comunidade da Zona Norte



O vereador Nestor Schwertner (PT) e o deputado estadual, Ronaldo Zulke (PT), promoveram a primeira rodada de plenárias nas oito regiões do Orçamento Participativo, no dia 20 de julho. As atividades contam com o apoio do vereador Alexandre Schuh (PT) que colabora com a exposição da conjuntura política geral.
A plenária teve grande participação da comunidade local, que lotou a sede do Associação Jardim Viaduto. O público interagiu com os parlamentares, fazendo questionamentos e manifestações. Durante a atividade, as lideranças defenderam o compromisso em defender o projeto da ministra Dilma Rousseff e do ministro Tarso Genro, para a presidência da república e para o governo do Estado, respectivamente. A reunião também registrou informes a respeito da política neoliberal do governo Yeda Crusius e a série de irregularidades que merecem uma CPI.
A próxima plenária ocorre na segunda-feira (27/7), às 19h, na Vicentina. Confira agenda ao lado!

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Comitê Intermunicipal Legislativo do Pró-Sinos conhece estudo de bacia do Rio dos Sinos


Vereadores dos 32 municípios, que compõem a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos, acompanharam a apresentação do estudo de bacia, durante atividade no Pensamento da São Leopoldo Fest, no dia 22 de julho. Os parlamentares integram o Comitê Intermunicipal Legislativo de Acompanhamento das Ações do Consórcio Pró-Sinos, presidido pelo vereador leopoldense, Nestor Schwertner (PT).

Na abertura, o presidente ressaltou a importância do Comitê Legislativo, formado em 2007, para colaborar com o trabalho do Consórcio Pró-Sinos, que visa a recuperação da bacia do Sinos. “Articulamos as câmaras de vereadores para avançar nas relações com a comunidade, identificando os problemas de cada município em relação ao tratamento de água, esgoto e recuperação ambiental. Queremos contribuir com um estudo amplo sobre a realidade da bacia, construindo ações conjuntas entre os 32 municípios”, declarou Nestor Schwertner.

O diagnóstico foi apresentado pela coordenadora do Sistema Ambiental da Unisinos e vice-presidente do Comitesinos, Luciana Paulo Gomes. De acordo com a pesquisadora, o plano de bacia está na etapa inicial, que consiste no levantamento da atual situação do rio. Na explanação, ela apontou problemas ambientais como a ocupação irregular do leito do rio e questões da mata ciliar. Alertou ainda a necessidade de recuperação do rio para que não ocorra a falta de água futuramente. O planejamento exposto pela Unisinos cumpre cinco etapas que envolvem a criação de um grupo gestor, a mobilização social, o diagnóstico da bacia, o prognóstico com cenários futuros e, finalmente, o plano de bacia para o Sinos. O gerenciamento conta com a atuação do Comitesinos, ONGs e financiamento dos governos federal e estadual.

Luciana Gomes explicou que após a conclusão do diagnóstico serão apresentadas alternativas para solucionar os impactos ambientais da bacia do Sinos. Propostas como a recuperação ambiental dos arroios, tratamento de água e esgoto e ações de saneamento básico estão entre as prioridades dos municípios. “Precisamos do apoio institucional e político para que os recursos sejam liberados e o cronograma físico-financeiro seja cumprido”, salientou. “A identificação de parceiros e fontes de informação para o plano deve ser reconhecida por todos os segmentos da bacia”, reforçou.

Questionada sobre a construção de quatro barragens na bacia do Sinos, a pesquisadora alegou que as empresas foram contratadas para fazer um estudo. “O Comitesinos não fez nenhuma contratação”, afirmou.

O presidente do Comitê Legislativo, Nestor Schwertner, avaliou que o diagnóstico apresentado constitui um plano de orientação e avaliação do gerenciamento de bacia. “Necessitamos urgentemente estabelecer o controle pelo uso da água do Rio dos Sinos. Conhecemos a experiência do Comitê Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), que foi o primeiro a ter uma agência de bacia no Brasil. Em São Paulo, a cobrança pelo consumo é de R$ 1,00 por habitante”, enfatizou.

O diretor Pró-Sinos, Júlio Quadros, citou os três projetos desenvolvidos pelo consórcio: Educação Ambiental, Tratamento de Resíduos Sólidos e Plano de Bacia. Informou que o Pró-Sinos está em tratativas com o Ministério das Cidades para a execução de um plano de água e esgoto para a região do Vale do Rio do Sinos.

No final do evento, os vereadores aprovaram a logomarca do Comitê Legislativo do Pró-Sinos. A próxima reunião ocorre no dia 19 de agosto, em Estância Velha.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Sessão solene homenageia os 40 anos do Colégio Concórdia


Reconhecida como uma instituição de ensino exemplar, o Colégio Luterano Concórdia recebeu homenagem da Câmara de Vereadores de São Leopoldo, no dia 13 de julho. Por iniciativa do vereador Nestor Schwertner (PT), a solenidade saudou os 40 anos da escola, comovendo pais, alunos, professores e a comunidade presente. O ato reuniu integrantes da instituição: o diretor Martim Heimann; o reverendo Fernando Garske; do 1º reitor do Instituto Concórdia, Arno Carlos Gueths; o professor Marcelo Gotz; e o 1º vice-presidente da Igreja Luterana do Brasil, Arnildo Schneider. Participaram ainda o representante da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Andrigo de Souza, e os vereadores leopoldenses Dolores Pessoa (PT) e Daniel Daudt Schaefer (PMDB).

O proponente Nestor Schwertner relembrou a história do Concórdia fundado em 1959, nos Estados Unidos. “A instituição caracterizou-se pela sua formação cristã e luterana. Essa homenagem é merecida pelos 40 anos de serviços prestados à comunidade. Tenho uma visão religiosa mais cultural, pois considero que esse fator contribui para a construção de um futuro melhor. Destacamos o Concórdia pela sua capacidade de promover a integração da sociedade”, manifestou.

O reverendo Fernando Garske começou seu discurso, fazendo uma reflexão ao público. “O amor verdadeiro é aquele que se manifesta em ações. Isso acontece em nossa escola”, destacou. Ele exibiu um vídeo com ações da instituição e chamou um coral de crianças que fez uma apresentação para o público, animada por violão e bateria. “Das instituições de ensino da rede, o Colégio Concórdia é o que mais preserva as tradições”, salientou Fernando.

Uma ex-aluna da escola, Júlia Maia, emocionou-se ao falar sobre a qualidade do ensino e o ambiente familiar e religioso que o Concórdia oferece para a comunidade escolar. O diretor Martim Heimann homenageou com flores a equipe diretiva da instituição, seus pais, alunos e professores. “Tenho orgulho de ser diretor de uma escola que amo de paixão”, revelou. Já o vereador Nestor Schwertner fez uma homenagem ao diretor Martim Heimann; ao 1º vice-presidente da Igreja Luterana do Brasil, Arnildo Schneider; e a um amigo de seu bairro (São João Batista) que também é luterano.

Jornalista americano entrega de filme com experiências do OP no mundo


A experiência do Orçamento Participativo em São Leopoldo motivou o jornalista americano Michael Fox a produzir um documentário reunindo a experiência de democratização da comunidade em dez países, do Canadá ao Uruguai. O filme foi entregue ao prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, na manhã de hoje (9/7), e contou com a presença do ex-secretário do OP, vereador Nestor Schwertner (PT) e representantes da Secretaria.

O trabalho começou baseado na trajetória do OP em São Leopoldo e Porto Alegre, seguindo pelo mundo. Segundo Michael Fox e Sílvia Leindecker, produtores e diretores do documentário, o trabalho proporciona a integração e a troca de informações entre os países latino-americanos.

Na avaliação de Nestor Schwertner, idealizador do OP na cidade leopoldense, o documentário é uma forma eficiente para divulgar os impactos do Orçamento Participativo. “O filme conseguiu captar as experiências do OP, partindo de nossa cidade, avaliando a atuação democrática da comunidade. O Orçamento Participativo é instrumento importante para o exercício da cidadania e da democracia. Somos um modelo de participação popular que está sendo seguido por outros países”, destacou.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Nestor Schwertner (PT) entrega computadores para projeto da Brigada Militar no Morro do Paula


Na tarde de hoje (8/7), o vereador Nestor Schwertner (PT) entregou ao comando da 3ª Companhia da Brigada Militar (25ºBPM), dez computadores Pentium 4 para o Programa de Inclusão Digital da corporação. As máquinas serão utilizadas por jovens do Morro do Paula, que terão um semestre de curso de conhecimentos básicos em informática.
A iniciativa faz parte da Brigada Cidadã. O material foi cedido pelo Tribunal de Justiça do Estado, por intermédio de Nestor Schwertner. A entrega foi feita ao comandante da 3ª Companhia da BM, Rafael Assis Brasil Ramos Aro, que é responsável pelo Morro do Paula. Também participaram da atividade a presidenta da Câmara Municipal, Ana Affonso (PT); e os vereadores petistas Alexandre Schuh, Dolores Pessoa; o vereador Brasil Oliveira (PSB); o soldado da BM João Vargas Neto e representantes da direção da Câmara e do setor de informática da Casa.
Nestor Schwertner comemorou a iniciativa da BM no Morro do Paula. “Lá em cima, a Brigada é vista pela comunidade apenas como repressiva. A informatização dos jovens é uma forma de aproximar as pessoas da BM e desmistificar essa imagem. Esse projeto, além de promover a integração, vai qualificar a juventude com conhecimentos em informática, pois a maioria não tem acesso”, salientou.
O comandante da BM agradeceu a colaboração do vereador e explicou como vai funcionar o projeto. “Pretendemos oferecer o curso de seis meses e tentar fornecer um diploma para os alunos. É uma satisfação concretizar esse objetivo,” celebrou. “Tivemos a idéia de criar esse projeto quando um de nossos soldados visitou a casa de um jovem no Morro do Paula e viu o brilho nos olhos do menino, que ganhou um computador velho dos patrões de seus pais”, relembrou. “Agora poderemos oferecer esse momento para outros jovens”, concluiu. A sala de informática vai funcionar no posto da BM no Morro do Paula.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Nestor Schwertner e Olívio Dutra falam sobre OP no Fórum de Delegados em Bento Gonçalves


Precursores do Orçamento Participativo em São Leopoldo e Porto Alegre, Nestor Schwertner e Olívio Dutra comentaram a metodologia adotada nas respectivas cidades, durante o 1º Fórum de Delegados do OP, em Bento Gonçalves, dia 4 de julho. Implementado pela primeira vez na cidade serrana, o OP reuniu mais de 270 delegados e suplentes eleitos pelas comunidades nas assembléias. Na ocasião, foi apresentado o mapa com a divisão do município em seis regiões, sendo cinco nos bairros e centro e uma abrangendo todos os distritos. O próximo passo é realizar as assembléias em cada região através dos delegados, que irão eleger os conselheiros das regiões.
De acordo com Nestor Schwertner (PT), a metodologia adota por Bento Gonçalves é semelhante a de São Leopoldo, seguindo o modelo desenvolvido no município. O vereador leopoldense foi idealizador do OP, quando foi secretário municipal no governo de Ary Vanazzi. “Trata-se de uma ferramenta importante para organização democrática e popular. No OP, a comunidade debate, participa e decide onde investir o dinheiro público. De forma transparente, a população elege prioridades e obras a serem realizadas em suas regiões”, destacou.
A experiência do OP em São Leopoldo tornou-se referência no Vale do Sinos e no mundo. O processo adotado despertou o interesse de delegações do Canadá, Chile, China, Nigéria, Paraguai, Uruguai e Venezuela, que estiveram na cidade para conhecer o OP. Com a vitória da Frente Popular em diversas cidades do Estado, Nestor Schwertner tem apresentado o OP em diversas cidades como Canoas, Sapucaia, Bento Gonçalves, Novo Hamburgo, entre outras. Schwertner ocupou a mesa ao lado de Olívio Dutra e do prefeito de Bento Gonçalves, Roberto Lunelli. Quando foi prefeito da capital, Olívio foi pioneiro na implantação do Orçamento Participativo. “O OP garante a participação popular como exercício da cidadania e instrumento da democracia”, reforçou o ex-prefeito de Porto Alegre.

sábado, 4 de julho de 2009

Nestor Schwertner faz roteiro pelo interior

Neste sábado (4/7), o vereador Nestor Schwertner (PT) participa do 1º Fórum dos Delegados do Orçamento Participativo, em Bento Gonçalves. O vereador fundou o OP em São Leopoldo, quando foi secretário municipal, de 2005 a 2007. Hoje, o OP leopoldense é referência no Vale do Sinos e no mundo. De acordo com Nestor Schwertner, o Orçamento Participativo é um instrumento eficiente de participação popular. "Garante que a comunidade organizada possa decidir onde serão aplicados os recursos públicos para melhorias nas suas regiões", salientou. "Foi uma das conquistas do governo Vanazzi em prol da qualidade de vida da população, pois proporcionou a concretização de obras relevantes para a cidade, como o Parque Imperatriz, por exemplo."
No domingo (5/7), Nestor Schwertner estará numa atividade com sindicalistas em Vacaria. Na pauta com o movimento sindical, o vereador trabalha as perspectivas para 2010.

terça-feira, 30 de junho de 2009

Nestor Schwertner promove sessão solene em homenagem aos 40 anos do Colégio Concórdia


No dia 13 de julho, às 19h, o vereador Nestor Schwertner (PT), realiza sessão solene em homenagem aos 40 anos do Colégio Luterano Concórdia de São Leopoldo, no plenário da Câmara Municipal. A instituição surgiu em 1959, quando a Igreja Evangélica Luterana do Brasil resolveu construir uma unidade para o Pré-Seminário, que oferecia cursos de Ginásio e Colegial preparatórios para a faculdade de Teologia (formação de pastores para a igreja).
Em 1966, foi lançada a pedra fundamental, início da construção e, em 1969, foi sua inauguração. No ano de 1980, com a implantação do Magistério e uma Escola de Aplicação, o Concórdia tornou-se uma escola aberta a todos.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Nestor Schwertner participa de Encontro Municipal do PT


O vereador Nestor Schwertnwer participou do Encontro Municipal do PT de São Leopoldo, realizado no último sábado (20/6), no colégio São Luís. De acordo com ele, a atividade qualificou o debate dentro do partido, pois apresentou a defesa de três pré-candidatos petistas ao governo do Estado: Tarso Genro, Ary Vanazzi e Adão Villaverde. No encontro, foram eleitos 64 delegados, sendo 32 apioadores de Vanazzi , 27 de Tarso Genro e 5 de Adão Villaverde. Os delegados participam do Encontro Estadual do PT, que ocorre no segundo final de semana de julho, em Porto Alegre, quando será definido o candidato petista ao governo do Estado. Os vereadores Nestor Schwertner, Alexandre Schuh e o deputado estadual Ronaldo Zulke, da Democracia Socialista (DS), apóiam a candidatura de Tarso Genro.

sexta-feira, 19 de junho de 2009


No dia 18 de junho, moradores do Morro do Paula acompanharam a sessão da Câmara de Vereadores que aprovou melhorias para o abastecimento de água no local. O Morro do Paula é abastecido por poço artesiano, com 394 metros de profundidade. No projeto, o Executivo repassa duas caixas de água de 20 mil litros, duas tampas e 840 metros quadrados de cano galvanizado. O vereador Nestor Schwertner (PT) acompanha a luta histórica dos moradores do Morro do Paula por infraestrutura e qualidade de vida e foi um dos mediadores na questão do abastecimento de água. “O Morro do Paula é uma das áreas ambientais mais bonitas de São Leopoldo. As conquistas são resultado da atuação da comunidade organizada”, destacou. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores. Alexandre Schuh (PT) aproveitou o momento para salientar o carinho e a dedicação que Nestor Schwertner presta aos moradores do Morro do Paula.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Comitê Legislativo do Pró-Sinos conhece situação ambiental do município de Taquara


O Comitê Legislativo de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos esteve reunido na Câmara Municipal de Taquara, na manhã de hoje (10/6). A comitiva de vereadores foi recebida pelo presidente da Casa, Fabiano Tacachi Matte, que relatou a situação ambiental do município. Por iniciativa do presidente do Comitê, o vereador Nestor Schwertner (PT), os parlamentares visitaram o balneário João Martins Nunes, chamado popularmente de Prainha. O local rodeado por taquaras originou o nome da cidade, batizado pelos primeiros colonizadores. Na Prainha, ocorre a confluência entre os rios dos Sinos e Paranhana. A atividade teve a participação do diretor do Consórcio Pró-Sinos, Júlio Quadros.
A realidade ambiental do município foi esclarecida pelo geólogo da Prefeitura de Taquara, Hélio Pedra. Segundo ele, um dos maiores problemas enfrentados pelos rios é a poluição provocada pela falta de conscientização ecológica. “Para superarmos esse problema e garantirmos o desenvolvimento sustentável temos que considerar o meio ambiente e os aspectos sociais e econômicos”, observou. “Sabemos que a contaminação de óleo e o desperdício de água são freqüentes, mas temos que verificar como isso impacta na economia e na sustentabilidade das pessoas e empresas. Conscientização ambiental e fiscalização seria uma alternativa”, salientou. Questionado sobre a perfuração dos poços para abastecimento de água, Hélio alertou que as empresas responsáveis devem ter habilitação para esse procedimento.
Nestor Schwertner destacou que os vereadores precisam buscar soluções junto ao poder Executivo de suas cidades para solucionar os problemas ambientais e de saneamento básico. Ao final do encontro, Júlio Quadros informou o Comitê sobre o diagnóstico do plano de bacias para o Rio dos Sinos, que está sendo desenvolvido pelo Consórcio. “Teremos subsídios para constituir o primeiro plano de bacias do Estado”, garantiu.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Encontro da pré-candidatura de Tarso Genro reúne mais de 300 apoiadores

No dia 6 de junho, mais de 300 pessoas participaram do encontro de pré-candidatura de Tarso Genro para governo do Estado. A atividade lotou plenário da Câmara de Vereadores de São Leopoldo. Integrantes da Democracia Socialista, Rede, Esquerda Democrática e independentes do Vale dos Sinos marcaram presença no ato. Na ocasião, lideranças políticas do PT manifestaram apoio ao companheiro Tarso Genro. Entre os nomes estavam: os vereadores Nestor Schwertner e Alexandre Schuh; Ronaldo Zulke; Paulo Pimenta; Ronaldo Teixeira; Henrique Fontana; Raul Pont; Estilac Xavier; entre outros. O vereador Nestor Schwertner aproveitou a oportunidade para dialogar com os militantes sobre suas perspectivas para 2010.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Tarso Genro (PT) estará em São Leopoldo neste sábado (6/6)


O pré-candidato ao governo do Estado, atual ministro da Justiça, Tarso Genro (PT), estará São Leopoldo neste sábado, às 15h, na Câmara de Vereadores de São Leopoldo. Ele participa de um encontro com apoiadores para debater as perspectivas para 2010. O vereador Nestor Schwertner (PT) e sua base participam da atividade. Ele integra a Democracia Socialista que apóia Tarso Genro na cidade. Nestor convida a todos para marcarem presença no ato.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Nestor Schwertner promove audiência pública para apresentação do projeto do viaduto da Unisinos


No dia 29 de maio, moradores do bairro São João Batista e vereadores participaram de uma audiência pública para conhecer o projeto do viaduto da Unisinos. A atividade foi proposta por Nestor Schwertner (PT), apoiador da população que há mais de 30 anos reivindica acesso seguro aos pedestres. A comunidade lotou a Sociedade Recreativa Bangu para esclarecer dúvidas sobre o projeto. Estiveram presentes: o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit/RS), Vladimir Casa; o chefe de Divisão Dnit de São Leopoldo, Carlos Pitta Pinheiro; a empresa responsável pela obra, Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente/SA; a Prefeitura de São Leopoldo; e o presidente do Comitê de Acompanhamento de Obras Viárias de Infraestrutura da BR 116 e região metropolitana, deputado Ronaldo Zulke (PT); Associação dos Moradores e representantes de estabelecimentos próximos ao local onde sairá o viaduto. O superintendente do Dnit, Vladmir Casa, informou que as obras orçadas em R$ 32, 2 milhões estão em processo de licitação. Ele explicou que se não houver complicações, a empresa vencedora da licitação será anunciada no final de junho. Casa afirmou que a obra irá mudar a vida das pessoas de forma positiva. “Vai eliminar as duas sinaleiras. É um ponto de risco para o trânsito e para as pessoas”, ressaltou. O deputado estadual Ronaldo Zulke esclareceu como funciona o Comitê de Acompanhamento das Obras o qual faz parte. “Criamos esse Comitê, organizando uma comissão política e social para acompanhar o andamento das obras de infraestrutura viária da região metropolitana e seus impactos para a comunidade. As obras causam transtornos, mas são necessárias para desafogar o trânsito e garantir mais segurança para a população”, declarou. Para o presidente da Associação de Moradores do bairro São João Batista, Rogério Mittmann, o viaduto é uma reivindicação antiga da comunidade e vai favorecer a todos, pois a travessia da estrada é muito difícil. O vereador Nestor Schwertner avaliou positivamente a audiência pública. “Vamos continuar auxiliando a comunidade nessa luta, pois perdemos várias pessoas na BR 116 devido a falta de acesso aos pedestres. Como morador do bairro São João Batista vou acompanhar as obras que vão garantir mais segurança para as pessoas e desenvolvimento local”, completou.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Audiência pública debate projeto para construção do viaduto da Unisinos nesta sexta (29/5)


Por iniciativa do vereador Nestor Schwertner (PT), a Câmara Municipal de São Leopoldo promove audiência pública para debater o projeto de construção do viaduto da Unisinos. A atividade ocorre nesta sexta-feira (29/5), às 19h30min, na Sociedade Recreativa Bangu (Rua Carioca, 345, bairro São João Batista).
Além dos moradores, estarão presentes: a empresa responsável pela obra, Bourscheid Engenharia; os representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT/RS), Vlademir Casa e do Dnit (DNIT/SL), Carlos Pitta Pinheiro; Prefeitura de São Leopoldo; e o representante do Comitê de Acompanhamento de Obras Viárias de Infraestrutura da BR 116 e região metropolitana, deputado Ronaldo Zulke (PT). O objetivo da audiência é esclarecer as dúvidas dos moradores sobre o projeto para o viaduto da BR 116 e seus impactos para a comunidade.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Personalidades políticas prestigiam o aniversário de Nestor Schwertner (PT)

O aniversário do vereador Nestor Schwertner (PT) reuniu nomes expressivos da política regional, no Birgornão, no último domingo, 17 de maio. Após o almoço, o palco foi reservado para manifestações em homenagem ao vereador, que tem uma trajetória política iniciada na luta do movimento sindical. Estiveram presentes: o deputado estadual, Ronaldo Zulke (PT); os prefeitos de São Leopoldo, Ary Vanazzi; e de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann; a presidente do CPERS/Sindicato, Rejane de Oliveira; os vereadores, Henrique Prieto (PP) de São Leopoldo, Aloísio Bamberg (PSDB) de Canoas e Rubem Leo (PT) de Sapucaia.
Nestor Schwertner destacou a criação da CUT e do PT, entidades construídas a partir da organização dos trabalhadores pelos seus direitos e melhores condições de vida. “Nossa tarefa é construir uma história que respeite as mulheres, os negros e os movimentos sindicais e sociais”, reforçou.